Traduzir

Rádio Graciosa


07 abril 2017

Resumo Semanal de 3 a 7 de Abril de 2017


Áurea, João Pedro Pais, Karetus e Herman José no Festival Ilha Branca 2017


A organização do Festival Ilha Branca lançou o cartaz da edição deste ano, que decorre entre 11 e 14 de Agosto, integrado nas Festas do Concelho de Santa Cruz da Graciosa.
O festival abre com atuação de Áurea, a 11 de Agosto, contando ainda com o DJ Rafman.
A 12 de Agosto, atuam os Pó de Palco e o Dj Karetus e no Domingo, João Pedro Pais e o Dj Gaspar.
O festival encerra a 14 de Agosto, Feriado Municipal com Herman José e Festa dos trintões.






António Reis apresentado oficialmente como candidato do PSD à Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa

A Comissão Politica de Ilha do PSD apresentou António Reis como candidato à Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, nas eleições Autárquicas de 1 de Outubro.
Para o PSD Graciosa trata-se de uma aposta na renovação, ao apresentar um jovem graciosense, com ideias novas para o futuro da Graciosa.
António Reis apresentou-se com entusiasmo e vontade de trabalhar, num projeto que melhore a Graciosa e dê mais condições a quem cá vive.
A desertificação será por isso a sua principal preocupação, até porque segundo diz, todos os outros assuntos giram à volta dele.
António Reis inicia agora a elaboração do projeto de governação que vai apresentar aos graciosenses, para o qual quer a participação da população.
A sua campanha não vai centrar-se nos pontos negativos da atual câmara, mas sim em apresentar propostas e ideias.






Manuel José Ramos recandidata-se à Junta de São Mateus

Manuel José Ramos, autarca de São Mateus, faz um balanço muito positivo do seu primeiro mandato.
O autarca afirma que o programa foi cumprido e que o seu executivo sempre teve em conta os anseios da população. Uma das primeiras alterações que procederam foi da forma de gerir e de trabalhar, aproveitando todas as condições para rentabilizar o trabalho da autarquia.
Deste mandato, que está a terminar, o autarca destacou três ações a remodelação e recuperação do Parque de Campismo do Pinheiro, reequipamento da zona balnear e conservação do património da freguesia.
Manuel José Ramos confirmou que se vai recandidatar, pois a sua equipa tem mais projetos para realizar, no sentido de melhorar a freguesia, mas tendo sempre em atenção a opinião da população.






Mostras, teatro e dança na agenda cultural de Abril

O Museu da Graciosa apresentou a agenda cultural de Abril.
A peça em destaque este mês é um Genuflexório, móvel para orar de joelhos, datado dos 60 do séc. XX, que foi doado ao Museu pelo Dr. Lino Almeida Castelão.
A exposição “Visões – O interior do olho humano”, vai continuar patente até ao final do mês e até 30 junho, destaca-se a Mostra do Semestre, com a mostra de algumas das bonecas da colecção do Museu.
No dia 18 de Abril, o Museu da Graciosa associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano subordinadas ao tema "Património cultural e turismo sustentável". Neste dia esta instituição, em parceria com a Associação Cultural, Desportiva e Recreativa da Graciosa, realiza uma visita guiada à Caldeira e ao Museu Rural da Ilha Graciosa.
A 22 de Abril, às 21h00, no Centro Cultural, o Grupo de teatro A Semente apresenta a comédia “Cama, mesa e roupa lavada” e a 25 de Abril, a celebração do 43º aniversário da data será lembrado com espetáculo de dança.





