Traduzir

Rádio Graciosa


17 novembro 2016

Unidade de Saúde comemora Dia do Não Fumador

Hoje, dia 17 de novembro de 2016, comemora-se o Dia Mundial do Não Fumador e a Equipa Multidisciplinar de Apoio à Cessação Tabágica  Unidade de Saúde da Ilha Graciosa alerta em comunicado que “é oportuno que cada um de nós tire algum tempo do seu dia para refletir sobre os malefícios do tabaco, malefícios esses capazes de evitar um início de consumo ou de despoletar uma primeira ou nova tentativa de cessação.”
Nos nossos dias, o uso do tabaco é responsável por cerca de 8000 mortes em Portugal. As doenças cardiovasculares, o cancro e enfisema do pulmão e o cancro noutros órgãos, são as causas de morte mais frequentes associadas ao seu consumo, para além de outras doenças incapacitantes que encurtam o tempo de vida e sua respetiva qualidade.
Um fumador encurta a sua vida em cerca de 10 anos, e se fumar um maço de cigarros por dia, gasta em média 90 euros por mês e cerca de1095 euros por ano, um custo relevante que pesa no orçamento familiar.
O aumento do preço do tabaco, as restrições ao consumo de tabaco em locais fechados, bem como as ações de informação e educação para a saúde, constituem estratégias cada vez mais presentes e que podem levar a que muitos fumadores se sintam motivados a procurar a ajuda de um profissional de saúde para conseguirem parar de fumar.
Assim e para comemorar esta data, a equipa multidisciplinar responsável pelas Consultas de Cessação Tabágica da nossa unidade de saúde, tem a responsabilidade de promover estilos de vida saudáveis e de consciencializar a população para os benefícios de uma vida sem tabaco.
No open space da Unidade de Saúde da Ilha Graciosa, a equipa irá “felicitar os não fumadores e disponibilizamos toda a informação necessária a quem deseja parar de fumar e procura ajuda especializada para o fazer.”

Twitter Facebook Favorites More