Traduzir

Rádio Graciosa


03 julho 2015

INFO CANAL SEXTA – 03 JULHO 2015

O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente congratulou-se com a taxa de execução de 94% do POSEI já alcançada, considerando-a prova do “dinamismo e vontade dos agricultores” e de que nenhum apoio está a ser desperdiçado nos Açores.

Segundo Neto Viveiros, os produtos açorianos “têm todas as condições de base para se imporem em mercados externos e em qualquer parte do mundo”, frisando que a sua “mais-valia não é a quantidade, mas a qualidade e terá que ser, também, a diferenciação!”.

Para o Secretário Regional “defender e apoiar o setor Agrícola em cada uma das parcelas do território nacional” é, “além de defender a nossa capacidade produtiva e independência alimentar, preservar e promover também a nossa identidade”.

----------/-----------

O Grupo Parlamentar do PS lamentou esta quinta-feira que o PSD tenha tentado, mais uma vez, apropriar-se de uma boa decisão do Governo dos Açores, que já anunciou que irá baixar os preços das passagens interilhas a partir de outubro.

Para o deputado socialista, Francisco Cesar, seria preferível, por exemplo, que o “PSD/Açores se concentrasse em influenciar o PSD nacional para que estabelecesse condições de igualdade nas OSP’s interilhas com a Madeira, onde o Governo da República assume esse custo”, lembrando que “nos Açores, quem paga as OSP’s interilhas são os Açorianos, com os seus impostos”.

O Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PS lembrou que “alterar OSP’s não é matéria simples” e que a “entrada em vigor das novas regras tem de ser, obrigatoriamente, publicada no Jornal Oficial da União Europeia, o que demora no mínimo seis meses”.

Francisco César criticou Duarte Freitas por “saber que o executivo regional anunciou em fevereiro as novas OSP’s, com entrada em vigor em outubro deste ano, tendo procurado apropriar-se desta boa decisão do Governo dos Açores”.

----------/-----------

O Secretário Regional do Turismo e Transportes anunciou que o Governo dos Açores irá promover doze novos cursos de formação profissional para o setor de restauração e bar, que irão abranger mais de 240 pessoas.

Vítor Fraga afirmou que estes cursos permitirão “pessoas cada vez mais qualificadas, para podermos ter melhor serviço, para prestarmos um serviço de excelência, contribuindo para aquilo que é fundamental, que é a sustentabilidade do setor do turismo”.

Dos doze novos cursos, seis serão de nível 4, ou seja, darão equivalência ao 12º ano, quatro deles serão no âmbito do programa Reativar e dois deles serão ministrados pela Escola de Formação Turística Hoteleira de Ponta Delgada (EFTH) para alunos pós-12º ano, destinando-se a pessoas formadas em áreas atualmente sem empregabilidade e que “têm aqui a possibilidade de reorientar a sua vida para um setor que todos nós acreditamos que vai florescer e vai criar novas oportunidades de emprego e de sucesso para aqueles que vierem a integrar este setor”.

----------/-----------

Foi já publicado o Despacho que determina o prazo para a  entrega de candidaturas aos apoios à recuperação e reabilitação de habitação degradada. À semelhança do ano anterior, os interessados podem entregar as candidaturas entre os dias 01 e 31 de julho. 
  
As candidaturas podem ser entregues na Direção Regional da Habitação, nos serviços de ilha da Habitação e nos postos de atendimento da RIAC (Rede Integrada de Apoio ao Cidadão), podendo ainda ser enviadas por correio ou apresentadas eletronicamente através do endereço eletrónico habdeg.drh@azores.gov.pt
.

Na presente Legislatura já foram autorizados mais de 8 milhões de euros na recuperação e requalificação de habitação degradada, apoiando cerca de 870 agregados familiares residentes no arquipélago dos Açores, o que representa uma taxa de aprovação superior a 80%.

----------/-----------

Sérgio Ávila revelou que “o Governo dos Açores vai apoiar, com mais de 169 mil euros, 118 projetos na área do artesanato, os quais representam um investimento global de mais de 304 mil euros.”

O Vice-Presidente sublinhou que o executivo considera o artesanato “uma atividade importante, económica e culturalmente, e por isso tem implementado uma política de apoio que permita ao sector desenvolver-se e renovar-se, sem, no entanto, perder o seu caráter genuíno e tradicional.”