PCP também alerta para problemas nas ligações aéreas inter-ilhas

João Paulo Corvelo, Deputado do PCP, questionou o Governo Regional sobre vários problemas que se colocam nos transportes aéreos, em particular nas ligações inter-ilhas.
O PCP denuncia a recorrente falta de lugares disponíveis nestas ligações, que se torna avassaladora durante os meses de verão, criando problemas graves aos açorianos e limitando o desenvolvimento do turismo na maior parte das ilhas.
João Paulo Corvelo questiona ainda a política de favorecimento às viagens que obrigam a pernoitas nas ilhas de São Miguel ou Terceira, como um sobrecusto acrescentado às viagens de muitos açorianos e contribuiu para desviar fluxos turísticos, agravando as desigualdades do desenvolvimento económico.
O PCP considera que é forçoso atender às necessidades de transporte dessas duas ilhas, levando também em linha de conta a sua dimensão e que se trata aqui de gerir, da forma mais eficiente possível, recursos limitados, mas que isso não pode ser feito à custa da imposição de restrições objectivas ao direito à mobilidade dos restantes açorianos, nem limitando o direito ao desenvolvimento de todas as ilhas dos Açores.
Recorde-se que João Costa, deputado do PSD eleito pela Graciosa, também já alertou e questionou o governo para este assunto, que está a afetar passageiros de e para a Graciosa.






Sport Club Marítimo desceu de divisão no Xadrez

Devido ao critério de desempate e apesar de ter os mesmos 12 pontos do que o 5 classificado, o S.C. Marítimo finalizou o campeonato na sétima posição e não conseguiu impedir a descida de divisão.
Apesar da descida de divisão, a prestação do clube azul e branco de Santa Cruz da Graciosa deve orgulhar os graciosenses, pois dentro de todas as limitações que são reconhecidas, o S.C. Marítimo teve a capacidade de competir e fazer boas exibições a nível nacional.






Autarquia aprova contratação de pessoal técnico e cede mais 50 mil euros à PRODIB

Na ordem de trabalhos, a autarquia aprovou a realização de concurso, com vista a contratação de um arquiteto. O presidente da Câmara já tinha revelado que o município tem graves carências em termos de técnicos superiores e agora inicia-se o processo com vista a contratação de um arquiteto, vaga que estava por preencher.
Por unanimidade foi também aprovada a abertura de concurso para contratação de um assistente técnico.
Por maioria, com 3 votos a favor do PS e 2 votos contra do PSD, foi aprovado o subsidio de 50 mil euros à PRODIB, com vista a cobrir as despesas com os espetáculos musicais e taurinos das festas de Santo Cristo de 2017. Os vereadores António Reis e Eulália Aguiar justificaram o voto contra por considerarem que o relatório apresentado pela associação “apresentar valores falsos, uma vez que consideram impossível o valor da despesa corresponder exatamente ao valor da receita, não havendo qualquer saldo, positivo ou negativo a transitar”. Os vereadores consideram ainda que os relatórios devem ser mais transparentes e lamentam que o presidente da associação, que é também vereador, não se ausente da sala sempre que a câmara delibera uma transferência para a associação em causa.
Por unanimidade, foi deliberado o apoio do Município nas celebrações do 25 de Abril, na sessão que a APAV vai realizar a 19 de Abril, destinada a profissionais da ilha e ainda no apoio ao reativar do agrupamento de escuteiros da Luz.






Produtores de queijo da Graciosa participam na Festa do Queijo Açoriano até 09 de Abril

Está a decorrer, até 09 de Abril, na ilha de São Jorge, a 1ª Edição do Azorean Cheese Fest, iniciativa desenvolvida pela Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo e o Núcleo Empresarial da Ilha de São Jorge (NESJ).
No primeiro dia realizou-se um fórum com mais de uma dezena de Produtores de Queijo dos Açores, desde o Faial, Pico, Terceira, São Miguel, Graciosa e São Jorge. O objetivo é debater questões ligadas ao Setor, identificar constrangimentos, encontrar soluções e possibilitar eventuais parcerias de forma a valorizar o queijo produzido nos Açores e aumentar as suas vendas.
Durante o evento haverá ainda momentos de show cooking e diversas palestras.
A iniciativa prolonga-se, também, aos restaurantes da ilha de São Jorge, com menus especiais e tábuas de queijo.



Twitter Facebook Favorites More