Traduzir

Rádio Graciosa


29 abril 2016

Resumo Semanal de 25 a 29 de Abril de 2016

Concelho de Santa Cruz da Graciosa o 8º melhor dos Açores e o 216º a nível nacional

Um estudo organizado pela Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking, revela que o Município de Santa Cruz da Graciosa subiu de posição nos rankings regional e nacional.
A promotora do estudo refere que “temos assistido com grande satisfação, a uma clara mudança de paradigma por parte dos municípios e seus representantes que cada vez mais, acreditam no enorme ativo que é a sua Marca municipal.”
Ponta Delgada continua a ser o líder incontestado da Região Autónoma dos Açores, conseguindo a 1ª posição nas três categorias em análise. Este município apresenta uma subida de 6 posições no Ranking Geral, estando agora na 37ª posição, contribuindo para isso as subidas em todos Ranking das dimensões, Negócios, Visitar e Viver.
Como subidas de destaque, a Ribeira Grande da 4ª para a 5ª posição e também os municípios de Velas e Santa Cruz da Graciosa protagonizam subidas consideráveis.
Santa Cruz da Graciosa ocupa a 8ª posição no ranking regional, do total de 19, tendo subido 3 posições em relação ao ano anterior.
No ranking nacional, o nosso concelho está na 216ª posição.
O pior concelho nos Açores é o de Calheta, de São Jorge.





Autarquia já apoiou Academia Musical em 45 mil euros

O executivo camarário de Santa Cruz da Graciosa reuniu a 21 de Abril, na Junta de Freguesia de Santa Cruz da Graciosa.
Na ordem de trabalhos destaque para um apoio de 10 mil euros à Academia Musical da Ilha Graciosa, que foi aprovado por maioria, com 3 votos a favor do PS e 2 abstenções dos vereadores do PSD.
João Cunha e António Reis afirmam na declaração de voto que não concordam que a autarquia continue a substituir o Governo Regional, que “tem feito de tudo para que a Academia Musical da Ilha Graciosa, estabelecimento de ensino particular com paralelismo pedagógico, simplesmente feche as suas portas”.
A vereação social-democrata alerta que em 12 meses já foram concedidos 45 mil euros de apoio àquela instituição, o que “representa um esforço financeiro gigantesco para a autarquia”, na esperança de que o Governo regional pudesse vir a assumir as suas responsabilidades perante a Academia.
Os vereadores contestam que o pedido de apoio de 10 mil euros não se faça acompanhar de um relatório ou plano de atividades, que justifique a atribuição deste novo subsidio, alertando que poderá criar constrangimentos em relação a outros organismos que atuam na mesma área, que também desempenham um papel digno na nossa sociedade. Os vereadores do PSD afirmam que não vão compatuar que a autarquia assuma a responsabilidade total de financiamento de uma instituição particular, pois é o Governo que tem obrigação de fomentar e apoiar o ensino na região.





Autarca de Santa Cruz alerta que preparação da época balnear deve começar cedo

O autarca da Freguesia de Santa Cruz da Graciosa, aproveitou a realização da reunião camarária na junta, para solicitar e alertar para alguns arranjos necessários na freguesia.
Paulo Cunha solicitou alteração de linha amarela junto ao CAO e a colocação de um ecoponto no Calhau Miúdo.
O autarca de Santa Cruz alertou para a necessidade de se começar mais cedo a preparar as zonas balneares e pediu a colaboração do município para conseguir apoios à reabilitação da praia de bagacina do Barro vermelho.
A vice-presidente Conceição Cordeiro informou que vão começar a construção do ecoponto no Calhau Miúdo e que a limpeza e manutenção das zonas balneares decorrerá em Maio, estando a ser feitas novas escadas para a Calheta, sendo que no Barro Vermelho será construída uma casa de banho para pessoas com mobilidade reduzida, na única zona da ilha com Bandeira Azul.





