Traduzir

Rádio Graciosa


18 maio 2018

Resumo semanal de 14 a 18 de Maio de 2018


PS acusa PSD de estar “refém de politiquices e discursos demagógicos que em nada beneficiam a Graciosa”


Os deputados do PS/Açores da Graciosa condenaram, através de comunicado, o que dizem ser “o discurso demagógico e populista do PSD/A que em nada beneficia os interesses da Graciosa.”
Falando sobre as jornadas parlamentares do PSD na Graciosa, os deputados socialistas consideram que “a presença de alguns deputados social-democratas na Ilha Graciosa foi um apenas um pretexto para falar de questões relativas ao Faial e à Terceira, ao invés de identificarem as prioridades da ilha Branca” e “lamentam também as falsas questões levantadas quanto à iluminação da pista do aeroporto e quanto às acessibilidades e exportações”.





Sociedade Filarmónica União Praiense celebrou 129 anos

A Banda da Sociedade Filarmónica União Praiense foi fundada em 12 de Maio de 1889 com o nome de Sociedade Artística "União Praiense".
Jorge Sousa, Presidente da Sociedade Filarmónica União Praiense, disse que o momento é de orgulho nos 129 anos da instituição e em todos os que trabalharam para que conseguisse chegar aos dias de hoje, com dificuldades e percalços pelo caminho.
O dirigente destacou o papel importante dos músicos e do maestro, bem como das direcções e associados e referiu que “são as pessoas que constituem a SFUP”.
A aposta desta direção vai continuar a ser na formação da banda, estando prevista para este ano uma deslocação ao Pico.
Por concretizar está ainda a sala para ensaios, uma grande necessidades mas até ao momento impossível de construir devido ao elevado custo deste investimento.






Deputados socialistas graciosenses visitam obras no Porto da Barra

A visita serviu para fazer um ponto de situação dos trabalhos de proteção da orla costeira que estão a ser realizados nessa zona da Vila de Santa Cruz e que num futuro próximo, dignificarão aquele espaço de enormes potencialidades, proporcionando o desenvolvimento de outras atividades ligadas ao mar.
Os deputados foram informados que a conclusão da empreitada está prevista para Outubro, caso não se verifiquem contratempos.




Graciosa Futebol Clube sobe á Série Açores

O Graciosa Futebol Clube fez história, ao vencer o troféu de Campeão da AFAH.
A Graciosa passa a ter três equipas no Campeonato de Futebol dos Açores, pois o Graciosa FC junta-se ao Sport Club Marítimo e ao Sporting de Guadalupe.





Aumento de 0,2% nos desembarques em Abril

No passado mês de Abril, desembarcaram no aeroporto da Graciosa 2.127 passageiros, mais 4 desembarques do que em Abril de 2017 e foram registados 2.081 embarques, menos 49, do que em igual período do ano passado.
Nos 48 voos realizados com a Graciosa, foram descarregadas cerca de 6 toneladas e meia de carga e quase 3 toneladas de correio. Da Graciosa saíram por via aérea, cerca de 9 toneladas de carga e 622 Kgs de correio.






Teodora Borba e Vitor Rui Dores serão os graciosenses agraciados no Dia dos Açores

A Assembleia Legislativa Regional aprovou a lista dos açorianos que serão condecorados, este ano, e há dois graciosenses entrem os nomeados.
Maria Teodora de Borba e Vítor Rui Dores vão receber as Insígnias Autonómicas de Reconhecimento.
Trata-se do reconhecimento público destes dois graciosenses, na consolidação da identidade histórica, cultural e politica do nosso povo.




Agricultores graciosenses em risco de pagar multas por excesso de produção de leite

Carlos Picanço, dirigente da Associação de Agricultores da Ilha Graciosa, disse em entrevista à Rádio Graciosa, que há esse risco no segundo trimestre deste ano, resultado do rateio imposto pela indústria, tendo como majoração o ano de 2015.
Carlos Picanço afirma que, há um problema muito grande na vertente da produção de leite.
Os agricultores estão entregues à Lactogal, que está a pagar um preço, igual ao que era praticado em 1991.
A verdade é que a indústria não reconhece o valor do produto e também não mostrou abertura, a uma proposta dos agricultores, para a criação do leite biológico.
Os agricultores alertam ainda para a importância do Governo Regional, que deveria agir como mediador, nas negociações no setor do leite, pois a qualidade do produto não está refletida no seu preço.





