Traduzir

Rádio Graciosa


09 dezembro 2017

Resumo Semanal de 4 a 8 de Dezembro de 2018

PS aprovou proposta para requalificação da muralha da praia mas chumbou 4 propostas do PSD para a Graciosa

A maioria do Partido Socialista aprovou, com voto contra de toda a oposição, as propostas de Plano e Orçamento para 2018, que contemplam uma verba de 32,959 Milhões de Euros para a Ilha Graciosa.
Foi também aprovada a proposta do Grupo Parlamentar do PS Açores, com votos a favor do PSD, apresentada pelo deputado socialista Manuel José Ramos, que prevê a requalificação da muralha da Vila da Praia.
A maioria do Partido Socialista na Assembleia Regional chumbou a proposta do PSD que fixava um máximo de 90 euros para as passagens aéreas aéreas inter-ilhas.
Outras propostas chumbadas pelo PS, que se dirigiam especificamente à Graciosa, fora sobre a requalificação do Cais do Porto Afonso, a criação de zona de apoio a embarcações no Porto de Pescas, a requalificação do Parque de Campismo do Carapacho e requalificação da zona balnear da Calheta e Boqueirão.
As quatro propostas de alteração ao Plano para 2018, receberam o voto favorável de toda a oposição, mas acabaram chumbadas pela maioria do PS no parlamento açoriano.

João Bruto da Costa acusa os deputados do PS eleitos pela Graciosa de votarem contra os interesses da população da ilha que os elegeu, nomeadamente às propostas de alteração do PSD/Açores ao Plano Anual da Região para 2018 que refletiam, entre outras, as reivindicações do Conselho de Ilha.

Em comunicado, os deputados do PS Açores eleitos pela ilha Graciosa “lamentam a postura caluniosa do deputado social-democrata que vota contra os projetos de desenvolvimento da ilha Graciosa e se limita a apresentar propostas que já foram assumidas no manifesto eleitoral.”






Deputados do PSD na Republica protestam por terem sido impedidos de visitar livremente a esquadra da PSP

Os Deputados do PSD/Açores na Assembleia da República, Berta Cabral e António Ventura, visitaram a Ilha Graciosa nos dias 3 e 4 de Dezembro.
A visita inseriu-se no prometido contacto, que os parlamentares eleitos pelos Açores assumiram em campanha eleitoral, terminando na Graciosa o périplo por todas as ilhas, que visitam pelo menos uma vez por ano.
Os deputados pretendem assim "auscultar as preocupações locais, bem como analisar as potencialidades da ilha para", na Assembleia da República, trabalharem "em prol de um melhor desenvolvimento da Graciosa e dos Açores".
Ao falar das conclusões da visita, Berta Cabral protestou por não ter sido permitida visita dos deputados da república à esquadra da PSP da Graciosa, bem como de não ter acesso aos dados sobre o funcionamento daquela esquadra.
Berta Cabral e António Ventura dizem que o assunto vai ser levado ao Ministro da Administração Interna.





Deputados da República reuniram com várias entidades graciosenses


Além da visita à PSP, Berta Cabral e António Ventura reuniram com o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, reunindo também com associações de agricultores e de pescadores, de forma “a estarmos a par da realidade da Graciosa, também ao nível dos seus principais setores económicos, para que possamos intervir da melhor forma em prol do desenvolvimento da Região”.
Na área da agricultura, António Ventura anunciou que o PSD vai avançar com uma iniciativa para a criação de um comité científico para os agroalimentos.
O objetivo desta estrutura será retomar a confiança nos agroalimentos, em especial no leite.





Santa Cruz da Graciosa decorada para o Natal

Da autoria dos trabalhadores do município, assiste-se novamente este ano a uma decoração bonita, com aproveitamento da beleza dos pauis e da Praça Fontes Pereira de Melo, com a grande árvore de Natal, no largo em frente à Câmara Municipal.
Nos próximos Domingos haverá novamente animação com a presença do Pai Natal, Feira das Oportunidades, Animação Musical e Feira do Livro.





Comissão Assuntos Sociais reuniu na Graciosa para auscultações sobre projeto de resolução que recomenda ao Governo Regional a divulgação, promoção e apoio ao Carnaval da Ilha Graciosa

A proposta da autoria do PSD, com data de Fevereiro deste ano, refere que apesar das singularidades e de já serem reconhecidos os aspectos particulares do Carnaval Graciosense, ou da fama que granjeiam os bailes de Carnaval da ilha, “torna-se necessário consagrar essa importância em acções e medidas que permitam engrandecer ainda mais o Carnaval Graciosense, promova a cultura graciosense e incentive o turismo na ilha.”
Durante os trabalhos que decorreram na Graciosa foi ouvido Manuel Avelar Santos, presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, que deu um parecer positivo à proposta. No entanto, o autarca alertou que é essencial que volte a haver uma associação a cargo da organização, que envolva uma série de organismos.
Apesar de já existirem apoios, Avelar Santos é de opinião que o governo pode melhorar os transportes naquela época, divulgar e promover este evento graciosense.
O nosso Carnaval é muito específico, mas segundo Avelar Santos pode ser aproveitado para dinamizar a época baixa, desde que haja uma grande organização, que resulte numa experiência positiva para quem nos visite, saia com uma boa experiência e vontade de cá voltar.
Jorge Cunha, Diretor do Museu da Graciosa também foi ouvido nesta comissão.






Bairros Sociais com 4 moradias para entrega

A informação foi dada pela vice-presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, Conceição Cordeiro, durante a última reunião do executivo camarário.
O assunto surgiu pelo vereador António Reis, tendo a vice-presidente informado que há uma casa no Bairro Conde Simas já pronta, estando a aguardar o relatório do Instituto para o Desenvolvimento Social dos Açores, devendo a entrega desta moradia ser aprovada na próxima reunião de Câmara.
No Bairro Abaixo do Fragoso, na Luz, há uma casa cujos trabalhos de recuperação estão a terminar e no Bairro da Boa Vista, no Centro de Santa Cruz, duas moradias serão entregues, uma está a ser remodelada e outra está temporariamente ocupada por uma família, cuja casa está em obras.
O vereador do PSD perguntou se havia possibilidade das duas casas, que estão quase prontas, serem entregues antes do Natal, tendo Conceição Cordeiro, confirmado que sim.



Twitter Facebook Favorites More