Para o governante, “os projetos agora apoiados, para além do contributo que virão trazer ao desenvolvimento da região, valorizando materiais de produção local, têm também repercussões positivas pelo seu potencial de criação de emprego e de aumento da sustentabilidade do sector.”

Estes projetos, candidatos aos apoios previstos no Sistema de Incentivos ao Desenvolvimento do Artesanato dos Açores (SIDART) para este ano, abrangem áreas que vão desde a formação até à inovação no produto artesanal.

----------/-----------
O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Solidariedade Social, irá investir cerca de dois milhões de euros na criação da valência de Centro de Noite no Lar Luís Soares de Sousa e na requalificação do espaço existente com vista a reestruturar o Serviço de Apoio ao Domicílio.

O investimento, previsto na Carta Regional de Obras Públicas, visa requalificar o Lar de Idosos, permitindo instalar a valência de Centro de Noite, num investimento que representará, inclusivamente, o ganho de 6 vagas a somar às 40 já existentes em valência de lar, assim como requalificar as estruturas que servem o Apoio Domiciliário adaptando-as ao universo de utentes entretanto apoiados.

----------/-----------

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia disse, em Bruxelas, que “o lixo marinho se tornou, nalgumas décadas, um problema global que carece de uma solução global”, frisando que este flagelo “pode comprometer setores estratégicos para a economia açoriana, como as pescas e o turismo”.

O Secretário Regional do Mar falava no Parlamento Europeu, onde foram debatidos os problemas que o lixo marinho representa aos níveis ambiental, económico e de saúde pública, bem como os programas da Comissão Europeia para combater este flagelo

Brito e Abreu lembrou ainda que já nesta legislatura o Governo dos Açores assinou a Declaração de Hamilton, frisando que foi “um momento histórico de cooperação voluntária internacional que abre novos horizontes para a governança efetiva do alto-mar”.

----------/-----------

O Bloco de Esquerda quer saber que avanços sairam da reunião entre o secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia e o secretário de Estado do Mar relativamente à concretização da proposta do BE, aprovada no âmbito do Orçamento da Região para 2015, que mandatava o Governo Regional para negociar, junto do Governo da República, a implementação do futuro Centro Público Internacional das Ciências do Mar.

Isto porque, há apenas uma semana atrás, em resposta a uma pergunta escrita do BE sobre o mesmo tema, o Governo Regional garantia que havia sido “solicitada uma reunião pelo Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia ao Secretário de Estado do Mar, no sentido de se iniciarem as negociações com Lisboa, dando cumprimento ao disposto no artigo 41.º do Decreto Legislativo Regional n.º 1/2015/A, de 7 de janeiro, que aprova o Orçamento da Região Autónoma dos Açores para 2015”.

Ora, tendo em conta que esta reunião se realizou no passado dia 29 de Junho, sem que o secretário regional tenha, à saída do encontro, mencionado este assunto – pelo menos a avaliar pelas declarações disponibilizadas pelo Gabinete de Apoio à Comunicação Social do Governo Regional – o BE quer saber se o assunto foi abordado na reunião, e quais os desenvolvimentos registados.

----------/-----------

A Direção Regional da Educação (DRE) promove, no âmbito do Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar – ProSucesso, um conjunto de ações de formação para docentes, psicólogos e demais técnicos afetos à Educação Especial de todas as unidades orgânicas do Sistema Educativo Regional.

A primeira ação, que decorrerá em Angra do Heroísmo, a partir da próxima segunda-feira, dia 6, e se prolongará até 9 de julho, abrange um total de 280 formandos.

Esta ação visa promover condições mais efetivas de inclusão das crianças e jovens com necessidades educativas especiais nas nossas escolas, proporcionando respostas educativas adequadas e uma avaliação dinâmica, interativa e multidimensional.

Pretende-se, ainda, que os intervenientes adquiram um conhecimento mais sustentado e crítico do modelo da classificação internacional da funcionalidade, incapacidade e saúde – versão para crianças e jovens (CIF – CJ). 

