Traduzir

Rádio Graciosa


21 fevereiro 2017

Alunos graciosenses participam na sessão regional do Parlamento dos Jovens

A sessão regional do Parlamento dos Jovens, que se realiza desde ontem, na Assembleia Legislativa, na Horta, conta com a participação de mais de meia centena de alunos provenientes de 27 escolas de todas as ilhas dos Açores.


Nesta iniciativa, que conta com a parceria do Parlamento e do Governo dos Açores, através das direções regionais da Educação e da Juventude, os estudantes açorianos vão debater vários assuntos subordinados ao tema “Os Jovens e a Constituição: tens uma palavra a dizer!”.
O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, desenvolvida ao longo do ano letivo com as escolas de todo o país, em que se pode inscrever qualquer escola do ensino público, privado e cooperativo.
A Escola Secundária de Santa Cruz da Graciosa está representada por dois alunos, Ricardo Picanço e Sabrina Costa, ambos da turma B, do 9.º ano de escolaridade, acompanhados pelo docente, Carlos Santos.
O programa culmina com a realização anual de duas sessões nacionais na Assembleia da República, a ter lugar em maio, sendo uma destinada aos alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e outra dirigida aos alunos do ensino secundário.
Os objetivos deste programa nacional, ao qual os Açores estão associados desde 1995, relacionam-se com a educação para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política, o conhecimento da Assembleia da República e das regras do debate parlamentar, a promoção do debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões, a reflexão e debate sobre um tema, a definir anualmente, a participação em processos eleitorais e o estímulo da capacidade de expressão e argumentação.
A edição deste ano conta com a presença dos diretores regionais da Educação, José Freire, e da Juventude, Lúcio Rodrigues, e de deputados da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

                                                                                                                       

Twitter Facebook Favorites More