Traduzir

Rádio Graciosa


24 maio 2017

Procissão de Penitencia da Senhora de Guadalupe ao Monte da Ajuda cumpre hoje 300 anos

A Procissão de Penitencia da Senhora de Guadalupe ao Monte da Ajuda realiza-se hoje, dia 24 de Maio, cumprindo 300 anos de voto dos Graciosenses, com a presença do Bispo de Angra, D.João Lavrador.
Este voto do povo graciosense surgiu no ano de 1717, altura em que a Graciosa foi atingida por uma forte crise sísmica, que deixou muitas famílias sem abrigo.
A procissão que liga as freguesias de Guadalupe e de Santa Cruz, saiu às 8 da manhã da Igreja de Guadalupe, depois já em Santa Cruz, subiu ao Monte da Senhora da Ajuda, onde foi celebrada missa campal. Após a missa, iniciou-se o regresso ao Guadalupe, num percurso que totaliza 10 quilómetros, e que, todos os anos, é percorrido por gente de todas as idades.
A tradição é de que se realize a 24 de Maio, mas nunca ao Domingo, pois a origem do voto é de que os graciosenses prometeram um dia de trabalho.


O Presidente do Governo dos Açores concedeu tolerância de ponto, no dia 24 de Maio, aos trabalhadores da Administração Pública Regional cujos serviços estejam sediados na ilha Graciosa. Assim, os serviços públicos e escolas, estão encerrados esta Quarta-feira.







Twitter Facebook Favorites More