Traduzir

Rádio Graciosa


11 maio 2018

Resumo Semanal de 7 a 11 de Maio de 2018

Apresentadas 23 ante propostas para a Graciosa ao 1º Orçamento Participativo dos Açores

O Vice-Presidente do Governo destacou a significativa adesão ao primeiro Orçamento Participativo dos Açores (OP Açores), considerando que “superou largamente as melhores expetativas” ao terem sido submetidas 326 antepropostas na fase de apresentação de ideias de investimento público em cada ilha. 
Em São Miguel foram apresentadas 75 antepropostas, na Terceira 63, em São Jorge 51, no Pico 38, nas Flores 26, em Santa Maria 24, na Graciosa 23, no Faial 20 e no Corvo seis.





Unidade de Saúde associou-se à Celebração do Dia Mundial da Higienização das Mãos

O objetivo é sensibilizar para a importância desta prática, na prevenção de infeções tais como diarreias, gripe, constipações, erupções e doenças de pele, infeções da garganta, do ouvido e estomago.
Pela sua saúde lave as suas mãos antes, durante e após a preparação de alimentos; depois de usar a casa de banho; após contacto com animais; depois de tossir, espirar ou limpar o nariz; se estamos doentes ou estivermos perto de doentes.






Grupos de turistas cancelam viagens à Graciosa por indisponibilidade da SATA

Os empresários graciosenses ligados ao turismo têm denunciado, aquilo que dizem ser “um mau serviço da Sata para com a Graciosa”.
No espaço de comentários desta Segunda-feira, o empresário Luis Vasco Gregório alertou que o cancelamento da vinda de grupos à Graciosa é uma constante.
Nos últimos dias, foi cancelada uma reserva de 16 quartos, para o mês de Setembro, porque a Sata não garante a ligação com a ilha.
O empresário afirma que a Sata altera as datas das reservas, sugere outras datas, que posteriormente torna a alterar, o que leva ao cancelamento das reservas por parte dos turistas, que desistem assim do destino Graciosa.
Luis Vasco Gregório alerta que isto se está a passar “à demasiado tempo” e que não se compreende porque razão as coisas pioraram, desde que existem os dois voos diários.
Carlos Brum, Presidente do Núcleo Empresarial da Graciosa, afirmou no espaço de comentários de 30 de Abril, que a Sata continua com problemas na disponibilidade de lugares para a Graciosa.
O empresário deu como exemplo disso, o encontro formativo da Associação de Turismo Rural- Casas Açorianas, que decorreu na Graciosa no final de Abril, em que alguns dos participantes não conseguiram chegar à Graciosa, no dia pretendido.
As queixas dos operadores turísticos fazem-se ouvir há alguns anos e a situação mantém-se, deixando os empresários insatisfeitos com o serviço da Sata, para com a Graciosa.
Os empresários alertam que, não serve de nada termos uma ilha bonita e com condições para receber bem, se depois não há transportes adequados para cá colocar quem nos quer visitar.





EBS da Graciosa foi qualificada para a final do Projeto Escolas Solidárias da Fundação EDP - 8ªedição

O estabelecimento de ensino graciosense, foi a única escola dos Açores que o conseguiu, pelo que os alunos do 10º ano e 11º ano (turma B e C) estão de parabéns.
No âmbito deste programa, serão desenvolvidos ainda este ano letivo, os projetos "I Festival Cultural da Ilha Graciosa", o "Segura-te à vida" e o "Torradinhos com cuidadinho".






Grupos de Ação Local da Pesca estão criados e dispõe de 4 ME até 2020

Os três GAL Pesca criados formalmente são o 'Adeliaçor Mar', cujo território de intervenção são as ilhas do Corvo, Flores, São Jorge, Pico e Faial, o 'Grater Mar', que abrange a Graciosa e a Terceira, e o 'Maraçores Oriental', cujo território de intervenção são as ilhas de São Miguel e Santa Maria.