Farmácia Graciosa já abriu

Carlos Canto Brum abriu a Farmácia Graciosa na Segunda-feira, 25 de Abril.
Trata-se do concluir do um projeto que resultou numa farmácia moderna, com valor acrescentado relativamente aquilo que tem sido o serviço de farmácia na Graciosa, desde logo com um quadro técnico completo, com um horário mais alargado e a garantia de que não haja falhas na disponibilidade de medicamentos, tendo para isso sido realizadas parcerias com outras 5 farmácias.
Carlos Brum afirmou que todos devem estar satisfeitos, porque a Graciosa tem uma óptima farmácia ao seu dispor.





Secretário da Saúde garante que serviço aos graciosenses é prioridade

Luis Cabral, Secretário Regional da Saúde, presidiu à inauguração da Farmácia Graciosa, que classificou como mais um passo num “processo complexo”.
Conforme nos disse o governante, o governo lançou mão dos pressupostos legais que tinha ao seu dispor, perante a vontade da população.
Sobre a continuidade do Posto de Farmácia, para a qual há um abaixo-assinado com mais de 2 mil assinaturas, o secretário regional da saúde disse que se procederá ao normal cumprimento da lei.
Luis Cabral afirma no entanto, que “salvaguardar os interesses da Graciosa” é a sua principal preocupação e que só quando entender que existe a garantia de que não faltam medicamentos na ilha, é que tomará qualquer decisão.





Carapacho volta a ser alvo de assaltos

Duas moradias foram assaltadas, nas últimas semanas, na zona do Carapacho.
Os assaltantes partiram objectos e consumiram bebidas, sendo esta já a terceira vez que uma das habitações é assaltada.
A Rádio Graciosa sabe que já foi apresentada queixa junto da PSP, que está a investigar as situações.
O Carapacho, zona por excelência de veraneio, está durante o Inverno menos habitado e torna-se por isso, de tempos a tempos, alvo dos assaltantes.
Na Beira-Mar da Vitória uma habitação recuperada foi também assaltada nos últimos tempos, tendo sido furtados mobiliário e electrodomésticos.





Assembleia Municipal aprovou contas de 2015 com votos contra da oposição

A Assembleia Municipal de Santa Cruz da Graciosa reuniu na noite de  Quarta-feira, nos Paços de Concelho.
O encontro de carater ordinário tinha 5 pontos na ordem de trabalhos, em que se destaca a prestação de contas de 2015, que acusam recebimentos de 4 milhões e 496 mil euros e pagamentos do mesmo valor, tendo recebido a certificação do revisor oficial de contas, por “satisfazer os requisitos legais”.
O documento foi aprovado por maioria, com 12 votos a favor do PS e 7 votos contra do PSD.
A bancada PSD votou contra por entender que o relatório retrata um orçamento que resultou de uma opção politica, pois não foram aceites propostas do PSD.
O líder da bancada, João Costa, refere que os sociais-democratas entendem que a gestão de 2015 foi insuficiente, por isso optaram pelo voto contra.
Avelar Santos, presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, afirmou que a taxa de execução de 75% foi a possível, pois deveu-se à transição de quadros comunitários.
O autarca reconhece que não é a desejável, tiveram que eleger prioridades, estando para iniciar os projetos de águas Grotas II e recuperação do Pavilhão Municipal e pronto a candidatar está o de requalificação dos pauis, o que poderá acontecer lá para o final do ano.





Aprovados empréstimos de 600 mil euros por parte do município

Na reunião de Quarta-feira, os deputados municipais tinham como dois dos pontos da ordem de trabalhos a contração de dois empréstimos por parte do Município, um de 400 mil euros e outro de 200 mil euros.
Os dois pontos foram aprovados pela maioria socialista, com abstenção do PSD.
Os deputados municipais do PSD compreendem que as obras são importantes para a ilha, mas abstiveram-se por não terem obtido resposta no que respeita aos 100 mil euros que já estavam orçamentados para as obras de águas Grotas II, quando a Câmara pede agora 400 mil.
O líder do PSD alerta ainda que estes empréstimos serão pagos até 2031 e acham que com uma gestão diferente, poderia não ser necessário contrair empréstimos deste valor.
Avelar Santos, presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, afirma que estas duas obras necessárias teriam que ser realizadas de qualquer forma e entendem que o empréstimo é a melhor forma para as executar, embora respeitem a opinião da oposição.
O autarca refere que não se trata de uma situação complicada até porque desde 2009 que o município não recorre à banca, por isso não há medo e tudo está a ser feito para que nunca se comprometa o futuro.
Os empréstimos destinam-se a obras urgentes, uma na rede águas, na zona norte de Santa Cruz, que muita despesa está a dar ao município com pagamento de transportes de águas por parte dos bombeiros. No caso da cobertura do pavilhão municipal, não se pode atrasar mais, para que não se corra o risco de que o piso se estrague em sequência das infiltrações de águas que ocorrem.





