Traduzir

Rádio Graciosa


02 novembro 2018

Resumo Semanal de 29 de Outubro a 2 de Novembro

Câmara Municipal iniciou segunda fase da desratização

Em reunião camarária, a vereadora do PSD, Cláudia Cunha, perguntou quando começaria a segunda fase da desratização e que seria usado o mesmo veneno. Conceição Cordeiro, vice-presidente, da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, disse que a autarquia já tem o produto, devendo a campanha começar esta segunda-feira.
A vice-presidente disse também que, o isco a distribuir desta vez será diferente, pois será umas pastilhas, que são consideradas mais eficazes.
Conceição Cordeiro garantiu ainda que, durante a interrupção letiva para o Natal, será feita uma desratização nas escolas da ilha.
O município adquiriu 3 toneladas de raticida, que custou cerca de 12 mil euros.




Graciosa Community Centre de Toronto juntou emigrantes em noite dedicada à Graciosa

O Graciosa Community Centre em Toronto juntou algumas centenas de emigrantes, no fim-de-semana, para uma noite dedicada à Graciosa.
Foi uma grande noite para esta instituição, que abriu portas para a celebrar as memórias da ilha que dá o nome ao clube.
Boa comida e boa música de baile marcaram a noite, em que o conjunto graciosense “Kontrabanda”, realizou a sua segunda atuação junto de emigrantes graciosenses, no espaço de uma semana.
O Graciosa Community Centre, localizado em Toronto é uma das instituições de emigrantes açorianos, mais ativas da diáspora, com a realização de vários eventos e iniciativas.
Esta associação fundada no ano de 1980, tem como sócio número 1 Adelvino Ivo, que foi também o primeiro presidente do clube.



Câmara Municipal aprovou apoios à natalidade e às festas de Natal das escolas

O executivo camarário de Santa Cruz da Graciosa aprovou algumas candidaturas de apoios à natalidade, bem como a participação do município no bazar diplomático. A câmara contribuirá para este evento com doçaria e artesanato graciosenses, pois trata-se de uma iniciativa que tem como objetivo o apoio a instituições para trabalham com idosos, sendo que no ano passado, a Santa Casa de Santa Cruz, foi sido contemplada, com cerca de 8 mil euros.
Por unanimidade, foi ainda aprovado o apoio a atribuir às escolas da ilha para as suas festas de Natal. Este apoio será de 5 euros por cada criança matriculada.
O executivo camarário aprovou ainda a realização de hasta pública da esplanada, do lado sul na Praça Fontes Pereira de Melo, que se realiza já amanhã, Quarta-feira.




Burro Anão da Graciosa acolhido pela Câmara Municipal de Lisboa

Um burro da Ilha Graciosa vai ser doado pela Guarda Nacional Republicana (GNR) à Câmara Municipal de Lisboa, e vai ficar permanentemente na Quinta Pedagógica dos Olivais (QPO), onde já residia desde setembro de 2017.
De acordo com o diploma aprovado, a GNR reconhece "a atividade da Quinta Pedagógica de Lisboa (Olivais) enquanto entidade diretamente associada à proteção da natureza e do ambiente e que promove ações pedagógicas de proteção animal", e, por essa razão, contactou a quinta com a "intenção de lhe doar" o burro Jagóz.
O burro de 20 anos chegou ao continente em 08 de fevereiro de 2000, "através da Sociedade Protetora dos Animais e foi doado por essa instituição em 10 de junho de 2004 à Guarda Nacional Republicana".




João Santos foi eleito presidente da Filarmónica União Popular Luzense

Apenas uma lista foi apresentada a sufrágio, elegendo João Santos, para desempenhar o cargo de presidente da instituição, no mandato de um ano.
João Santos, que não é a primeira vez que assume a direção desta instituição, sucede a Patrícia Teixeira.





Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2019 no valor de 6 milhões, 62 mil e 724 euros foi aprovado por maioria

O executivo camarário de Santa Cruz da Graciosa reuniu na Segunda-feira, num encontro de caráter extraordinário.
Do encontro destacou-se a aprovação, por maioria, com abstenção dos vereadores do PSD, do Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2019.
O documento, apresenta tanto na receita como na despesa um total de 6 milhões, 62 mil e 724 euros, sendo que a receita corrente é de 3 milhões, 707 mil e 912 euros, a despesa corrente de 3 milhões, 209 mil e 405 euros, a receita de capital de 2 milhões, 354 mil e 812 euros e a despesa de capital de 2 milhões, 770 mil e 319 euros.
Os vereadores do PSD, emitiram uma declaração de voto, em que explicam a abstenção, porque, em relação ao orçamento anterior, que votaram favoravelmente, existem obras que ainda não se encontram concluídas, ou que ainda nem foram iniciadas, que são fundamentais para a ilha. Cláudia Cunha e Adolfo Vasconcelos deram como exemplo a reabilitação do Centro de Santa Cruz e o Parque Empresarial, obras que são repetidas neste plano e que sem elas o concelho não consegue “o desenvolvimento tão almejado pelos graciosenses”.





Empreitada do Centro Histórico e Pauis, Canil Municipal e 1ª fase de Passeio Marítimo serão os maiores investimentos projetados para 2019

Nas obras previstas para 2019, destaca-se a empreitada do Centro Histórico, Pauis e Zonas Envolventes, com o valor de 719 mil euros. O obra recebeu o visto do Tribunal de Contas a 1 de Outubro e vai começar em Janeiro de 2019.
No próximo ano, está também previsto o lançamento do concurso para construção do canil municipal, no valor de 280 mil euros, o inicio dos procedimentos para concurso da obra do Passeio Marítimo, com um valor perto de 1 milhão de euros, a compra da nova vitura de recolha de resíduos em 200 mil euros, investimento na rede viária municipal e segunda fase de requalificação do Quitadouro Velho, com uma verba prevista de 285 mil euros.
Em 2019, a autarquia prevê ainda lançar o projeto de requalificação da Escola de São Mateus e continuar com investimento em equipamentos desportivos e no Parque de Campismo, com uma verba de 180 mil euros.
Continuar com os programas de emprego e com os apoios às instituições da ilha, a atividades e eventos que se realizam na ilha, bem como os apoios sociais, são áreas contempladas no orçamento para o próximo ano.





PSD Graciosa aumenta representação nos órgãos do partido

O PSD Graciosa congratulou-se com o 23º Congresso do PSD Açores, do qual saiu reforçada a presença dos social-democratas Graciosenses nos órgãos do partido.
Dos novos órgãos eleitos fazem parte os graciosenses António Reis e Bruno Silveira, na comissão política regional, já no Conselho Regional tem assento Marco Nuno Silva, Adolfo Vasconcelos, Rui Filipe Melo e Manuel António Silveira.
Em comunicação, na sua página, o PSD Graciosa afirma que “confia que com a liderança de Alexandre Gaudêncio podemos afirmar uma alternativa à governação socialista e oferecer aos açorianos um governo capaz de enfrentar os desafios do futuro”.





Ação de sensibilização SOS Cagarro para os condutores da Graciosa

O Parque Natural da Ilha Graciosa realizou na terça-feira (23 de outubro 2018) uma ação de sensibilização no âmbito da Campanha SOS Cagarro dirigida aos condutores que circulavam na Freguesia de São Mateus.
Durante esta ação, que contou com a colaboração da Policia de Segurança Pública, os técnicos do Parque Natural juntamente com os alunos, professores e encarregados de educação da EB1 de São Mateus, distribuíram folhetos informativos sobre a campanha e explicaram aos automobilistas os procedimentos a adotar caso encontrassem cagarros juvenis junto à estrada.
No fim da ação de sensibilização, foi realizada uma brigada noturna pelas ruas da freguesia de São Mateus, tendo sido salvos 4 cagarros juvenis!





Graciosa Futebol Clube e Mocidade Praiense comemoraram 79º aniversário

O Mocidade Praiense, clube da Freguesia de São Mateus foi criado a 1 de Novembro de 1939, com vista a promoção da prática desportiva na Freguesia de São Mateus.
O Graciosa Futebol Club, de Santa Cruz da Graciosa, foi fundado a 13 de Agosto de 1939, mas celebra tradicionalmente neste dia a passagem do aniversário da sua fundação.

Twitter Facebook Favorites More