Bombeiros da Graciosa terminaram Curso de Tripulante de Ambulância de Socorro

O curso, que teve início a 9 de abril e encerrou esta terça-feira com a entrega de diplomas, foi dirigido a elementos dos corpos de bombeiros de Angra do Heroísmo, Graciosa, Velas, Calheta, Faial, Lajes do Pico, São Roque do Pico, Madalena e Santa Maria.
Da Associação de Bombeiros Voluntários da Ilha Graciosa participaram 2 elementos femininos.
Trata-se de uma formação de considerável complexidade, com uma duração superior a 200 horas, que exigiu o empenho, o esforço e a dedicação de todos os formandos, tendo também salientado o profissionalismo e a qualidade dos formadores.
Este curso, que é o mais extenso para bombeiros, obedece a regras padronizadas tendo em vista a qualificação numa área que lida com o socorro e o transporte de vítimas de doença súbita ou trauma, contribuindo assim para a diminuição da mortalidade e morbilidade.





ZAPE- Dia do Burro celebrado com lançamento de concurso de fotografia

A 8 de Maio celebra-se o Dia Internacional do Burro.
A MiratecArts arrancou com a criação de um projeto à volta deste dia, intitulado ZAPE - Dia do Burro, que tem o objetivo de celebrar a população asinina nos Açores, incluindo a reconhecida raça autóctone do burro anão da ilha Graciosa.
A MiratecArts desafia fotógrafos a captarem imagens da população asinina que se encontra nos Açores, com destaque para o burro anão da Graciosa.
Assim, e até novembro, a associação aceitará inscrições de participação. concurso comporta duas categorias, Melhor Imagem do Burro Anão da Graciosa e Melhor Imagem População Asinina nos Açores.
Os vencedores serão galardoados com um pacote promocional e com participação em eventos da MiratecArts numa ilha, além da ilha de sua residência.





Graciosa necessita de melhores acessibilidades, transportes e mobilidade

Os deputados do PSD/Açores estiveram reunidos em jornadas parlamentares na ilha Graciosa, com o objetivo de analisar a realidade económica, social e cultural da nossa ilha.
Na apresentação das conclusões dos trabalhos, João Bruto da Costa, deputado do PSD, eleito pela Graciosa, disse que reconheceram as “enormes potencialidades” que a ilha Graciosa tem para oferecer, não só no campo produtivo, mas também no campo do turismo.
Os deputados social-democratas constataram que os problemas de acessibilidades e de mobilidade, estão a afetar a ilha em todos os seus sectores de economia.
João Costa afirma que a Graciosa parece estar “sequestrada” por um governo, que impede o seu desenvolvimento.
O deputado Graciosense denuncia que a Graciosa continua sem conseguir aproveitar todas as suas potencialidades, com o PSD a dar como exemplo as Termas do Carapacho.
O PSD vai continuar a apresentar iniciativas e a pugnar para que sejam aprovadas as suas propostas.
Uma proposta a apresentar em breve, terá como objetivo a certificação da iluminação da pista do aeroporto, para que seja possível efetuar voos noturnos.






Alertas para derrames, limpeza e aprovação de apoios na reunião camarária

No período antes da ordem do dia, o vereador António Reis sugeriu que com o aproximar do verão haja mais cuidado da limpeza em todo o centro de Santa Cruz, mas em especial nos pauis. A vice-presidente Conceição Cordeiro afirmou que a zona dos pauis é limpa, todos os dias, ao início e final do dia.
O vereador do PSD disse ainda que recebeu um alerta de moradores de Guadalupe, de que o Caminho do Guadalupe foi asfaltado, com um derrame de água por baixo.
O presidente Avelar Santos garantiu que iria procurar informação sobre o assunto e lamentou que o alerta não tenha chegado atempadamente à autarquia.
Na ordem de trabalhos, destacou-se a atribuição de apoio de 50 mil euros à PRODIB, para a organização das Festas Concelhias, apoio previsto no Plano de 2018. O apoio foi aprovado por maioria, com 3 votos a favor do PS e 2 votos contra dos vereadores do PSD, que justificaram a sua posição pelos motivos que mencionados antes, ou seja da falta de um relatório detalhado das despesas da associação em causa.
Por unanimidade, foi aprovado apoio de 5mil euros à Agraprome, para realização do X Rali Ilha Graciosa, a deslocação à Graciosa do Circo Dallas, através de transportes e energia e o concerto de António Zambujo na Graciosa, cobrindo despesas de cachet, som, alojamento, alimentação e catering.

Foi deliberado ainda que a autarquia proceda à arrematação, em hasta pública, de 2 quiosques na Praça Fontes Pereira de Melo.

Twitter Facebook Favorites More