Traduzir

Rádio Graciosa


18 novembro 2016

Resumo Semanal de 14 a 18 de Novembro de 2016

Quota do goraz vai manter-se

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia anunciou em Bruxelas, que os Açores "vão manter a quota do goraz nas 507 toneladas para 2017 e 2018”, frisando que “este é um dia muito importante para o setor das pescas na Região”.
Gui Menezes, que falava no final da reunião do Conselho Europeu das Pescas, salientou que “as negociações foram bastante difíceis”.
O Secretário Regional do Mar apontou o estudo sobre os impactos socioeconómicos que a proposta inicial de corte da Comissão Europeia traria aos pescadores e armadores açorianos, bem como o relatório científico referente ao índice de abundância desta espécie obtido este ano na campanha de investigação como “peças muito importantes” para os resultados obtidos.
A Comissão Europeia tinha recomendado ao Conselho que a quota do goraz atribuída aos Açores fosse reduzida na ordem dos 12% em 2017 e em 2018, uma proposta que, segundo Gui Menezes, sempre teve “a oposição forte do Governo dos Açores e do Governo de Portugal”.





Menos 3 toneladas de peixe capturado em Outubro

O volume de peixe capturado e descarregado em lota na Graciosa baixou no passado mês de Outubro.
Os dados do Serviço Regional de Estatística revelam que no mês transato os pescadores Graciosenses entregaram em lota 5.087 quilos de peixe, uma redução de cerca de 3 mil quilos, em comparação com o mesmo mês de 2015.
De Janeiro a Outubro, a lota da Graciosa recebeu 105.283 quilos de peixe, menos 38 toneladas e meia em comparação com o ano de 2015.
Com excepção dos meses de Março, Abril e Julho, nos restantes meses tem havido diminuição no pescado capturado e entregue em lota na Graciosa.





Unidade de Saúde da Ilha Graciosa promoveu rastreio da diabetes

Este ano, o tema escolhido para a sua comemoração centra-se na importância da realização de rastreios que permitam o diagnóstico e tratamento precoces da doença, reduzindo assim o risco de complicações associadas.
A Unidade de Saúde da Ilha Graciosa associou-se a esta causa e promoveu um rastreio da diabetes destinado a toda a população adulta, na Praça Fontes Pereira de Melo.






Dormidas na hotelaria graciosense subiram 4,3% em Setembro

Em termos de variações homólogas acumuladas, de janeiro a setembro, as ilhas que apresentaram variações homólogas positivas foram as da Terceira, da Graciosa, do Corvo,
de Santa Maria, de São Miguel, do Pico, do Faial e das Flores, respetivamente com, 64,7%,
28,6%, 18,5%, 17,5%, 15,2%, 14,8%, 14,4% e 12,0% A ilha de São Jorge apresentou uma
variação homóloga acumulada negativa de 3,1%.
A hotelaria graciosense registou em Setembro um total de 1.469 dormidas, um aumento de 4,3%, quando comparado com as 1.409 dormidas de Setembro de 2015.
Os dados do Serviço Regional de Estatística indicam ainda que de Janeiro a Setembro, o aumento foi de 28,6%, passando-se das 9.277 de 2015, para as 11.926 deste ano.
A taxa de ocupação em Setembro foi de 27,2% e estada média de 2,6 noites, registando aumentos de 1,1 e 11,6% respetivamente.
Nos primeiros nove meses deste ano, os proveitos totais foram de cerca de 496 mil euros e os proveitos por aposento de cerca de 399 mil euros.





Junta de Freguesia de Santa Cruz reconstrói habitação nas Fontes

Refere a autarquia na sua página oficial de facebook que “mesmo com os poucos recursos que dispõe, mantém a sua aposta na reabilitação urbana, nomeadamente nas habitações que estão sobre a sua alçada.”
Foram assim já iniciadas as obras de construção de uma nova habituação, na Canada da Vela Latina (Fontes) em tipologia T2, que depois de concluída, será muito útil a mais um agregado familiar.
“Apoiar as famílias santacruzenses, dando-lhes condições mínimas de boa vivência” é o objetivo da Junta de Freguesia de Santa Cruz da Graciosa, assegurando “ que todos contam com uma vida decente.”





