Traduzir

Rádio Graciosa


20 junho 2016

Programa “MyClinicData” disponibiliza análises ao utente e em qualquer hospital

O presidente do Governo dos Açores presidiu na tarde de Segunda-feira à apresentação do programa “MyClinicData”, no Centro de Saúde da Graciosa.

Depois da telemedicina, entra agora em funcionamento um programa que disponibiliza os dados das análises clínicas aos utentes e as torna acessíveis em qualquer hospital ou centro de saúde da região.
O utente quando realiza as análises recebe uma password, que lhe dá cesso às suas análises quando estiverem prontas, podendo guardá-las ou mesmo imprimi-las. Os médicos do sistema regional de saúde conseguem aceder às análises do utente que estão a consultar, sem necessidade de password, evitando a repetição de análises ou serem prescritas apenas aquelas que o médico entenda que faltam.

Quando o doente se deslocar para fora da região, deve levar consigo a senha, para que onde necessitar ser consultado por um médico, este possa aceder às análises em causa.

Este programa, que começou a ser instalado em Janeiro, está funcional há cerca de um mês, em todas as unidades de saúde da região.
De forma mais rápida e mais prática, está agora permitida a partilha de toda a informação de análises dos utentes no Serviço Regional de Saúde.

No final da apresentação, o presidente do Governo Regional dos Açores afirmou que falta apenas a área da imagiologia, para que os centros de saúde e hospitais dos Açores funcionem “como um único hospital”.
Para além dos benefícios para os utentes açorianos, outro dos objetivos deste projeto pioneiro é a poupança de tempo por parte dos laboratórios, que está estimada em cerca de 250 mil horas anuais.

Twitter Facebook Favorites More