Traduzir

03 fevereiro 2017

Graciosa continua com 4 zonas balneares identificadas

O Diretor Regional dos Assuntos do Mar anunciou que, em 2017, o arquipélago dos Açores terá "70 águas balneares identificadas, mais seis do que no ano passado”, acrescentando que “as novas águas balneares estão todas localizadas na ilha do Pico”.


“A identificação de águas balneares constitui uma garantia de qualidade perante a Comissão Europeia”, afirmou Filipe Porteiro, salientando que a inclusão das águas balneares na lista oficial deve pautar-se “por um compromisso sólido e consistente de manutenção de condições de usufruto, ao longo dos anos, nomeadamente ao nível da saúde e segurança dos banhistas”.
Os dados agora anunciados resultam da consulta pública da lista das águas balneares costeiras a identificar em cada época balnear, correspondendo às que têm um uso balnear mais expressivo, e que todos os anos é promovida pela Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional dos Assuntos do Mar.
Para este ano, prevê-se que São Miguel seja a ilha com maior número de águas balneares identificadas, num total de 24, seguida da Terceira, com 15, e do Pico, com 11.
O Faial terá seis águas balneares, Graciosa e Santa Maria terão quatro cada, São Jorge terá três, a ilha das Flores terá duas e o Corvo terá uma.
Na Graciosa continuam a ser zonas balneares identificadas o Barro Vermelho, Calheta, Praia de São Mateus e Piscinas do Carapacho.
 “Em todas as ilhas do arquipélago, as principais zonas balneares terão as respetivas águas balneares identificadas e monitorizadas”, frisou o Diretor Regional dos Assuntos do Mar. No entanto, são tambem feitas análises em três águas balneares da Graciosa não identificadas, Poceirões, Porto Afonso e Folga.


A identificação das águas balneares costeiras é aprovada, por portaria, pela Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia e publicada até 31 de março em Jornal Oficial com a indicação da duração da época balnear de cada zona balnear identificada.

Twitter Facebook Favorites More