Traduzir

Rádio Graciosa


14 maio 2018

Sociedade Filarmónica União Praiense celebrou 129 anos

A Filarmónica União Praiense celebrou, no Sábado, a passagem do seu 129º aniversário.
Do programa das comemorações constou uma Missa Solene e uma sessão solene na sede da filarmónica, com concerto pela banda filarmónica e jantar de confraternização.
A Banda da Sociedade Filarmónica União Praiense foi fundada em 12 de Maio de 1889, com o nome de Sociedade Artística "União Praiense".
Jorge Sousa, Presidente da Sociedade Filarmónica União Praiense, disse que o momento é de orgulho nos 129 anos da instituição e em todos os que trabalharam para que conseguisse chegar aos dias de hoje, com dificuldades e percalços pelo caminho.
O dirigente destacou o papel importante dos músicos e do maestro, bem como das direcções e associados e referiu que “são as pessoas que constituem a SFUP”.
A aposta desta direção vai continuar a ser na formação da banda, estando prevista para este ano uma deslocação ao Pico.
Por concretizar, está ainda a sala para ensaios, uma grande necessidade mas até ao momento impossível de construir, devido ao elevado custo deste investimento.

Durante a sessão solene, Manuel José Ramos, autarca de São Mateus, destacou os 129 anos feitos de união e de trabalho coletivo, importante para o desenvolvimento da freguesia.
Manuel Avelar Santos, presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, disse que a instituição é um motivo de orgulho para a ilha, pois as filarmónicas contribuem para o enriquecimento do n osso património cultural.
Desde a sua fundação até aos nossos dias, a SFUP, uma das mais antigas dos Açores, nunca interrompeu a sua actividade.







Twitter Facebook Favorites More