Traduzir

Rádio Graciosa


07 agosto 2018

Candidaturas para apoios às perdas de produção e colheita devido à seca decorrem até 17 de Setembro

Já ocorreu uma primeira candidatura na ilha Terceira, no âmbito da portaria que atribuiu um apoio extraordinário destinado a compensar os agricultores pelas perdas de produção e colheita de milho e hortícolas devido à seca que está a afetar várias ilhas dos Açores.
O apoio financeiro do Governo dos Açores surge na sequência da acentuada e persistente diminuição de precipitação que se tem verificado na Região Autónoma dos Açores desde o início de março de 2018, afetando de forma muito significativa as culturas referenciadas.
Para beneficiar deste apoio os agricultores devem dirigir-se aos Serviços de Desenvolvimento Agrário de ilha, até 17 de Setembro, para declarar as respetivas parcelas de terreno afetadas, para que depois os técnicos possam efetuar uma avaliação e determinar a percentagem das perdas.
Os apoios financeiros a conceder pelas perdas comprovadas nas culturas do milho e hortícolas variam entre os 25% e os 75%, sendo que estão excluídos da atribuição do presente regime excecional de apoio, os agricultores cujas explorações apresentem prejuízos inferiores a 200 euros.
São Miguel, Terceira, Graciosa e Santa Maria são, segundo José Élio Ventura, as ilhas mais afetadas pela seca nos Açores, sendo que destas são, sobretudo, as zonas litorais onde se registam maiores problemas com as produções e colheitas.


Twitter Facebook Favorites More