Traduzir

Rádio Graciosa


17 julho 2018

Melhoria genética de 200 bovinos na Graciosa

O Governo dos Açores vai apoiar os agricultores da ilha Graciosa, a acelerar o melhoramento genético dos seus efetivos bovinos, através da inseminação artificial com sémen sexado.
Trata-se de um investimento de 10 mil euros, que se estima que abranja cerca de duas centenas de animais, através de um protocolo de colaboração entre a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, a Associação de Agricultores da Graciosa e a Associação de Jovens Agricultores Graciosenses.
No primeiro dia da visita estatutária do Governo Regional à Graciosa, o titular da pasta da Agricultura acrescentou que será comparticipada a primeira inseminação artificial com sémen sexado de cada novilha, um processo que contará com o apoio técnico da cooperativa UNICOL.
 Serão inseminadas fêmeas de 15 a 18 meses de idade, com, pelo menos, 350 quilos, porque há uma maior taxa de sucesso.
“Esta medida insere-se na estratégia do Governo dos Acores de melhorar a rentabilidade das explorações leiteiras e, por outro lado, é uma medida que visa salvaguardar o elevado estatuto sanitário que existe na Região e, em particular, na ilha Graciosa”, disse João Ponte.
Nesse sentido, salientou que a Graciosa está abrangida pelo estatuto de ilha oficialmente indemne de Brucelose, Tuberculose e Leucose.
O governante afirmou ainda que, com as inseminações artificiais que serão feitas, será possível obter uma “descendência de elite”, proporcionando melhores resultados e rendimentos aos agricultores da ilha Graciosa.



Fonte: GACS

Twitter Facebook Favorites More