Traduzir

Rádio Graciosa


19 maio 2017

Resumo semanal de 15 a 19 de Maio de 2017

 
"GraciosaMotofest 2017" com 170 motos já inscritas


O Moto Club Ilha Graciosa está a organizar o "GraciosaMotofest 2017", que se realiza nos dias 9, 10 e 11 de Junho.
O evento aberto todos os motards espalhados pelas 9 ilhas dos Açores, já conta com um total de 170 motos inscritas, mas estima-se que poderá atingir as 200.




Escola Secundária ficou em segundo na Fase Zonal B nos Jogos Desportivos Escolares do 2º Ciclo

No 2.º ciclo, a Escola Secundária de Santa Cruz da Graciosa ficou em segundo lugar, a apenas a 1 ponto da Secundária de Angra do Heroísmo, vencedora da prova.
Uma boa prestação para a escola graciosense, que defrontou as escolas de Angra do Heroísmo, Tomás de Borba e a anfitriã, Secundária das Flores.
A classificação resulta da vitória em masculinos nas modalidades de futebol, basquetebol, estafetas, lançamento de peso, salto comprimento, 800 metros, salto em altura e arremesso de bola. Nos femininos destacou-se o 1º lugar em barreiras e segundos lugares em futebol, voleibol, patinagem e lançamento de peso.




Aumento de 17% no movimento de passageiros em Abril

No aeroporto da Graciosa desembarcaram em Abril 2.123 passageiros, correspondendo a uma variação homóloga positiva de 14%, fruto de mais 291 desembarques, do que os 1.832 do mesmo mês, de 2016.
Entre janeiro e abril deste ano desembarcaram um total de 7.457 passageiros no Aeródromo da Graciosa, correspondendo a uma variação homóloga positiva de 14%, em comparação com o mesmo período de 2016.
Nos embarques, no passado mês de Abril, foram registados 2.130, o que equivale a uma variação homóloga positiva de 17%, face aos 1.903 embarques de abril do ano passado.
Nos primeiros quatro meses de 2017 a Graciosa foi escalada por 200 aviões, que levaram da ilha cerca de 33 toneladas de carga e cerca de 2 toneladas e meia de correio. Por via aérea, chegaram à Graciosa cerca de 16 toneladas e meia de carga e 12 toneladas de correio.




Jorge Cunha eleito presidente da Associação dos Desportos da Ilha Graciosa

A Direcção passa a ser liderada por Jorge António Cunha – que foi o primeiro Presidente desta Associação -, a Mesa da Assembleia Geral por Euclides Carquejo e o Conselho Fiscal por Rui Santos Costa.
Esta nova direção conta, na sua maioria, com pessoas ligadas ao voleibol e ao andebol, que desenvolvem o seu trabalho em regime de voluntariado.
A Associação dos Desportos da Ilha Graciosa foi fundada a 8 de Outubro de 1985, com o propósito de promover e apoiar o desporto graciosense, centrando o seu trabalho nas modalidades de pavilhão e de pista.





Sporting de Guadalupe recebeu faixas de Campeão de Futebol dos Açores na Câmara Municipal

Manuel Avelar Santos, Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, recebeu, Sergunda-feira à tarde, a equipa do Sporting de Guadalupe, Campeã de Futebol dos Açores, nos Paços do Concelho.
Na cerimónia solene, o autarca entregou as faixas de campeões dos açores, aos jogadores, equipa técnica e dirigentes do Sporting de Guadalupe.
O Sporting de Guadalupe fez história ao sagrar-se Campeão de Futebol dos Açores, na época 2016/2017, um feito nunca antes alcançado por um clube da ilha.






Hotelaria graciosense registou subida de 12% nas dormidas entre Janeiro e Março

A subida de 12 % registada na Graciosa, nos primeiros três meses do ano, deve-se um aumento de 238 dormidas, em comparação com as 2.826, registadas no mesmo período do ano passado. A hotelaria da Graciosa recebeu entre Janeiro e Março, um total de 1.111 hóspedes, sendo 349 em Janeiro, 353 em Fevereiro e 409 em Março.
Em Março, a hotelaria graciosense registou 1.231 dormidas, uma subida de 14,1%, em comparação com o mesmo mês de 2016. No mesmo mês, a taxa de ocupação foi de 22,7%, uma variação homóloga positiva de 3,4%. No entanto, a estada média baixou 5,9%, das 3,2 noites de Março de 2016, para as 3,0 noites em Março deste ano.
Durante os primeiros 3 meses de 2017, o turismo rendeu na Graciosa 116.997 euros de proveitos totais, sendo 26.385 euros de proveitos da restauração, 90. 612 euros de proveitos por aposento.