Assembleia Legislativa aprovou voto de congratulação pela subida do Graciosa FC à Série Açores

O voto foi apresentado por José Ávila, do Grupo Parlamentar do PS, que destacou que “durante muitos anos este clube apostou, por opção, na formação de atletas”, no seu palmarés destaca-se um conjunto de vitórias nas provas ao nível local e, por isso, foi representante da ilha em diversos apuramentos de Campeão da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo, tendo representado a associação por duas vezes na Taça de Portugal e foi ainda finalista da Taça Açores outras tantas vezes.
Mas nada que se compare com o feito conquistado, que segundo deputado socialista Graciosense o Graciosa Futebol Clube “mudou a sua história”.
João Costa, deputado do PSD eleito pela Graciosa, juntou-se a este voto, destacando “a vontade de vencer do Graciosa Futebol Clube”, que foi mais forte do que as adversidades.
O deputado Graciosense destacou todo o trabalho que tem sido feito na formação e deixou o alerta que com mais movimento de equipas desportivas, a Graciosa vai precisar de mais voos ao fim de semana.






PSD/Açores confrontou o Governo com o “cenário dantesco” dos centros de processamento de resíduos de São Jorge e da Graciosa, mas governo afirma que problemas “estão a ser resolvidos e normalizados”

Catarina Chamacame Furtado fez uma declaração política na sequência das visitas do grupo parlamentar do PSD/Açores aos centros de São Jorge e da Graciosa, em abril e Maio e sublinhou que a concessão dos centros de processamento “não desresponsabiliza o executivo das suas competências, como a seja a fiscalização para garantia do cumprimento das obrigações constantes dos cadernos de encargos”.
Na resposta, o Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares salientou o esforço que o Governo dos Açores está a desenvolver para resolver e normalizar algumas dificuldades surgidas no âmbito do processamento de resíduos, particularmente nas ilhas de São Jorge e da Graciosa.
Berto Messias, admitiu que terão surgido alguns problemas nos centros de processamento de resíduos, sobretudo da Graciosa e de São Jorge, garantindo, no entanto, que “estão a ser resolvidos e normalizados”.





António Zambujo gravou videoclip na Graciosa

Horas antes do seu concerto na Graciosa, o músico esteve a fazer a gravação de um videoclipe no Monte de Nossa Senhora da Ajuda e na Praça de Toiros.
Sobre o balanço da digressão, quando faltam ainda concertos em duas ilhas, António Zambujo afirma que está a corresponder às suas expectativas.
Das passagens pelas ilhas, o cantor leva na bagagem “coisas novas”, do que tem sido feito pelos músicos açorianos.
Na noite de Quarta-feira, os graciosenses acorreram ao Centro Cultural da Ilha Graciosa, para assistir a um espetáculo único, de qualidade, composto pelo vasto repertório do músico português.
O concerto foi promovido pela Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa.





Dormidas desceram 17,4% no primeiro trimestre de 2018

Segundo os dados do Serviço Regional de Estatística, em termos de variações homólogas acumuladas, de Janeiro a Março, as ilhas que apresentaram variações homólogas positivas foram as ilhas do Corvo, da Terceira, de S. Jorge, do Pico, de São Miguel, do Faial e das Flores, que apresentaram variações repetivamente de, 19,6%, 16,9%, 13,7%, 12,6%, 8,5%, 6,5% e 5,6%.
As ilhas da Graciosa e de Santa Maria apresentaram variações negativas, respectivamente de, -17,4% e -8,9%.
No primeiro trimestre deste ano, a hotelaria graciosense registou 2.615 dormidas, menos 549 dormidas do que as 3.164, registadas em igual período de 2017 (-17,4%). Analisando somente o mês de Março, também se verifica uma descida, na ordem dos -12,1%, ao passar da 1.231 de 2017, para as 1.082 de Março deste ano.
Os proveitos totais na hotelaria graciosense, entre janeiro a março de 2018, foram de 83.916 euros, -28,3% e os proveitos de aposento no valor de 74.154 euros, -18,2%.






Twitter Facebook Favorites More