Traduzir

Rádio Graciosa


18 janeiro 2019

Resumo Semanal de 14 a 18 Janeiro de 2018


I Festival do Alho da Graciosa será a 1 e 2 de Fevereiro

A Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo - Associação Empresarial das Ilhas Terceira, São Jorge e Graciosa - juntamente com o Núcleo Empresarial da Ilha da Graciosa promove o Festival do Alho, que decorre na Ilha Graciosa nos dias 1 e 2 de Fevereiro.
A iniciativa, desenvolvida em parceira com a vice-presidência do Governo Regional, através da SDEA, no âmbito das ações de Capacitação das Empresas Regionais, visa incentivar a produção de alho na ilha Graciosa, contribuir para a promoção da sua utilização e venda, a nível local, regional e nacional, assim como estimular a utilização e consumo de produtos regionais.
É objetivo da organização criar várias dinâmicas capazes de envolver diretamente as empresas e população da ilha Graciosa.
Conferências, showcooking, workshops, atividades escolares, menus especiais na restauração, visitas guiadas e venda de produtos regionais são alguns exemplos de atividades previstas naquele âmbito.





Dormidas subiram 3,5% entre Janeiro e Novembro de 2018

Em termos de variações homólogas acumuladas, de Janeiro a Novembro, todas as ilhas apresentaram variações homólogas positivas, destacando-se as ilhas do Pico, de São Jorge e da Terceira, com variações respetivamente de, 25,2%, 13,3% e 10,0%.
Segundo dados do Serviço Regional de Estatística, De Janeiro a Novembro de 2018, no conjunto dos estabelecimentos hoteleiros (hotéis, hotéis-apartamentos, apartamentos turísticos e pousadas), do turismo no espaço rural e do alojamento local da Graciosa, foram registadas 16.681 dormidas, um aumento de 3,5% em relação a 2017.
Analisando somente o mês de Novembro, foram registadas 1.054 dormidas, mais 21,7%, do no mesmo mês de 2017.
Nos primeiros 11 meses de 2018, os proveitos totais na Graciosa foram de 556. 702 euros, dos quais 509.485 euros de proveitos por aposento e 47.217 euros de proveitos na restauração.





Obra do Jardim Tomás Picanço já arrancou

A obra de construção do Jardim Tomás Picanço, no centro da Freguesia de Guadalupe, arrancou no final de 2018.
Trata-se de um projeto no valor de 74 mil euros, que foi adjudicado à empresa Graciosense Xico Construções.
A obra que deverá estar concluída a 31 de Maio, consta de coreto, sanitários, camarins e jardim, com objetivo de dinamizar o centro da freguesia, conforme nos disse Marco Nuno Silva, autarca de Guadalupe.
O nome do jardim, pretende homenagear Tomás Cunha Picanço, por tudo o que fez pela freguesia de Guadalupe.
Este projeto foi candidatado ao ProRural +, através da Grater e terá uma comparticipação a 100%, para além de ter sido um dos melhores projetos apresentados entre as ilhas Graciosa e Terceira.





Invasão de adeptos ao complexo do Marítimo, clube apresenta queixa

Após o derbie entre Marítimo e Guadalupe, o clima de tensão e desacatos entre adeptos, jogadores e dirigentes prosseguiram pela noite dentro no centro da vila de Santa Cruz da Graciosa. Os eventos terão culminado numa “invasão” ao complexo de apartamentos do Marítimo, onde houve confrontos físicos.
Tiago Correia, presidente do Sport Club Marítimo afirma que se trata de um grupo de cerca de 20 pessoas, contra as quais o clube de Santa Cruz vai apresentar queixa junto da PSP.
Esta foi a segunda vez que uma situação de violência entre as duas equipas aconteceu, no decorrer desta época, conforme nos confirmou Tiago Correia.
O dirigente do Marítimo afirma que, o que se passa em campo não pode ser extravasado para fora do jogo e não compreende como é que uma rivalidade que se quer saudável, atingiu estas proporções, o que só envergonha a Graciosa e o seu futebol.




