Traduzir

Rádio Graciosa


16 julho 2015

Noticias quinta-feira

INFO CANAL QUINTA – 16 JULHO 2015

 

 

Os Açores registaram no mês de maio 124,8 mil dormidas na hotelaria tradicional, com um crescimento de 26,6% face ao mesmo mês de 2014, superando o crescimento já verificado em abril (20,7%) e confirmando o efeito detonador no turismo que a liberalização das ligações aéreas ao continente teve, com quatro companhias - duas delas low cost - a operarem atualmente na Região. 

 

Os números da atividade turística atualizados até ao mês de maio pelo Serviço Regional de Estatística mostram ainda  que o  crescimento acumulado do número de dormidas entre janeiro e maio de 2015 foi de 23,8 por cento, para 360,3 mil dormidas, mesmo considerando os três primeiros meses de época baixa, antes da liberalização. 

 

Pico (40,5%), Faial (35,2%) e São Jorge (28,5%) foram as ilhas que registaram maiores aumentos no número de dormidas entre janeiro e maio deste ano, tendo a Graciosa (-16,5%) e as Flores (-4,2%) sido as únicas ilhas a perder dormidas de janeiro a maio de 2015 face ao mesmo período do ano passado. Contudo é a ilha de São Miguel que está neste momento em grande destaque, com um acumulado de 259,7 mil dormidas entre janeiro e maio (um aumento de 28,2% face ao ano passado), concentrando 72% do total de dormidas dos Açores. 

 

--------------/---------------

 

Uma “delegação de armadores/pescadores” da ilha de São Miguel entregou ao Governo Regional dos Açores um documento a pedir a “aplicação de apoios” na sequência da suspensão da pesca do goraz durante 15 dias.

 

Apesar de a medida ter o apoio da maioria das estruturas que integram a Federação de Pescas dos Açores, algumas associações e profissionais contestam esta paralisação, como é o caso de Liberato Fernandes, da Cooperativa Porto de Abrigo.

 

No seu entender, a suspensão temporária da pesca do goraz devia incidir apenas sobre os pescadores das ilhas que já excederam a sua quota, como é o caso de Santa Maria, Graciosa, Pico e Flores.

 

Por isso uma “delegação de armadores/pescadores” da ilha de São Miguel entregou ao Governo Regional, em Ponta Delgada, “uma exposição sobre a situação de particular gravidade assim como propostas para imediata aplicação do apoio à paralisação temporária da atividade da pesca que tem vigorado no continente com legislação do Governo da República”, anunciou a Porto de Abrigo.

 

Já a Federação de Pescas dos Açores apoia este período de defeso da pesca do goraz.

 

O presidente da Federação de Pescas entende que esta é uma medida “inteligente” de gestão da quota, embora reconheça que esta paralisação temporária “trará consequências graves” para alguns profissionais do setor.

 

--------------/---------------

 

 

O PSD/Açores acusou a SATA de não garantir uma boa resposta nas ligações para o Faial, e põe em causa a eficácia "de se anunciarem reforços de voos, como fez a SATA quanto à ligação Horta-Lisboa, a oito dias dos mesmos se iniciarem", dizem os deputados eleitos pela ilha do Faial, Jorge Costa Pereira e Luís Garcia.

 

Num requerimento entregue à Assembleia Legislativa, os social democratas consideram que "o novo modelo de transporte aéreo entre os Açores e o Continente Português devia constituir uma oportunidade também para as ilhas em que não operam as companhias low coast, como o Faial, pois os passageiros podiam beneficiar de reencaminhamentos gratuitos para essas mesmas ilhas".

 

Jorge Costa Pereira e Luís Garcia consideram que "ao vir agora anunciar o reforço dos voos entre Lisboa e a Horta, o presidente da SATA só vem dar razão aos deputados do PSD do Faial e a outras instituições locais, que sempre defenderam a manutenção de, pelo menos, o mesmo número de lugares disponíveis do ano anterior, o que, como se sabe, não aconteceu", esclarecem.

 

Os deputados solicitaram diversas informações à tutela, nomeadamente sobre o número de voos e de lugares disponibilizados pela SATA entre 2012 e 2015 nas ligações diretas, sem escalas, da Horta com São Miguel, Terceira, Flores e Corvo.

 

Pedem ainda a relação do número de voos inter-ilhas que permitam ligação com uma escala ou transbordo, sem pernoita, e respetivo número de lugares disponibilizados no mesmo período e entre as várias ilhas do arquipélago e a Horta.

 

--------------/---------------

 

O aumento enorme de procura para os Açores é um bom indicador e mostra que se está no bom caminho. Quem o defende é Berto Messias, que falava após uma reunião com o Presidente da Associação de Turismo em espaço Rural Casas Açorianas.