Governo vai aumentar taxas sob o tabaco

O Presidente do Governo salientou que os Açores têm o mais favorável regime fiscal sobre o consumo de tabaco a nível nacional e, simultaneamente, a mais elevada taxa de consumo de tabaco do país, assim como de incidência e taxa de mortalidade por cancro do pulmão a nível nacional.
“O entendimento do XII Governo dos Açores é que essa situação deve ser significativamente alterada e vamos desencadear, o mais rapidamente possível, os procedimentos necessários para um aumento significativo da carga fiscal sobre o preço do tabaco nos Açores”, anunciou Vasco Cordeiro, recordando que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, entre os vários instrumentos para a prevenção do consumo de tabaco, o mais poderoso e eficaz é o aumento do preço do tabaco por via da sua taxação.






Câmara Municipal aprova 10 bolsas de estudo

O executivo camarário de Santa Cruz da Graciosa reuniu Quinta-feira, na sede da Junta de Freguesia de São Mateus.
Na ordem de trabalhos destacou-se a aprovação, por unanimidade, de 10 bolsas de estudo a estudantes graciosenses. Assim foram contemplados, na área prioritária de medicina as jovens Joana Silva e Lisandra Mendonça. Foram ainda concedidas bolsas aos estudantes considerados mais carenciados, são eles Ana Silva, Àquila Fonseca, Carolina Macieira, João Pavão, Micaela Oliveira e Simão Cunha. A autarquia deliberou ainda que nas áreas que deixaram de ser prioritárias, continuar a apoiar com bolsa Catarina Bettencourt de arquitetura e Joana Silva de Direito.
Ainda sobre este assunto, o vereador Carlos Picanço, do PS, propôs a diminuição do valor das bolsas, de modo a apoiar mais estudantes. O vereador António Reis, do PSD, alertou que os valores devem ser viáveis, sob pena de serem demasiado baixo para manter um estudante, no entanto concordam que se aumento o número de bolsas.
A vice-presidente Conceição Cordeiro, que liderou a reunião, alertou que a proposta de alteração deve ser elaborada, para ser presente à Câmara Municipal e Assembleia Municipal.





PSD acusa governo de esquecer politica de natalidade

O PSD/Açores avançou que a Região “precisa de uma política demográfica”, denunciando que o programa de governo em discussão “nada diz sobre o assunto, o que não se compreende, numa região com um envelhecimento populacional galopante e com taxas de natalidade que não garantem a renovação de gerações”, disse o deputado Jorge Jorge.
O social-democrata criticou “a ausência de intenção em implementar uma verdadeira política de natalidade” e defende que “se encontre um juízo equilibrado para uma intervenção em termos de políticas públicas”.
O deputado do PSD/Açores lembrou que, em 2011, os Açores tinham uma média “de 73 pessoas com mais de 65 anos por cada 100 jovens. A nível nacional, por cada 100 jovens existiam 127 idosos”, completou.
“Não podemos ficar tranquilos com estes números, já que as ilhas do Pico, São Jorge e a Graciosa apresentavam valores muito superiores à média nacional. E apenas São Miguel e Santa Maria apresentavam valores abaixo da média regional”.
“Tão ou mais importante que o enfoque dado ao envelhecimento importa, no entanto, que a natalidade seja igualmente inscrita na agenda das políticas regionais, e passe a constituir-se como o principal foco da ação destas medidas”.





Autarquia graciosense apoia Natal das crianças e idosos

O executivo camarário de Santa Cruz da Graciosa aprovou os apoios a conceder às festas de Natal das crianças e idosos da ilha.
As escolas do 1º ciclo e jardins-de-infância serão apoiadas em 5 euros, por cada criança matriculada.
As duas santas casa da ilha vão receber, cada uma, 1200 euros, com vista a organização das suas festas de Natal dos lares de idosos.
A Câmara Municipal aprovou ainda a data de 16 de Dezembro, para a realização da festa de natal dos seus trabalhadores.




Twitter Facebook Favorites More