Traduzir

Rádio Graciosa


08 maio 2017

Burro Anão da Graciosa é destaque de concurso de fotografia

A MiratecArts prometeu lançar cinco novos projetos neste o seu quinto ano de programação nos Açores. Depois do Apresenta Triângulo, da Festa do Vime, do Azores Birdwatching Arts Festival, do Visitarte - o festival de artes em casas rurais, vem agora o ZAPE - Dia do Burro, assim marcando World Donkey Day, o Dia Mundial do Burro, que se celebra hoje, dia 8 de maio.
O ZAPE - Dia do Burro tem o objetivo de celebrar a população asinina nos Açores, incluindo a reconhecida raça autóctone do burro anão da ilha Graciosa. Ao elevar esta espécie, através de variadas formas de arte da contemporaneidade, o projeto do Dia do Burro pretende, assim, revalorizar e reinventar o mundo rural ligado a este meigo animal que, durante séculos, lavrou a terra e carregou pessoas e bens.
O próprio nome ZAPE, palavra com origem onomatopaica e que representa o som que o burro faz com a extremidade da pata quando bate no chão, foi escolhido por ir ao encontro do dinamismo que este animal sempre concedeu ao mundo da ruralidade e que caracteriza, acima de tudo, a celebração deste Dia do Burro. Atualmente, o reconhecimento do seu papel social já é inegável, mas, infelizmente, a sua dignificação ainda não está assegurada. Por isso, o ZAPE quer marcar a diferença nos Açores ao mesmo tempo que também tem a intenção de dar visibilidade a este animal presente em todo o mundo.

Para lançar o primeiro ano do projeto ZAPE - Dia do Burro, a MiratecArts desafia fotógrafos a captarem imagens da população asinina que se encontra nos Açores, com destaque para o mais único - o burro anão da Graciosa. Assim, e até novembro, a associação aceitará inscrições de participação. Um júri de artistas e associados à produção e proteção da população asinina escolherão as imagens finalistas que depois serão impressas para exposição. O concurso comporta duas categorias: Melhor Imagem do Burro Anão da Graciosa e Melhor Imagem População Asinina nos Açores. Os vencedores serão galardoados com um pacote promocional e com participação em eventos da MiratecArts numa ilha, além da ilha de sua residência. Para os detalhes de inscrição visite a página www.zapediadoburro.com



Twitter Facebook Favorites More