 

O Presidente do Grupo Parlamentar do PS Açores realçou o trabalho do Governo dos Açores e da SATA que “recentemente anunciaram um reforço considerável das ligações para os Açores, com especial incidência na Terceira, em resposta ao aumento de procura que se verifica”.

 

Haverá uma disponibilização de mais cerca de 8 mil lugares divididos por Terceira, Faial, Pico e São Miguel.

 

A Ilha Terceira terá um aumento de oferta de 64%, o Pico de 41%, o Faial cresce cerca de 14% e São Miguel mais 5%.

 

O líder parlamentar constatou ainda que “já foram tornados públicos os números do turismo que, mais uma vez, referem uma tendência de crescimento comparativamente com o período homólogo do ano passado”.

 

--------------/---------------

 

 

O presidente do PSD/Açores, Duarte Freitas, participa esta quinta-feira, 16 de julho, na ilha das Flores, num debate sobre Saúde, inserido na iniciativa "Roteiros da Mudança" que o líder dos sociais-democratas açorianos está a realizar em todas as ilhas da Região.

 

O debate, aberto a toda a população, realiza-se no Auditório Municipal das Lajes das Flores, junto aos paços do concelho, às 20H00.

 

Os "Roteiros da Mudança" concretizam aquela que tem sido a prática do PSD/Açores, privilegiando a proximidade com as açorianas e com os açorianos para, em diálogo, encontrar a melhor forma de resolver os graves problemas sociais que se verificam em todas as ilhas.

 

 

--------------/---------------

 

A eurodeputada açoriana, Sofia Ribeiro, foi uma das co-autoras de uma carta dos deputados do Partido Popular Europeu (PPE) com assento na Comissão de Agricultura, dirigida ao comissário europeu, o irlandês Phil Hogan,  a exigir mais medidas de apoio ao setor agrícola na sequência do prolongamento do embargo russo.

 

Citada em nota de imprensa, Sofia Ribeiro afirmou que “os agricultores não estão na origem desta crise política, mas são os principais penalizados, ao estarem sujeitos à perda de um importantíssimo mercado para as exportações europeias causada pelo embargo aos produtos agrícolas europeus por parte do governo russo, com especial incidência em setores como o leite, hortícolas, frutícolas e carne de porco e aves.”  

 

 

--------------/---------------

 

O Plano de Ordenamento Turístico da Região Autónoma dos Açores (POTRAA) vai ser revisto para "redefinir a organização" do destino com o objetivo, entre outros, de aumentar a procura, a permanência média dos visitantes e as receitas e "suavizar" a sazonalidade.
 

Uma resolução do Conselho do Governo Regional dos Açores, publicada em Jornal Oficial, adianta que a revisão do POTRAA, aprovado a 11 de agosto de 2008, deve estar concluída "no prazo máximo de um ano" e será "acompanhada por uma comissão consultiva", presidida pelo diretor regional do Turismo.

 

A revisão do POTRAA tem como objetivo, por exemplo, identificar, em cada ilha, "as zonas adstritas às diferentes atividades e à localização de novos empreendimentos turísticos, com indicação da tipologia e da capacidade de carga de cada zona", contribuir para "o incremento da procura turística" dos Açores, da "permanência média e das receitas provenientes desta atividade" e "distribuir mais equitativamente os fluxos turísticos pelas nove ilhas e ao longo do ano para suavizar os efeitos negativos da sazonalidade".

 

 

--------------/---------------

 

O Presidente do Governo afirmou que as estatísticas do Turismo, divulgadas esta semana, provam que o setor está a ter um crescimento acentuado e generalizado na Região, mas salientou que o Executivo está a fazer uma leitura atenta das ilhas que não estão a acompanhar esta tendência.

 

Segundo Vasco Cordeiro, “há ilhas em relação às quais há que ter uma atenção mais pormenorizada, porque os números não correspondem a esta tendência”, caso da Graciosa e de Santa Maria.

 

O Presidente do Governo falava aos jornalistas em Ponta Delgada, após ter recebido, em audiência a Embaixadora do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, um mercado que, entre janeiro e maio deste ano, registou um crescimento do número de dormidas de 50,6 por cento.

 

Questionado pelos jornalistas sobre os dados da atividade turística divulgados, que indicam um crescimento de dormidas em maio, nos Açores, de 26,6 por cento em relação ao mesmo mês de 2014, Vasco Cordeiro recordou que a Região está a crescer, desde novembro de 2014, na ordem dos dois dígitos neste indicador.

 

--------------/---------------

 

A Secretária Regional da Solidariedade Social assinou três contratos de gestão de apoio à recuperação de habitação degradada com a Junta de Freguesia de Rabo de Peixe, no concelho da Ribeira Grande, num investimento do Governo dos Açores que ascende a cerca de 70 mil euros.

 

Os contratos agora assinados decorrem das candidaturas apresentadas por três famílias recentemente autorizadas, residentes na freguesia de Rabo de Peixe, associando-se a autarquia local ao apoio concedido pelo Executivo Açoriano, contribuindo com mão-de-obra e na gestão dos subsídios.

