Traduzir

Rádio Graciosa


21 setembro 2018

Resumo Semanal de 17 a 21 de Setembro de 2018



Cláudia Raquel Lourenço Vieira da Silva nomeada presidente do Conselho da Administração da Unidade de Saúde da Ilha Graciosa


O Presidente do Governo dos Açores decidiu proceder a uma renovação na equipa de diretores regionais e de organismos públicos, conforme anunciou o gabinete de comunicação do Governo Regional.
A renovação, inclui a nomeação de novos Presidentes dos Conselhos de Administração da Portos dos Açores, do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, da Unidade de Saúde da Ilha Graciosa e do Instituto da Segurança Social dos Açores.
O Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha Graciosa será presidido por Cláudia Raquel Lourenço Vieira da Silva, economista que desempenha funções de técnica superior, na área da Economia, no Município de Santa Cruz da Graciosa.





Desembarques sobem na Graciosa mas a um ritmo mais lento que nas restantes ilhas

A ilha que apresentou maior crescimento homólogo foi a do Pico com 20,2%, seguindo-se as Flores com 15,2%, Corvo (12,0%) e São Jorge com 7,2%.
Na Graciosa, a subida foi de 4,4%, resultante dos 3.239 passageiros desembarcados em Agosto, enquanto que nos embarques, foram registados 3.457.
De acordo com o Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA), em termos acumulados de Janeiro a Agosto, desembarcaram este ano 18.728 passageiros no Aeródromo da Graciosa, quando em 2017 tinham desembarcado 18.267 passageiros. Estes valores traduzem-se numa variação homóloga positiva de 2,5%, colocando a Graciosa, como a ilha com a subida mais baixa da região. Nos embarques, houve um aumento de 2,9%.




Governo divulga apoios ao emprego em todas as ilhas

A Vice-Presidência do Governo, através da Direção Regional do Emprego e Qualificação Profissional, está a realizar ações em todas as ilhas do arquipélago para divulgação dos apoios à contratação existentes nos Açores, em particular os programas mais recentes, criados pelo Executivo para promover emprego mais estável.
Nos meses de setembro, outubro e novembro serão realizadas 15 sessões de esclarecimento sobre os programas de apoio à contratação disponíveis na Região, muitos dos quais inéditos no contexto nacional, e sobre os procedimentos de candidatura das entidades e empresas.




Maioria socialista chumbou projeto de resolução do PSD que exigia a realização de ligações marítimas diárias da Atlânticoline no Grupo Central

Na agenda parlamentar do plenário de Setembro da Assembleia Legislativa dos Açores, constou um projeto de resolução do PSD, que exigia a realização de ligações marítimas diárias da Atlânticoline no Grupo Central.
João Costa, deputado do PSD, eleito pela Graciosa, afirmou que o Governo PS disse “ausente”, quando os graciosenses estavam com expectativas com a chegada dos novos navios em 2010 e o mesmo se passou em 2012, apesar do anúncio de que iriam servir o Grupo Central.
Os graciosenses continuam de fora da Linha Lilás e continuam sem ver cumpridas as suas expectativas, de uma rede de transportes que fomente o mercado interno, denunciou João Costa, prevendo que o mesmo se vai passar com a aquisição do novo navio.
O projeto de resolução foi chumbado pela maioria PS, com votos a favor dos restantes partidos, nomeadamente, PCP, BE, PSD, CDS e PPM.

Da bancada socialista, o deputado Ricardo Ramalho afirmou que os “Graciosenses constatam significativa melhoria nos transportes e acessibilidades à ilha”, através do aumento de frequências, melhoria de horários e aumento de disponibilidade de lugares”.
Para além do “aumento do número de escalas” nos transportes marítimos, o parlamentar salientou a importância da programação deste ano ter tido, mais uma vez, em “consideração as maiores festas da ilha, ou seja, as Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres”.
Ricardo Ramalho garante que “a ilha Graciosa tem melhorado as suas acessibilidades, quer ao nível dos transportes aéreos, quer ao nível dos transportes marítimos de passageiros”, tal como demonstram os dados revelados pelo Serviço Regional de Estatística dos Açores: “Se formos comparar, por exemplo, o número de desembarques de passageiros entre os anos de 2006 e 2017, verifica-se que há um aumento superior a 47% no número de passageiros desembarcados”.





José Ávila esclarece a sua atuação na comissão de economia sobre os transportes e acusa oposição de usar pescas como arma de arremesso

Durante o debate, o deputado Luis Rendeiro do PSD, acusou do deputado José Ávila, de se zangar com os convidados, ouvidos pela comissão de economia, durante a análise da proposta sobre inclusão da Graciosa na Linha Lilás da Atlanticoline.
Na resposta, José Ávila, rejeitou a acusação e disse que “não é razoável” que o representante do Nucleo Empresarial da Ilha Graciosa peça metade, daquilo que já é a oferta da Atlanticoline, para além de ter afirmado “não conhecer os horários”.

Na interpelação sobre o mar, o deputado Graciosense José Ávila falou sobre as pescas, setor que diz servir de arremesso político quando as coisas não estão bem.
O deputado socialista afirma que a solução para o setor nunca foi “atirar dinheiro” e que os pescadores acompanharam todo o processo, que resultou num aumento do seu rendimento.



Jose Avila reeleito vice-presidente do Grupo Parlamentar do PS Açores

O Grupo Parlamentar do PS Açores reelegeu a direção presidida por André Bradford com 93% dos votos.
Na vice-presidência continuam os deputados Francisco César, Isabel Quinto e José Ávila, deputado eleito pela Graciosa.
No XVII Congresso do PS – Açores, que se realizou no passado fim-de-semana, foram eleitos os seguintes elementos, José Ávila para a Comissão Regional e Alexandre Ávila para a Comissão Regional de Fiscalização Económica e Financeira.




Curso em Suporte Básico de Vida aberto à população a 29 de Setembro

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) promove, a 29 de setembro, a realização de um curso em Suporte Básico de Vida nas nove ilhas do arquipélago, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Coração.
Esta ação de formação, designada por 'Mass Training' em Suporte Básico de Vida, destina-se a todos os interessados, estando a participação dependente de inscrição prévia.
Esta formação consiste na realização de nove 'Mass Training' em simultâneo, abrangendo cidadãos de todas as ilhas dos Açores, visa ensinar como atuar numa paragem cardiorrespiratória, sendo este tipo de treino recomendado a todos os cidadãos, e não só aos profissionais de saúde.
 A ação, que vai decorrer entre as 14h00 e as 18h00, treina conteúdos relacionados com o Algoritmo Básico de Vida, Compressões e Insuflações e a Posição Lateral de Segurança.




Festival CORDAS contou com 3 tocadores graciosenses

Tiago Pavão, José João Silva e Isalino Cunha, participaram em representação da Associação de Músicos da Ilha Branca, na terceira edição do Festival Cordas, que contou com um calendário de 20 eventos, desde concertos a conversas e workshops.

No decorrer do evento, os participantes declararam que o Dia da Viola da Terra seja a 2 de Outubro, tendo as entidades presentes, desafiado o Governo dos Açores para oficializar este dia 2 de outubro, e para que a partir de 2019 sejam celebrados eventos a destacar a Viola de Terra.

Twitter Facebook Favorites More