Sporting Club de Guadalupe garante que nada do que se passou na noite de Domingo foi premeditado

Daniel Silva, Presidente do Sporting Clube de Guadalupe, afirma que um jogador do Marítimo, agrediu o treinador de Guadalupe e fugiu, sem haver qualquer reação física por parte do treinador, que o seguiu para conversar, tendo-o acompanhado “um grupo de pessoas”, conforme nos confirmou o presidente do Sporting Clube de Guadalupe.
Daniel Silva lamentou que tenham entrado no complexo maritimista, “que jamais deveria ter sido desrespeitado”, mas esclarece que não entraram dentro dos apartamentos, nem agrediram nenhuma mulher propositadamente.
Daniel Silva afirma que o que se passou, em nada tem a haver com o jogo em si, mas sim com uma falta de respeito de um atleta, que até nem jogou, para com o treinador da equipa de Guadalupe.
O presidente do Guadalupe afirma que nada do que se passou na noite de Domingo foi premeditado, nem instigado pelo clube e diz que estão tranquilos, pois sabem o que realmente se passou.





Obra de requalificação do Centro Histórico de Santa Cruz já começou

Segundo nota da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, “neste momento, estão a ser desenvolvidos trabalhos de requalificação de calçada junto ao Largo de Santo António, a que se seguirão intervenções da mesma natureza no Largo Conde de Simas, Largo Vasco da Gama, Largo Francisco Paula Bettencourt Barcelos, Rua da Flores, Rua Jacinto Cândido, Rua Serpa Pinto e Rua D. João IV, onde se procederá à reconstrução de vias e passeios calcetados, que, em alguns casos, serão também alargados. Nas referidas vias, serão ainda construídas algumas passadeiras.”
Desta intervenção destaca-se, “a requalificação profunda que será levada a efeito no Largo Francisco Paula Bettencourt Barcelos, na sequência da remoção do posto de combustível, bem como a implantação de uma rotunda no Largo Vasco da Gama”.
Esta empreitada contempla ainda “a requalificação dos pauis e do espaço envolvente, através da substituição do sistema de telas impermeabilizantes e a instalação de um sistema de recirculação e controlo da qualidade da água.” A intervenção no jardim circundante incluirá a complementação do “jardim de dragoeiros” existente com espécies florais, a implementação de um sistema de rega e ainda a remodelação total da iluminação funcional e decorativa.
Segundo a Câmara Municipal estima-se que a duração da obra seja de um ano.




Poder socialista alimenta-se da pobreza açoriana para cobrar votos, acusa João Costa

No plenário de Janeiro, do parlamento açoriano, durante um debate sobre pobreza e exclusão social, o deputado eleito pela Graciosa avançou que, “para os socialistas dos Açores, essa pobreza nunca será um verdadeiro problema, pois para se manterem no poder a sua prevalência é a única solução”, aludindo “à troca de favores eleitorais, que são uma verdade indesmentível. Como o são os 22 anos de governação, em que os vários executivos do PS não foram capazes de melhorar as condições de vida e as tendências sociais” no arquipélago.
João Bruto da Costa apontou os sucessivos estudos do INE, “que colocam sempre os Açores governados por socialistas como a região com maior incidência de pobres de todas as regiões de Portugal, e que dizem tudo: 31,5% da nossa população vive em risco de pobreza”, citou.




Colóquios da Lusofonia regressam à Graciosa em Outubro

O encontro de autores açorianos vai realizar-se de 2 a 6 de Outubro e conta com os convidados de honra D. Ximenes Belo e José Ramos Horta.
 O autor homenageado de 2019 será Eduíno de Jesus e são ainda convidados os escritores Teolinda Gersão e Joel Neto, o cientista Félix Rodrigues e uma Companhia de Teatro de Porto Alegre, Brasil.
Recorde-se que está será a segunda vez que a Graciosa acolhe este evento, tendo sido a primeira em Setembro de 2015.




“Arquitectura da Água Graciosense” em destaque no Museu da Graciosa

Trata-se de uma exposição documental e fotográfica que apresenta, através de textos, fotografias e objetos, alguns dos recursos naturais e sistemas de captação e armazenamento de água utilizados ao longo dos anos na Graciosa.
As fotografias que integram esta exposição resultam do levantamento fotográfico realizado nesta ilha, em Julho, por Pedro Inácio, historiador, museólogo e fotógrafo do Museu da Água, que, em colaboração com o Museu da Graciosa, desenvolveu este trabalho.
O texto é da autoria de Jorge Cunha, Diretor do Museu da Graciosa, e a composição gráfica de Edite Ávila.