Escola Secundária no 3º lugar dos JDE do 2º ciclo

A Escola Secundária de Santa Cruz da Graciosa participou nos Jogos Desportivos Escolares do 2º ciclo.
A comitiva graciosense deslocou-se a São Miguel, para disputar entre 25 e 29 de Abril, a Fase Zonal B, com as escolas de Nordeste, Tomás de Borba, Flores e a escola anfitriã de Ponta Garça.
Os jovens graciosenses no 3º lugar da geral, tendo contribuído para esta otima classificação a vitória estrondosa no atletismo, 1º lugar em circuito para crianças com necessidades especiais e 2º lugar na atividade artística, patinagem, bocia e futebol.
A escola graciosense esteve representada por 26 alunos, 5 professores e 1 encarregado de educação.





Grater recebeu 8 candidaturas graciosenses ao novo Quadro Comunitário de Apoio

A GRATER reuniu Quinta-feira, em Assembleia-geral na Graciosa e ficou a saber-se que aquela entidade recebeu, até ao passado dia 14 de abril, dia do fecho dos avisos, 93 candidaturas de projetos de investimento, num total de 5.227.296,13 euros. A associação de desenvolvimento regional, por seu turno, tem 2.350.000,00 euros disponíveis, distribuídos pelas várias intervenções.
Das 93 candidaturas apresentadas à GRATER, oito provêm da Graciosa. Trata-se de um número animador, tendo em conta que no último Quadro Comunitário de Apoio (2007-2013) foram aprovados apenas dois projetos provenientes da nossa ilha.
Das candidaturas graciosenses 2 são de privados, nas áreas de comércio e de serviços e prevêem a criação de postos de trabalho.
Os outros 6 projetos graciosenses são de entidades públicas, que pretendem investir em áreas como a museologia, zonas de lazer e zonas recreativas e na melhoria dos serviços de apoio à população.
Para o Presidente do Conselho de Administração da GRATER, Guido Teles, “é digno de realce o dinamismo demonstrado pelas entidades privadas e públicas da Graciosa e da Terceira neste período de candidaturas”.
O responsável pela Grater disse à Rádio Graciosa que receberam “projetos extremamente interessantes que se destacam pela criatividade e inovação e que claramente constituem mais valias para o desenvolvimento local do nosso território de intervenção”. 
A GRATER está, também, a desenvolver projetos de cooperação que não envolvem a abordagem LEADER. A associação de desenvolvimento regional, aliás, encabeçou recentemente uma candidatura ao Interreg MAC 2014-2020, na área do artesanato, tendo-se constituído uma parceria dinâmica que envolve todo o território da Macaronésia: a Madeira, os Açores, as Canárias e Cabo Verde.
Trata-se do projeto Craft & Art, que visa capacitar as pequenas empresas com atividade no artesanato e promover o desenvolvimento de negócios inovadores.




Lista de espera de quase dois meses para análises clínicas

Na Unidade de Saúde da Ilha Graciosa o tempo de espera para a realização de análises clínicas é agora de quase dois meses e a Rádio Graciosa pediu esclarecimentos à administração, no sentido de saber se pensam contratar algum técnico, para colmatar a falta de um dos profissionais daquele serviço que está ausente.
A comunicação da Unidade de Saúde refere que "tem dado resposta a todas as análises dentro das suas possibilidades, ou seja, além das análises programadas, o laboratório dá resposta às análises solicitadas pelo internamento, urgência, pré operatórias, bem como aquelas que são pedidas pelos hospitais e todas as outras que tenham caris mais urgente." "Não se prevendo de momento, a contratação de nenhum técnico para colmatar a ausência da técnica que se encontra ausente", conforme comunicação enviada à nossa redação.


Twitter Facebook Favorites More