 

No concelho da Ribeira Grande, na atual legislatura, já foram ou estão a ser apoiados 461 agregados familiares no âmbito dos diversos programas de apoio geridos pela Direção Regional da Habitação, num valor superior a 4,3 milhões de euros.

 

--------------/---------------

 

A Secretária Regional da Solidariedade Social afirmou que o novo Centro de Abrigo Temporário, espaço que será partilhado pela Cáritas de S. Miguel e pela Associação Novo Dia, é a “maior obra na área da Solidariedade Social até ao final da legislatura”.

 

Andreia Cardoso falava na cerimónia de apresentação do projeto do futuro espaço de acolhimento temporário para pessoas sem-abrigo, que envolve um investimento do Governo dos Açores de cerca de 3,8 milhões de euros.

 

O Centro de Abrigo Temporário terá capacidade para acolher 90 utentes, dos quais 60 em situação de acolhimento emergente ou temporário e 30 para formação.

 

--------------/---------------

 

 

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente afirmou, em Santa Cruz da Graciosa, que "faz todo o sentido" que esta ilha, atendendo à sua tradição vitivinícola, aproveite as ajudas em vigor para desenvolver este setor.

 

Existe um potencial enorme do ponto de vista da tradição cultural”, frisou Luís Neto Viveiros, que falava na Casa do Povo de Guadalupe, numa sessão de esclarecimento sobre o PRORURAL+ e os apoios à vinha.

 

Neto Viveiros salientou que existem áreas “abandonadas” que podem ser recuperadas, aproveitando, com retorno, quer as ajudas cofinanciadas pelo programa comunitário VITIS, quer as do novo regime suportado por fundos regionais.

 

Nesta sessão de esclarecimento foi revelado que, desde a sua entrada em funcionamento, no ano passado, até agora, este programa já apoiou em cerca de três milhões de euros 67 projetos apresentados por promotores do Pico, Terceira e São Miguel.

 

Relativamente ao Sistema de Incentivos à Manutenção de Paisagens Tradicionais, ele constitui-se como uma nova oportunidade para a vitivinicultura e fruticultura da Graciosa.

 

--------------/---------------

 

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente revelou, em Santa Cruz, que as retomas de embalagens do Centro de Processamento de Resíduos da Graciosa atingiram nos primeiros seis meses deste ano 45,4 quilos por habitante, ocupando o primeiro lugar no ranking nacional da Sociedade Ponto Verde.

 

Luís Neto Viveiros falava à margem da visita a uma das duas obras de selagem de lixeiras a céu aberto em curso na ilha, num investimento público superior a um milhão de euros, que considerou serem parte de uma “revolução silenciosa” ao nível da gestão de resíduos na Região.

 

Para Neto Viveiros, é “possível eliminar este passivo ambiental” resultante de anos na sequência da construção e entrada em funcionamento dos Centros de Processamento de Resíduos em sete das nove ilhas do arquipélago.

 

--------------/---------------

 

O Centro Regional de Apoio ao Artesanato (CRAA) promove, a 24 de julho, pelas 15H30, na Biblioteca Municipal de Vila do Porto, a inauguração de uma exposição de cerâmica da autoria de Maria Pedro Olaio, intitulada “Passado Imperfeito”.

 

Esta iniciativa visa sensibilizar e motivar o público para a importância da revitalização da olaria em Santa Maria, onde a abundância de barro ali existente durante séculos fez da ilha uma terra de oleiros, estando, atualmente, esta arte praticamente abandonada.

 

A exposição "Passado Imperfeito" é, assim, uma união da arte com o património natural e cultural dos Açores, dando à Freguesia das Furnas e ao barro da ilha de Santa Maria uma perceção artística e não apenas ambiental.

 

--------------/---------------

 

Previsão para 5ª feira, 16.julho.2015


Céu muito nublado, com abertas.
Períodos de chuva, passando a aguaceiros.
Condições favoráveis à ocorrência de trovoada nos grupos Central e Oriental.


Mar de pequena vaga a cavado.
Temperatura da água do mar: 23ºC

TEMPERATURAS MÍNIMAS E MÁXIMAS PREVISTAS:
Santa Cruz da Graciosa: 20 / 24ºC

 

--------------/---------------

 

Previsão para 6ª feira, 17.julho.2015


Períodos de céu muito nublado com abertas.

Aguaceiros.

Condições favoráveis à ocorrência de trovoada no grupo Oriental.

 

Mar encrespado, tornando-se cavado.
Temperatura da água do mar: 23ºC

 

TEMPERATURAS MÍNIMAS E MÁXIMAS PREVISTAS:
Santa Cruz da Graciosa: 22 / 25ºC

Twitter Facebook Favorites More