Traduzir

Rádio Graciosa


07 julho 2017

Resumo Semanal de 3 a 7 de Julho de 2017


1º Festival de Folclore da Ilha Graciosa decorre de 15 a 16 de Julho


O Grupo Folclórico da Casa do Povo de Praia leva a efeito nos dias 15 e 16 deste mês de Julho o 1º Festival de Folclore da Ilha Graciosa.
A 1ª edição vai contar com a participação do grupo anfitrião, o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Praia da Graciosa, o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Guadalupe e o Grupo Folclórico "As Lavradeiras do Vale de Sousa", de Meinedo, Lousada, Porto, este último constituído por 49 pessoas.
O evento, integrado nas Festas de São Mateus, visa dar a conhecer os usos, os costumes e as tradições do património cultural e turístico nacional e internacional.




Bandeira Azul hasteada no Barro Vermelho

A Câmara Municipal foi responsável pela candidatura Bandeira Azul do Barro Vermelho, salvaguardando todos os seus requisitos, incluindo a contratação de dois nadadores-salvadores.
Ao longo de toda a época balnear estarão presentes dois nadadores-salvadores, com vista a apoiar e a proteger todos os banhistas daquela zona balnear.
O Município e a Junta de Freguesia de Santa Cruz da Graciosa empenharam-se no sentido de criar ótimas condições para todos os visitantes do Barro Vermelho, apresentando um local muito agradável para banhos.
Este ano, para além dos solários junto ao mar, os banhistas poderão este ano usufruir da praia da bagacina vermelha, que foi alvo de intervenções de melhoramento por parte da Junta de Freguesia.




“Férias na Caldeira” decorre durante o mês de Julho

Crianças, a partir dos 6 anos, podem participar em diversas atividades, entre as quais jogos, puzzles e atividades experimentais sobre vulcões, com o objetivo de dar a conhecer aos mais novos, a geologia da Graciosa.





Descoberta mais uma ave rara na Graciosa

Foi no âmbito dos trabalhos de investigação sobre a mais pequena ave marinha dos Açores e endémica do arquipélago, o paínho-de-monteiro (Hydrobates monteiroi), que surgiu esta descoberta relativa a outra espécie rara de ave marinha, a alma-negra. Foram identificados 13 ninhos de alma-negra no ilhéu de Baixo, mas apenas quatro eram acessíveis dado que esta pequena ave escava o ninho bem fundo em fendas e buracos. As suspeitas passaram a certezas nesses quatro ninhos, uma vez que estavam ocupados com aves incubando o seu único ovo. A estimativa populacional desta colónia aponta para a existência de cerca de 20 casais reprodutores.





ROCMA na Graciosa para a 5ª volta do rastreio do cancro da mama

A Unidade Móvel do Centro de Oncologia dos Açores está na Graciosa, para a 5ª volta do programa organizado de rastreio do cancro da mama.
Até ao dia 18 de Julho, as mulheres na faixa etária dos 45/74 anos, constituem a população alvo, sendo que a ordem de rastreio por freguesias é Guadalupe, Luz, São Mateus e Santa Cruz. Todas as mulheres na faixa etária a rastrear, que não tenham recebido a convocatória devem ligar, nos dias úteis, para o telemóvel 919163670, para marcarem o seu exame.
Segundo informação do Centro de Oncologia dos Açores, a taxa de participação do rastreio tem vindo a subir na Graciosa, tendo sido de 65,7% na primeira volta, 78,9% na segunda volta, 85,4% na terceira volta e 91,8% na quarta volta.
Assim o coordenador geral do Centro, Raul Rego, afirma em comunicação à Rádio Graciosa que o objetivo para esta 5ª volta “é melhorar a excelente participação já alcançada.”





Dia da Defesa Nacional na Graciosa a 10 e 11 de Julho para 54 jovens

Pouco mais de meia centena de jovens graciosenses, nascidos em 1998, estão convocados para o "Dia da Defesa Nacional", cujo edital se encontra afixado no átrio da Câmara Municipal e nas juntas de freguesia do Concelho.





Metrologista estará na Graciosa na próxima semana

A Câmara Municipal informou que, de 10 a 15 de julho, estará na nossa ilha um metrologista para efetuar a aferição de balanças.
Todos os interessados neste serviço deverão preencher um requerimento próprio nos serviços administrativos dos Paços do Concelho.





Oposição contesta apoio de 100 mil euros de apoios à Academia Musical neste mandato

A última reunião do executivo camarário de Junho, decorreu na Junta de Freguesia da Luz.
No encontro destacou-se a aprovação de atribuição de um subsídio de 10 mil euros à Academia Musical da Ilha Graciosa, com votos a favor da maioria socialista e abstenção dos vereadores do PSD.
O vereador João Cunha disse que este ano já vai em 25 mil euros o apoio àquela instituição, perfazendo 100 mil euros ao longo deste mandato, considerando-a “filha da Câmara Municipal” e “enteada do Governo”. João Cunha acusou a tutela de se ter demitido da sua competência e não ter “atribuído um cêntimo”, quando a autarquia atribui “verbas astronómicas”, atitude que disse não entender, pois outras instituições que prestam um trabalho “tão ou mais meritório” não são apoiadas.
Avelar Santos, presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, disse respeitar a opinião da oposição e reconheceu que a Academia faz um trabalho meritório.
A proposta refere que o apoio tem como objetivo a continuação das atividades daquela instituição.





9º Rali Ilha Graciosa com 36 inscritos

A ilha Terceira é a mais representada com 24 viaturas e a ilha Graciosa apresenta 5 equipas, duas delas estreantes. São Miguel e Faial apresentam duas duplas, o mesmo número que viaja do continente português, as duplas Pedro Lança/Paulo Marques e Paulo Santos/André Barras. A equipa picoense Mário Jorge/César Rosa está também de regresso ao rali da "ilha branca".
O 9º RALI ILHA GRACIOSA tem uma extensão total de 142,13Kms dos quais 42,92Kms correspondem às 7 provas especiais de classificação a serem percorridas.
Na Sexta-feira à noite decorrerá a habitual super-especial noturna, no centro da vila de Santa Cruz da Graciosa.
No Sábado de manhã, aparece a novidade deste ano, a prova especial Limeira-Ribeirinha, com passagem dupla, passando pela estrada da Serra Branca que tem um novo piso de asfalto.
Na tarde de Sábado, decorrem duas passagens pelo troço Luz-Praia, troço marcado pela passagem por zonas habitacionais.





Deputados Graciosenses do PS participam em jornadas dedicadas às pescas

José Ávila, Manuel José Ramos e Ricardo Ramalho participam nas Jornadas Parlamentares do Grupo Parlamentar do Partido Socialista que decorrem em S. Miguel nos dias 6 e 7 de julho, dedicadas às Pescas.
O Grupo Parlamentar do Partido Socialista promoveu, esta quinta-feira, um debate sobre o setor das pescas, no âmbito das jornadas parlamentares que estão a decorrer no Nordeste, onde se evidenciou a importância desta atividade económica e o seu futuro em que o diálogo é algo fundamental.



Twitter Facebook Favorites More