----------/-----------

O Secretário Regional da Educação e Cultura afirmou, em Angra do Heroísmo, que nos nossos dias as cantinas escolares “ainda são o melhor bastião, o melhor exemplo da nutrição mais racional”.

Falando à margem de uma audição parlamentar sobre a qualidade nutricional das refeições escolares, Avelino Meneses considerou que o fornecimento de refeições “completas, equilibradas, variadas e seguras “ dentro das escolas constitui “um meio de prevenção da doença, um modo de promoção da saúde”.

O Secretário Regional da Educação e Cultura adiantou que, no próximo ano letivo, em complemento ao manual que a Direção Regional da Educação anualmente atualizada com “orientações básicas e práticas” sobre o funcionamento do serviço de refeições escolares, será disponibilizado às escolas um outro manual sobre higiene e segurança alimentar.

----------/-----------

A TAP aumentou em 7% o número de passageiros transportados nas rotas para os Açores no primeiro semestre, face ao período homólogo, o que levou a companhia aérea a reforçar a oferta para Ponta Delgada e Terceira
 
Nos primeiros seis meses do ano, altura em que ocorreu a liberalização das ligações aéreas entre o continente e os Açores (São Miguel e Terceira), a TAP transportou mais de 80.000 passageiros para estes dois destinos, com um crescimento mais acentuado na rota para Ponta Delgada.

Em comunicado, a TAP explica que vai aumentar a oferta de lugares para a Ilha Terceira com a utilização de equipamentos com maior capacidade e realizar um voo extra para Ponta Delgada no mês de agosto para dar resposta ao crescimento da procura para os destinos açorianos.

A TAP opera para a Terceira uma média de dois voos diários durante todo o mês de agosto e um voo diário para Ponta Delgada, ambos à saída de Lisboa.

Ponta Delgada foi a rota que registou um maior crescimento após a liberalização, traduzindo-se num aumento acumulado do número de passageiros transportados de mais de 43%, um acréscimo de 10.000 passageiros, face a igual período do ano passado, adianta a companhia.

----------/-----------

O Troféu Regional de Ralis "Além Mar" Terceira-Graciosa visita nos próximos dias 17 e 18 de julho a ilha Graciosa, onde nas suas estradas de asfalto irá decorrer a terceira prova do calendário, o 7º RALI ILHA GRACIOSA ALÉM MAR.

A edição 2015 do RALI ILHA GRACIOSA terá 7 provas especiais, numa estrutura diferente da edição de 2014, abrindo na noite de sexta-feira dia 17 com a Super Especial Vila de Santa Cruz (idêntica à edição do ano anterior) e no sábado 18, duplas passagens por Ribeirinha/Luz (uma novidade) com 10,24 Kms e Portela/Luz com 6,56 Kms durante a manhã, e Luz/Praia com 5,26 Kms na tarde de sábado. As 7 provas especiais perfazem um total de 45,20 Kms, para uma extensão total do rali de 150,78 Kms.

Os participantes, acompanhantes e grande parte da organização do rali, chegarão à ilha Graciosa mais uma vez num dos barcos da Atlânticoline ao final da manhã de quinta-feira dia 16. Durante a tarde deste dia e na manhã de sexta-feira decorrerão os reconhecimentos das provas especiais do rali.

As inscrições decorrerão entre hoje, dia 3 e 10 de julho encerrando pelas 23h00 e a lista oficial de inscritos será publicada pelas 18h00 do dia 13 de julho.

----------/-----------


Previsão para 6ª feira, 3.julho.2015

Períodos de céu muito nublado com boas abertas.
Aguaceiros.

MAR CAVADO TORNANDO-SE ENCRESPADO.
Temperatura da água do mar: 21ºC
----------/-----------

Previsão para sábado, 4.julho.2015

Períodos de céu muito nublado com boas abertas.
Aguaceiros especialmente nos Grupos Ocidental e Central.

MAR ENCRESPADO, TORNANDO-SE CAVADO.
Temperatura da água do mar: 22ºC
TEMPERATURAS MÍNIMAS E MÁXIMAS PREVISTAS:
Santa Cruz da Graciosa: 18 / 22ºC
Horta: 18 / 23ºC
Angra do Heroísmo: 19 / 23ºC
Ponta Delgada: 17 / 22ºC


Twitter Facebook Favorites More