Traduzir

Rádio Graciosa


01 fevereiro 2017

Deputados do PS visitaram projeto de recuperação de vinha

Os deputados do Grupo Parlamentar do Partido Socialista/Açores José Ávila e Manuel Ramos visitaram, esta segunda-feira, uma vinha recuperada por um jovem licenciado, localizada a norte da ilha Graciosa, zona de grande produção vinícola no passado.
A visita teve como intuito divulgar e “incentivar ações de jovens empreendedores, que estão a recuperar atividades que, outrora, tiveram grande peso na economia da ilha, como é o caso da vitivinicultura”.
José Ávila recordou que “a produção de vinho na Graciosa é um desafio exigente para os empresários, mas que pode ser recompensado pelo reconhecimento da qualidade do produto obtido”.
Com o apoio do programa VITIS – o Regime de Apoio à Reestruturação e Reconversão de Vinha -, que visa a reestruturação e recuperação da vinha, a Graciosa já obteve resultados importantes, nomeadamente com a recuperação de 5,57 hectares de vinha. O investimento neste setor continuará a merecer o apoio do Partido Socialista dos Açores não só pela oportunidade que representa enquanto área de negócio para jovens empresários, como também pelo que representa em termos de desenvolvimento de um setor de atividade com muito potencial.
Os deputados socialistas eleitos pela Graciosa concluem que “este plano de ação permite, assim, preservar e incentivar o aproveitamento de todo o potencial de riqueza da paisagem da vinha e da produção do vinho na Região, contribuindo para o crescimento económico da ilha e dos Açores”.

Com estes apoios tem aumentado, por exemplo, a produção de vinho certificado nos Açores, como divulgou recentemente a Comissão Vitivinícola Regional (CVR-Açores). Dos 15 mil litros certificados em 2004 passou-se para 250 mil litros de vinho em 2016, o que também representou um aumento considerável do número de agentes económicos, envolvidos no setor.

Twitter Facebook Favorites More