Vítor Mendes reeleito como Presidente do Conselho Ilha Graciosa

Por unanimidade, Vítor Mendes foi reconduzido no cargo de presidente daquele órgão ao longo de 2019, bem como a restante mesa. Assim, continua como vice-presidente Marco Nuno Silva, 1º Secretário Carlos Brum e como 2º Secretário Euclides Carquejo.
Vítor Mendes, Presidente do Conselho de Ilha Graciosa afirma que continuarão a defender os interesses da Graciosa, de forma concreta, mas sempre incisivos.
As propostas do Conselho de Ilha tem tido uma boa receptividade, embora nunca sejam acatadas a 100%.
Em termos dos problemas da Graciosa que foram debatidos no encontro, foi já delineado o tema transportes como um dos mais importantes a tratar ao longo de 2019, assunto a ser aprofundado no próximo encontro.




“Oficinas da Parentalidade” arrancam brevemente na Graciosa

A Secretária Regional da Solidariedade Social afirmou que o projeto-piloto das 'Oficinas da Parentalidade' terá início na ilha Graciosa durante este trimestre, como forma de ajudar os pais na educação e disciplina transmitida aos filhos nas áreas que consideram mais sensíveis.
O objetivo é que esta ação resulte, para as famílias, num contributo para o fortalecimento dos laços comunitários, o exercício dos seus direitos e deveres, a participação social e a prevenção de riscos, entre outras áreas, promovendo uma parentalidade responsável, como forma de assegurar a todas as crianças e jovens, desde o início de vida, um processo de desenvolvimento integral e inclusivo, a primeira prioridade da Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social.





Assembleia Legislativa aprovou voto de congratulação pelos 25 anos da Associação Cultural, Desportiva e Recreativa da Graciosa

A Associação Cultural, Desportiva e Recreativa da Graciosa, com sede na freguesia da Luz, foi fundada a 4 de novembro de 1993, tendo como  principais objetivos a promoção e colaboração em projetos de ordem sociocultural, a realização de cursos, conferências e exposições, o fomento e desenvolvimento da prática desportiva de diversas modalidades, a defesa do património natural edificado, a prevenção das dependências e a participação cívica dos jovens graciosenses através de atividades culturais, recreativas e intercâmbios.




Câmara Municipal apoia I Festival do Alho da Graciosa

Na ordem de trabalhos destacou-se a aprovação de apoio do Município ao I Festival do Alho da Graciosa, a decorrer a 1 e 2 de Fevereiro. A autarquia irá colaborar com a cedência do Centro Cultural, transporte terrestre aos participantes, bem como uma visita guiada à ilha e uma refeição. O vereador António Reis do PSD, considerou que dada a importância do evento, era importante garantir a sua continuidade, através de medidas de apoio e organização aos produtores de alho. O presidente Manuel Avelar Santos concordou e disse achar também importante, a prestação de apoio técnico aos produtores.
Também por unanimidade, o executivo aprovou a realização de hasta pública de duas viaturas pertença do município e a aquisição de um equipamento para a selecção de futebol da Graciosa de sub 12, no valor de 1.200 euros. O equipamento nas cores branco e preto terá o logótipo do município e inscrição “Ilha Graciosa”.
No que respeita aos subsídios às colectividades, foi aprovado por maioria, um subsídio de 1.060 euros ao Agrupamento de Escuteiros de Guadalupe.





Campanha de levantamento e identificação da população asinina “Burro da Graciosa” decorre em Fevereiro

A identificação dos burros, através de microchip e análise de sangue, é gratuita bastando para tal os criadores e proprietários dos animais enviarem os seus dados, designadamente, nome, morada, contactos e n.º de animais, para o email burrodagraciosa@gmail.com[1] ou ligar para o n.º 916056431.
A identificação e marcação dos referidos animais é importante para o reconhecimento, preservação e valorização desta raça autóctone graciosense, cada vez mais procurada por pessoas de todo o País.





5 Jovens Graciosenses apurados à Fase Regional do Corta Mato Escolar

No passado dia 9 de Janeiro, decorreu a Fase de Ilha do Corta Mato Escolar, prova de que resultou o apuramento de 5 atletas à fase regional.
Assim a Graciosa será representada no escalão de iniciados por Priscila Melo, Gil Pacheco e Wilson Bettencourt. Nos juvenis, Teresa Ávila e João Mendonça serão os que vão participar na prova regional.



Twitter Facebook Favorites More