Traduzir

Rádio Graciosa


12 outubro 2018

Resumo semanal de 8 a 12 de Outubro de 2018

Dia do Agricultor celebrado com formação e convívio

O Dia do Agricultor foi festejado, com palestras técnicas, churrasco, espectáculo equestre e bezerrada.
João Picanço, Presidente da Associação de Agricultores da Ilha Graciosa e da Adega e Cooperativa Agrícola, realçou a importância do setor agrícola na economia da Ilha Graciosa.
O dirigente agrícola disse que devido à sua importância económica, esta atividade deve ser vista com atenção pelos nossos governantes.
O Diretor Regional da Agricultura, participou no evento em representação do Secretário Regional da Agricultura, que não pode vir à Graciosa.
José Élio Ventura, salientou que a ilha dispõe de boas condições para que os agricultores possam continuar a progredir, a inovar e a investir, por exemplo, na área do comércio da carne, na viticultura ou na produção de hortícolas.
No seu discurso, afirmou que os agricultores devem aproveitar mais e melhor todas as oportunidades criadas pelos vários investimentos públicos concretizados na ilha, de modo a aumentar os rendimentos dos produtores e criar novas oportunidades de negócio.
O potencial da agricultura biológica nos Açores, a certificação em modo de produção biológica, as castas de vinhos dos Açores e a cria e recria de bovinos foram temas em destaque durante o Dia dos Agricultor na Graciosa, que contou com a intervenção de diferentes oradores.
O programa do evento incluiu ainda um espetáculo equestre, uma bezerrada e a promoção da carne açoriana, através de um almoço churrasco.
O evento foi apoiado pelo Governo dos Açores e organizado pelas  associações de Agricultores e Jovens Agricultores da ilha, Adega e Cooperativa Agrícola e Associação Equestre.





Associação de Futebol sensibilizou para uma alimentação saudável

Os jogos dos torneios de abertura de Juniores D nas ilhas Terceira, São Jorge e Graciosa, que se realizam no passado fim-de-semana, foram marcados por uma acção de sensibilização #UmaPeçadeFrutaUmGolo.
O objectivo é incentivar o consumo de fruta e os hábitos alimentares saudáveis entre os atletas mais jovens.
A Associação de Futebol fez-se representar pelos seus Vice-Presidente para a Graciosa, João Picanço, que deslocou-se aos campos da ilha Terceira, onde decorreram os jogos dos Juniores D,  para fazer a entrega da respectiva fruta.
A Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (AFAH) pretende com este evento reforçar junto dos atletas mais jovens – e dos encarregados de educação, os principais responsáveis pelos hábitos alimentares dos mais pequenos - a importância da ingestão de fruta no desenvolvimento e formação do atleta.





Vacinação contra a gripe arranca a 15 de Outubro na Unidade da Saúde da Graciosa

A vacinação contra a gripe é recomendada a todas as pessoas vulneráveis, portadoras de doenças crónicas ou com mais de 65 anos, para além de profissionais de vários setores da sociedade.
Em comunicado, a Unidade de Saúde alerta que a administração da vacina será feita de Segunda a Sexta-feira, das 8h30 às 12h30 e entre as 13h30 e as 16h30.





IROA avalia as necessidades de água para abastecimento às explorações agrícolas da Graciosa

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas anunciou que a IROA já está a desenvolver para as ilhas de S. Miguel, Santa Maria, Pico, S. Jorge e Graciosa uma avaliação sobre as necessidades de água para abastecimento às explorações agrícolas, bem como a implementar um plano de ação com os investimentos para a próxima década, de modo a garantir a contínua disponibilidade deste importante recurso.
Este plano vai ser desenhado com a colaboração das autarquias e das associações agrícolas e com o apoio de reconhecidos especialistas nesta área.





Aprende para a Vida e Quinta Magica foram projetos vencedores para a Graciosa no Orçamento Participativo 2018

Na manhã de Terça-feira foram apresentadas as 29 ideias vencedoras de 2018, ao 1º Orçamento Participativo dos Açores, no valor de cerca de 700 mil euros.
Serão agora implementadas 29 propostas, sendo que na divisão por ilhas São Miguel contou com seis projetos aprovados, a Terceira cinco, o Pico quatro, São Jorge e Flores três e as restantes ilhas (Santa Maria, Graciosa, Faial e Corvo) duas.
Na Graciosa, as duas propostas mais votadas das 14 finalistas, foram a Oferta formativa "Aprende para a vida" e a “Quinta Mágica”.
A “Quinta Mágica”, ideia da autoria de Carlos Côrte-real Silva, terá a duração de 12 meses e um custo de 24.800 €.
Na sessão pública de apresentação das propostas vencedoras, que decorreu em Angra do Heroísmo, Carlos Silva explicou que a proposta visa o desenvolvimento, na ilha Graciosa, de um projeto formativo, destinado preferencialmente, a jovens desempregados e a outros públicos com dificuldade de integração no mercado de trabalho, na área da agricultura biológica.
A Oferta formativa "Aprende para a vida", da autoria de Patrícia Bettencourt Silva, terá a duração de 18 meses e um valor de 6.200 euros.
 A proposta apresentada consta de cursos básicos nas áreas de Costura, Informática, Cozinha e Inglês. São destinatários deste projeto da área da Junventude, a população em geral da Ilha Graciosa.
Esta proposta tem como objetivo desenvolver competências básicas ao nível pessoal / profissional e facilitar a inserção no mercado de trabalho.




