Traduzir

Rádio Graciosa


17 outubro 2016

Campanha SOS Cagarro começou Sábado

Começou Sábado mais uma campanha SOS Cagarro nos Açores.
Estima-se que os Açores alberguem cerca de 75% da população mundial de cagarros (i.e. Calonectris borealis) (BirdLife International, 2016). Ao abandonarem os ninhos, os juvenis são atraídos pelas luzes fortes, ficando desorientados e mais vulneráveis. Neste contexto, é crucial que se tomem medidas efetivas para a proteção e conservação desta espécie emblemática da Região.
Tal como em edições anteriores, a Campanha SOS Cagarro procura promover o envolvimento da população açoriana no salvamento destes cagarros juvenis, contribuindo assim para melhorar o sucesso desta ave protegida.
Todos os anos a Campanha SOS Cagarro conta com a participação de vários parceiros que contribuem em muito para que a Campanha SOS Cagarro seja um êxito de participação cívica no âmbito da educação ambiental e conservação da natureza.
A campanha que decorre até 15 de Novembro, continuará  a ter uma forte componente de voluntariado de particulares, exemplo disso são as brigadas noturnas que se realizam na Graciosa.

Recorde-se que na campanha de 2015, foram registados cerca de 109 salvamentos na ilha Graciosa, dos quais 106 cagarros vivos, 1 ave ferida e 2 cagarros mortos, tendo a maioria dos salvamentos ocorrido na Freguesia de São Mateus.

Twitter Facebook Favorites More