Traduzir

Rádio Graciosa


25 maio 2017

Todas as quatro freguesias da Graciosa distinguidas com o galardão-Freguesia Limpa 2016

Foi no concelho da Praia da Vitória, que decorreu a cerimónia de entrega dos prémios às juntas de freguesia premiadas, sendo que concorreram um total de 156 autarquias em 2016.
As quatro juntas de Freguesia da Graciosa receberam o galardão Freguesia Limpa 2016.
A Junta de Santa Cruz foi a que teve a pontuação mais alta, com 36 pontos e por isso recebeu o prémio de excelência. As Juntas de Guadalupe, Luz e São Mateus, ambas com 35 pontos, receberam o diploma e a bandeira para hastear nas suas sedes.
Este concurso pretende reconhecer e distinguir o esforço das autarquias locais, em colaboração com as populações, na limpeza, remoção e destino final dos resíduos abandonados em espaços públicos, incluindo as linhas de água e a orla costeira, bem como o desenvolvimento e participação em programas e ações de sensibilização e educação ambiental.

O programa, que existe desde 2010, envolve todas as ilhas dos Açores, distinguindo em cada uma delas as freguesias cujo esforço de limpeza e de manutenção tenha obtido a pontuação mais elevada nos diversos critérios de avaliação, através dos Prémios de Excelência, instituídos pela primeira vez em 2014.
Desde 2016, este concurso passou a integrar dois novos projetos, denominados ‘A Minha Ribeira’ e ‘Costa Limpa’, dirigidos para freguesias em cujos territórios existam linhas de água que importe monitorizar e assegurar a manutenção de condições de limpeza e de normal funcionamento.


Twitter Facebook Favorites More