Aumento da quota de goraz proposto pela Comissão Europeia vai ao encontro das pretensões do Governo dos Açores, afirma Gui Menezes

Gui Menezes salientou que esta “é uma pretensão” do Governo dos Açores, que, no âmbito dos processos de consulta pública da Comissão Europeia, tem proposto o aumento de 10% no limite de capturas desta espécie para a Região.
Gui Menezes defendeu que “Os novos dados científicos disponíveis evidenciam a recuperação do goraz e apontam para um aumento da abundância relativa desta espécie no arquipélago” e as medidas de gestão implementadas para a recuperação deste recurso “têm dado resultado”.





Conselho de Ilha Graciosa dá parecer positivo à Anteproposta do Plano Regional Anual para 2019 mas pede reforço de verbas em algumas áreas

O Conselho de Ilha Graciosa reuniu ao final da tarde de Quarta-feira, para análise e emissão de parecer, da Anteproposta do Plano Regional Anual para 2019.
De acordo com o documento, para a Graciosa está previsto um investimento de 33.464.479,00 euros, no próximo ano.
Na análise ao documento, os conselheiros graciosenses viram como positivo o aumento do investimento em 1,3%, em comparação com 2018, mas vêem como preocupante a redução de verbas em algumas áreas.
É o caso do turismo, em que há redução de investimento na ordem dos 10%, que segundo Vítor Mendes, Presidente do Conselho de Ilha Graciosa, não vai de encontro àquilo que se pretende para a Graciosa, que é que a ilha se aproxime mais do crescimento turístico, que está a ocorrer no restante arquipélago.
As verbas para a rede viária, são segundo os conselheiros escassas, para o estado de degradação com que estas se encontram e o mesmo na área da habitação, pois a ilha necessita de reabilitação urbana e um incremento na habitação social.
Na saúde, o Conselho de Ilha Graciosa alerta que se continua a necessitar de consultas de especialidade, atendendo à população idosa e com poucos recursos económicos da nossa ilha.
A necessidade da abertura de incubadoras de empresas e um investimento na orla costeira que não pode parar com a conclusão da obra na Barra, pois há outras zonas da ilha muito vulneráveis, são outras preocupações do Conselho de Ilha Graciosa.
Vítor Mendes afirma que o Conselho de Ilha espera que o governo tenha em atenção estas preocupações e ficaria satisfeito se à semelhança do ano passado, houvesse o reforço de verbas em algumas áreas.

O montante destinado à Graciosa em 2019 divide-se em 14 programas, sendo o maior a agricultura com um valor de 11 milhões e 900 mil euros, seguindo-se o apoio às empresas e ao emprego, com verba de 7,8 milhões de euros.
Para o setor do mar a verba é de 3,3 milhões, já nos transportes é de 2,8 milhões, o turismo terá 1,2 milhões de euros e as pescas e aquicultura, 791 mil euros. Para investimentos nas estradas regionais, há uma verba de 243 mil euros, para a educação, cultura e desporto são 653 mil euros, na habitação 798 mil euros e na solidariedade social 248 mil euros.
As áreas com menor investimento são o ambiente e energia com 338 mil euros, proteção civil com 223 mil euros, a saúde com 143 mil euros e a juventude com 42 mil euros.
As grandes obras contempladas são a conclusão da proteção da orla costeira da Barra, construção da nova aerogare e da nova torre de controlo, conclusão do novo Matadouro, bem como a requalificação da Muralha da Praia e do Lar de Idosos de São Mateus.





Inquérito às evacuações de 2 de Fevereiro de 2017 não apresenta culpas, mas sim recomendações

O Governo dos Açores enviou, na Quarta-feira, à Assembleia Legislativa o relatório do inquérito efetuado pela Inspeção Regional de Saúde às evacuações aéreas de dois doentes das ilhas de São Jorge e da Graciosa, que decorreram a 2 de fevereiro de 2017, assim como o respetivo despacho do Presidente do Governo sobre esta matéria.
À Agência Lusa, o secretário regional da Saúde dos Açores disse que errou ao não ter mandado abrir um inquérito em 2017, perante as suspeitas de interferência da administradora do Hospital da Ilha Terceira numa evacuação médica.
Rui Luís admitiu agora que a decisão não foi "bem ponderada", mas disse que não avançou com o inquérito porque tinha informação de que "clinicamente tinham sido tomadas as melhores decisões e de que não houve qualquer consequência relativamente aos utentes".
O documento de 71 páginas não aponta as culpas do ocorrido, mas apresenta recomendações. À proteção civil, para que proceda à criação de algoritmo ou procedimento objetivo, para estabelecimento de prioridades pelo médico regulador.
À Unidade de Deslocações e de Evacuações Aéreas, é recomendado que a elaboração de um estudo para a possibilidade de existir mais do que 1 médico e de que 1 enfermeiro nas evacuações simultâneas, bem como elaboração de escalas, para que o médico de serviço não esteja 24 horas consecutivas de urgência.
Ao Governo Regional, é sugerido que crie a figura jurídica do médico regulador, actualmente omissa na lei.




Compensações aos agricultores por perdas de produção devido à seca serão pagas no início de 2019

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas anunciou que serão pagos até fevereiro cerca de três milhões de euros de compensação aos quase 1.500 produtores que, devido à seca verificada este ano, tiveram prejuízos na produção das culturas de milho forrageiro, hortícolas, sorgo e tabaco.
O governante adiantou que ficou definido um valor referência de 1.190 euros por hectare para o milho e de 3.570 euros por hectare para os produtos hortícolas para o cálculo da ajuda a atribuir aos produtores prejudicados pela seca, sendo que a Região comparticipa apenas 75% do valor total apurado para os prejuízos.
Numa portaria já publicada em Jornal Oficial foram estabelecidos três graus de perdas, nomeadamente de 25, 50 e 75%.




Twitter Facebook Favorites More