Traduzir

Rádio Graciosa


04 maio 2018

Freguesia de Santa Cruz é Eco Freguesia de Excelência

A cidade da Horta, na Ilha do Faial, acolheu a cerimónia de entrega dos prémios Eco-Freguesia - Freguesia de Excelência, uma iniciativa do Governo Regional dos Açores.
Das 149 freguesias candidatas, 17 receberam o galardão de excelência, sendo que da Graciosa, a Junta de Santa Cruz foi a única premiada com a bandeira de eco-freguesia o diploma de Freguesia de Excelência.
No final da cerimónia o Presidente da edilidade santa-cruzense fez questão de referir que "este é um prémio partilhado por todos os santa-cruzenses, pela sua consciência ambiental mas também um prémio que só existe devido ao enorme esforço que esta autarquia tem feito com os seus colaboradores".
A Junta de Freguesia de São Mateus, também recebeu bandeira e diploma de Eco Freguesia e no âmbito da iniciativa “Minha Ribeira”, foi premiada com uma motoserra e uma roçadora.
As Juntas de Guadalupe e da Luz também mantêm o galardão Eco-freguesia, sendo que no caso de Guadalupe se verifica adesão ao sub programa “Costa Limpa” e a da Luz ao sub programa “Minha Ribeira”.

O programa “ECO Freguesia, Freguesia Limpa” é organizado pelo Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo (SREAT), pela mão da Direção Regional do Ambiente, tendo como principal objetivo reconhecer e distinguir os esforços das Freguesias e a colaboração das populações na limpeza, remoção e encaminhamento para destino final adequado dos resíduos abandonados em espaços públicos, incluindo linhas de água e orla costeira, bem como o desenvolvimento e participação em programas e ações de sensibilização e de educação ambiental.
Com esta iniciativa pretende-se premiar o bom desempenho ambiental dos cidadãos e entidades intervenientes e a sua realização justifica-se pela crescente importância para o bem estar das suas populações.

Esta è a 9ª edição deste programa, iniciado em 2010.

Twitter Facebook Favorites More