Traduzir

Rádio Graciosa


23 junho 2017

Voto de Congratulação pelos 300 anos da procissão de Guadalupe

Ricardo Ramalho, deputado Graciosense do PS, apresentou esta semana, no plenário de Junho, na Assembleia Legislativa Regional, um voto de congratulação pelos 300 anos da procissão de penitencia de Nossa Senhora de Guadalupe ao Monte da Ajuda.
O deputado lembrou que, no passado mês de maio, mais concretamente no dia 24, celebrou-se o terceiro centenário da Procissão de Penitência e Ação de Graças de Nossa Senhora de Guadalupe ao Monte da Nossa Senhora da Ajuda, na ilha Graciosa.
Segundo reza a história, esta procissão teve o seu inicio no longínquo ano de 1717 e a sua organização esteve intimamente relacionada com uma crise sísmica que devastou principalmente o lado norte desta ilha.
Refere o voto que “a cada ano, logo pela manhã, a população graciosense dirige-se até à freguesia de Guadalupe onde é celebrada a primeira missa na Igreja Paroquial.
Logo de seguida, inicia-se o cortejo, com cerca de 10 quilómetros no total, em direção ao cimo do Monte da Ajuda.
Alcançada a vizinha freguesia de Santa Cruz, são percorridas algumas das suas artérias, entre silêncios, cânticos e orações os peregrinos celebram a segunda missa quando é alcançado o topo do Monte da Ajuda. Terminado a missa campal é tempo de fazer o percurso inverso.
Na origem deste voto multissecular, o povo prometeu organizar a procissão sempre num dia de trabalho, razão pela qual, trezentos anos depois, a mesma não se realiza aos domingos e dias feriados pois na altura era tradição cada pessoa dar um dia de trabalho.
Considerando o profundo significado religioso de que se reveste a Procissão de Penitência e Ação de Graças de Nossa Senhora de Guadalupe ao Monte de Nossa Senhora da Ajuda é hábito ser concedida tolerância de ponto aos trabalhadores da administração pública regional e local cujos serviços estejam sedeados na ilha Graciosa.
Assim, nos termos regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista propõe que a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, reunida em plenário de junho, emita o seguinte Voto de Congratulação.
A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, congratula o povo graciosense pelas comemorações do terceiro centenário da Procissão de Penitência e Ação de Graças de Nossa Senhora de Guadalupe ao Monte de Nossa Senhora da Ajuda.”



Twitter Facebook Favorites More