Presidente do Governo concede tolerância de ponto a 24 de Maio na Graciosa

O despacho destaca o elevado significado religioso, que tem para a população da ilha Graciosa, a Procissão de Penitência e Ação de Graças de Nossa Senhora da Guadalupe, ao Monte de Nossa Senhora d'Ajuda, que se realiza desde 1717.





Juntas de Freguesia preparam zonas balneares para o verão

Com o início do mês de Maio, as Juntas de Freguesia da Graciosa intensificaram os trabalhos de arranjo das zonas balneares.
A Junta de Freguesia de Santa Cruz da Graciosa, já há semanas que está a limpar a praia de bagacina, na zona balnear do Barro Vermelho, galardoa com bandeira azul. Para além disso, decorrem ainda pequenos trabalhos e acabamentos nas estruturas do parque, mais concretamente nos balneários e churrasqueiras. Na Calheta e Boqueirão vão começar limpezas, pinturas e colocaçção de corrimões, bem como a remoção de limos.
A Junta de Guadalupe, nos Poceirões da Vitória, está a proceder a arranjos de muros, limpeza na zona de campismo e a colocação de corrimões nas escadas de acesso.
A Junta de Freguesia de São Mateus está a limpar o areal da praia, com remoção do sargaço que o mar deixou. A autarquia realiza também trabalhos de conservação nos balneários e bar. Em Junho chega novo mobiliário urbano e equipamentos lúdicos. Serão ainda instalados 2 eco-pontos e a novidade este ano será a iluminação noturna do areal.
A Junta de Freguesia da Luz está a preparar a zona balnear do Carapacho. Os primeiros trabalhos decorreram ainda em Fevereiro, no parque infantil da zona balnear, nomeadamente na aquisição e colocação de baloiço com escorrega e piso adequado às normas de segurança, colocação de mesas, melhoramento na vedação e pintura de muros. Na zona das piscinas, decorre a colocação de corrimões, limpeza e algumas pinturas.





Mais de 200 toneladas de queijo produzidas na Graciosa entre Janeiro e Março

A Industria de Laticínios da Graciosa produziu, nos primeiros 3 meses deste ano, 202.455 Kg de queijo de leite de vaca.
Os dados do Serviço Regional de Estatística revelam que, em Janeiro foram produzidos 64.230 Kg, em Fevereiro 60.613 Kg e o pico da produção foi em Março, com 77.612Kg.
De Janeiro a Março foram ainda produzidos 17.875 Kg de manteiga e vendidos 4.325 litros de leite para consumo público.





Termas do Carapacho funcionam até Julho apenas com vertente bem-estar

As obras de remodelação das Termas do Carapacho já terminaram, assim garantiu o Diretor Regional do Turismo, em entrevista à Rádio Graciosa.
Filipe Macedo disse que resolver os problemas estruturais das termas foi o objetivo da obra, de que resultou a escolha de material adequado àquelas águas, mas o governante alerta que estruturas deste tipo necessitam sempre de algumas obras de manutenção.
Sobre o funcionamento das termas, terminadas que estão as obras, Filipe Macedo esclareceu que até Julho, vai continuar a funcionar apenas a vertente de bem-estar. Entre 3 de Julho e 17 de Setembro decorrerá um protocolo, para consultas de reumatologia e hidrologia. Assim este ano é o Governo dos Açores que vai “gerir” o funcionamento das termas, pois apenas no final do ano aquela estrutura será concessionada.
Filipe Macedo garantiu que as termas continuaram a ser promovidas, no âmbito do turismo de bem-estar, enquanto decorreram as obras.
Sobre a certificação das águas, disse tratar-se de um processo exigente e demorado, mas que vai avançar através do INOVA.




Assembleia Regional aprovou voto de congratulação pela vitória do Sporting de Guadalupe no Campeonato de Futebol dos Açores

O Grupo Parlamentar do PS, na Assembleia Legislativa Regional, apresentou um Voto de Congratulação, pelo título de campeão de futebol dos Açores conseguido pelo Sporting de Guadalupe.
José Ávila destacou o feito alcançado pelo clube
João Costa da bancada PSD, deixou felicitações ao Sporting Guadalupe pela extraordinária conquista do Campeonato de Futebol dos Açores.





Obras de consolidação do Porto de Santa Cruz já foram retomadas

A obra de consolidação do Porto de Santa Cruz da Graciosa, foi retomada esta semana, depois de vários meses sem avanços.
A empreitada, que teve início em Setembro de 2016, prevê diversas intervenções de consolidação das infraestruturas do porto, no sentido de reparar os estragos causados por intempéries, consolidar as estruturas afetadas e melhorar as suas condições de utilização, contribuindo, assim, para uma maior segurança dos profissionais da pesca e das suas embarcações.

Com um valor global de cerca de meio milhão de euros, a Tecnovia Açores – Sociedade de Empreitadas, S.A. tem um prazo de 240 dias para a sua execução.

Twitter Facebook Favorites More