Traduzir

Rádio Graciosa


14 dezembro 2017

PS chumbou Projecto de Resolução para inclusão da Graciosa na Linha Lilás da Atlanticoline

O grupo parlamentar PSD Açores recomendou, através de uma iniciativa legislativa, que o Governo proceda à inclusão da ilha Graciosa na “linha lilás” da Atânticoline.
Na ótica dos sociais democratas, a exclusão da ilha Graciosa da “linha lilás” favorece o isolamento e assume-se como um entrave ao potencial da ilha Graciosa.
No documento destaca-se a ideia de que a existência de uma rede de transportes marítimos que contribua para a aproximar as ilhas e potencie a mobilidade é fundamental para a existência de um mercado interno. Os sociais democratas garantem que “as chamadas ‘forças vivias’ da ilha, nomeadamente, empresários, agricultores, pescadores e até a Câmara Municipal consideram essencial a inclusão da ilha Graciosa na referida operação”.
O PSD/A recomendava, assim, que o Governo Regional fornecesse instruções à Atlânticoline, a fim de integrar a ilha Graciosa na “linha lilás” por via da otimização da utilização dos navios da empresa em questão.
Em sede de comissão, a proposta foi aprovada por maioria, com votos a favor do PSD, com abstenção de todos os outros partidos, que deixaram a decisão para o plenário.
O Projecto de Resolução para inclusão da Graciosa na Linha Lilás da Atlanticoline foi apresentado na Quarta-feira no parlamento açoriano e chumbado, apenas com os votos contra do PS, incluindo os deputados da Graciosa.

O deputado João Costa entende que os deputados socialistas “votaram contra a Graciosa, contra a opinião de empresários, agricultores, pescadores, autarquia e conselho de ilha.”

José Ávila, deputado do PS eleito pela Graciosa afirma que os deputados socialistas não concordam com a proposta, “porque não ia acrescentar nada de novo ou melhorar as ligações marítimas de e para a Ilha Graciosa”.
O deputado graciosense explicou que  “mais do que a cor da linha, interessa a qualidade do serviço, a rapidez das viagens, a fiabilidade do serviço e a eficiência da operação”, mas reconheceu que “ainda não está tudo bem nas ligações marítimas com a Ilha Graciosa” e que vão “continuar a exigir o que deve ser melhorado no transporte marítimo”.
José Ávila disse ainda que “muito tem sido feito no sentido de melhorar esta operação e para isso, tem contribuído o grande investimento feito na reorientação do Porto Comercial, na construção da rampa Roll-on / Roll-off, no assinalamento marítimo e, por fim, a própria contratação de um piloto de barra residente”.
Apesar dos “investimentos que aumentaram a segurança e a regularidade das operações marítimas na Ilha Graciosa”, José Ávila garante que os deputados socialistas vão continuar “a exigir melhorar o que deve ser melhorado nos transportes marítimos”.

Manuel José Ramos, deputado do PS eleito pela Graciosa referiu que “na bancada do PS estivemos e estamos ao lado dos Graciosenses, para reivindicar melhores acessibilidades marítimas, para a ilha Graciosa".
O deputado socialista eleito pela Graciosa, reforçou a necessidade de se apresentarem propostas “exequíveis e ponderadas”, o que não é o caso, como se verificou pelas duvidas que a iniciativa do PSD gerou entre alguns parceiros sociais, nomeadamente por parte dos ”concelhos de Ilha que tiveram algumas dificuldades em responder a esta proposta, porque não perceberam como pretendem os proponentes operacionaliza-la”.

Também o deputado Ricardo Ramalho usou da palavra durante o debate, salientando os dados positivos do Turismo na Graciosa e realçando a resposta que o executivo socialista já tem prevista para a ilha: “São sem dúvida indicadores muito positivos para a ilha Graciosa, contudo o Partido Socialista não está ainda totalmente satisfeito e é precisamente por isso que o Governo dos Açores, já autorizou o lançamento de um concurso para a construção de um navio ferry com capacidade para 650 pessoas e 150 viaturas, que visa oferecer um serviço regular, contínuo, durante o ano inteiro, e de qualidade entre os três grupos de ilhas do nosso arquipélago“.



Twitter Facebook Favorites More