Traduzir

Rádio Graciosa


29 julho 2017

Resumo Semanal de 24 a 28 de Julho de 2017


Bombeiros foram chamados para incêndio

Tratou-se de um alerta para incêndio, no Caminho de Cima, mais concretamente uma queimada, realizada junto a uma moradia, que estava descontrolada.
Todos os anos, os Bombeiros Voluntários são chamados inúmeras vezes para controlar queimadas que ficaram descontroladas, nas sua maioria das vezes por as pessoas que as realizam, não terem efectuado os procedimentos adequados.




Pedro Andrade é o novo Presidente do Graciosa Futebol Club

Tratou-se da única lista candidata, quando decorria já a terceira reunião no sentido de encontrar uma nova direção, para o clube amarelo e vermelho de Santa Cruz da Graciosa.





Bombeiros da Graciosa receberam curso de tripulantes de ambulância

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores promoveu um Curso de TAT, na Graciosa, entre 05 e 16 de Julho, para 11 elementos do Corpo de Bombeiros da Graciosa.
A Associação de Bombeiros Voluntários da Ilha Graciosa tem um corpo de 37 bombeiros e 13 estagiários.






Vereador João Cunha alerta para mau estado das bermas das estradas regionais e municipais

Ao elogiar o trabalho que das autarquias graciosenses nas zonas balneares da ilha, nomeadamente a de Santa Cruz, o antigo deputado regional e vereador da Câmara Municipal, fez “um aparte” para alertar para as estradas municipais e regionais, que diz que estão “muito pouco apresentáveis”, para a época do ano em que a Graciosa é mais visitada.
Monda e ervas altas nas bermas das estradas deixam preocupação do vereador, que afirma que os trabalhadores dos serviços públicos devem ser empenhados nesta tarefa, de modo embelezar as nossas estradas.






51 toneladas de goraz redistribuídas na Graciosa

O Governo dos Açores, na sequência da solicitação das associações de pesca de Graciosa Faial, Terceira, São Miguel e Santa Maria, decidiu, através de um despacho publicado Sexta-feira em Jornal Oficial, alterar a repartição da quota de goraz pelas embarcações destas ilhas.
No que diz respeito à Graciosa, são 34 as embarcações contempladas, pelas quais foram distribuídos 51.004 Kgs de goraz.






Subida ao Pico Timão é atividade do Parque Aberto de Agosto

A Agenda de Parque Aberto de Agosto, divulga como atividade na Graciosa, uma subida ao Pico Timão, pelas 10 horas, do dia 12.
Trata-se da subida à mais recente erupção vulcânica da ilha, para promover a prática de exercício físico na natureza e transmitir informações sobre a bio e geodiversidade locais.





Santa Cruz da Graciosa entre os 100 municípios com melhor eficiência financeira

O ranking foi publicado na segunda-feira no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, referente a 2016.
De entre os 308 municípios portugueses, Santa Cruz da Graciosa está nos 100 municípios, com melhor eficiência financeira do país.
O nosso concelho aparece ainda no 4º lugar no ranking nacional de municípios com menos receita cobrada em 2016, no 25º no ranking nacional de municípios com menos investimentos pagos, ou seja uma reduçlão de investimento na ordem dos 43,5% em relação a 2015. Santa Cruz da Graciosa é o 12º  município, no ranking regional que menos taxa de IMI cobraram no ano passado.





Governo aprovou contrato programa com Ilhas de Valor para investimentos no Hotel Graciosa

O Conselho do Governo, reunido a 25 de julho de 2017 na Madalena, na ilha do Pico deliberou autorizar a celebração de um contrato-programa, entre a Região Autónoma dos Açores e a empresa Ilhas de Valor, S.A., para o ano 2017, até ao montante de três milhões de euros.
Segundo comunicado de governo, o contrato-programa destina-se à implementação do plano de investimento e de atividades dessa empresa, que tem desenvolvido um conjunto de ações e de investimentos com especial relevância para a coesão regional, como são os casos do Hotel da Graciosa, Hotel das Flores ou do Museu da Ilha das Flores.





Dia dos Avós foi celebrado no Parque do Pinheiro

O Projeto Envelhecer Com Dignidade organizou na Quarta-feira, uma celebração do Dia dos Avós, no Parque do Pinheiro e apesar do mau tempo e muita chuva, conseguiram realizar a sardinhada.
O dia foi de muita animação e alegria, num evento que contou com o apoio do município, juntas de freguesia, santas casas e de muitas empresas graciosenses.






Adjudicada obra de remodelação do Pavilhão Desportivo Municipal

A empreitada, com o valor de 237.660 euros sem inclusão do IVA, foi adjudicada à empresa Marcometal II.
Recorde-se que o Pavilhão Municipal tem muitos danos ao nível da cobertura, o que tem levado a infiltrações de água, sendo objetivo deste investimento do município resolver este problema, com a utilização de novos materiais, adequados àquela zona junto à orla costeira.





Peixe descarregado em lota aumentou ligeiramente em Junho

De acordo com os dados divulgados pelo Serviço Regional de Estatística dos Açores, na Graciosa, foram entregues em lota 11.593 Kg de peixe, no passado mês de Junho, um aumento ligeiro de 839 Kg, em comparação com os 10.754 Kg de Junho de 2016.
O peixe capturado no mês de Junho, rendeu aos pescadores graciosenses 91.235 euros.

De Janeiro a Junho deste ano entraram em lota na Graciosa, um total de 46.533 Kg de peixe, que rendeu o valor de 453.067 euros.

Twitter Facebook Favorites More