Traduzir

Rádio Graciosa


13 julho 2015

INFO CANAL SEGUNDA – 13 JULHO 2015.doc

O Secretário Regional da Saúde afirmou, em Ponta Delgada, que é "previsível" que o Serviço Regional de Saúde continue a contratar enfermeiros, uma vez que "as contratações são encaradas como investimentos e não como despesa" na medida em que "possibilitam reduzir os custos, principalmente pelo seu caráter preventivo".

 

Luís Cabral, que falava à margem da cerimónia que assinalou o final do 13.º Curso de Enfermagem, frisou que a contratação de enfermeiros garante "melhores cuidados de saúde".

 

O Secretário Regional destacou ainda a diferenciação que existe relativamente à especialização dos enfermeiros, assim como na "vocação quanto a cuidados domiciliários e cuidados em proximidade".

 

O Secretário Regional da Saúde frisou o facto de as contratações de enfermeiros em 2014 e as previstas para 2015 somarem mais de 200 postos de trabalho no Serviço Regional de Saúde.

 

-------------/------------

 

A Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, através da Direção Regional do Ambiente e com o apoio da Sociedade Ponto Verde, vai desenvolver a partir da próxima semana a 'Missão Reciclar' na ilha do Pico, com a distribuição porta-a-porta de 4.500 ecopontos domésticos.

 

A iniciativa, além da distribuição de ecopontos domésticos, visa informar e sensibilizar a população sobre a forma e a importância da separação dos resíduos e da sua reciclagem.

 

A Direção Regional do Ambiente, com a colaboração das câmaras municiais e juntas de freguesia, pretende também recolher dados, através de um inquérito, sobre os hábitos e atitudes de reciclagem por parte das famílias, incentivando todos a separar cada vez mais e melhor os resíduos.

 

 

-------------/------------

 

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia afirmou, no Funchal, que a aposta em projetos europeus que se focam na inovação, no desenvolvimento e no conhecimento permitirá "reforçar o posicionamento das Regiões Ultraperiféricas na economia europeia".

 

Nelson Simões falava no Fórum Agroalimentar, promovido pela Plataforma Tecnológica Multissetorial da Macaronésia, que integra as regiões dos Açores, Madeira e Canárias, onde apresentou a Estratégia de Investigação e Inovação para a Especialização Inteligente (RIS3) da Região Autónoma dos Açores, que identifica o setor agrícola como uma das três áreas prioritárias de investimento e inovação, "representando mais valor para a economia regional".

 

Segundo o Diretor Regional, este evento "foi útil para a troca de experiências e para o intercâmbio de conhecimento".

 

-------------/------------

A Diretora Regional do Desenvolvimento Rural afirmou, em S. Roque do Pico, que "os tempos de desafios que vivemos no setor agrícola, em especial no setor do leite, exigem responsabilidade e verdade".

 

A Diretora Regional, que falava no encerramento do Seminário de Produção de Carne de Bovinos, salientou, por outro lado, relativamente ao 'lobby' açoriano, que "basta ver o relatório sobre o leite aprovado pelo Parlamento Europeu há dias para perceber que, independentemente da criação de mais estruturas ou mais cargos, esse 'lobby' funciona e produz resultados", acrescentando que ele "começa por ser assegurado pelos dois deputados que estão no Parlamento Europeu".

 

Relativamente ao setor da carne, Fátima Amorim destacou os "resultados obtidos no período de 2007-2013, com a implementação do PRORURAL, em que, do total de jovens que se instalaram na agricultura, 21,4% instalaram-se em bovinicultura de carne", num investimento "superior a 10 milhões de euros".

 

Em 2013, o número de cabeças de gado bovino no arquipélago ascendia a 256 mil, representando aproximadamente 18% do total nacional, sendo que, em termos regionais, as ilhas do Faial e do Pico lideram a produção de carne nos Açores.

 

A Diretora Regional destacou também a criação da Marca Açores como "um contributo determinante para reforçar a afirmação e a valorização dos produtos açorianos, e da carne em particular, associada que está a uma imagem de qualidade e de excelência da produção regional".

 

-------------/------------

 

O presidente da Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH) afirmou hoje que a maioria dos programas de emprego nos Açores têm "efeitos de curto prazo", não sendo sustentáveis no tempo.

 

À margem de uma comunicação na I Universidade de Verão, organizada pela Juventude Popular Açores, Sandro Paim lamentou que em alguns dos programas, implementados pelos executivos regionais, existam "poucas candidaturas" e noutros a empregabilidade é de curto prazo.

 

O empresário afirmou que os Açores "precisam de crescer" e adiantou que "precisamos que os jovens empreendam, não só criando novas empresas mas, também, inovando e renovando as atuais".

 

Uma das dificuldades apresentada pelos jovens ao presidente dos empresários das ilhas Terceira, Graciosa e São Jorge, é a enorme burocracia no processo do empreendedorismo.

 

-------------/------------

 

Um homem de 30 anos morreu ontem num incêndio numa adega no concelho da Madalena, ilha do Pico, disseram à Lusa fontes do serviço de proteção civil dos Açores e dos bombeiros locais.

 

Segundo as mesmas fontes, os bombeiros da Madalena receberam o alerta por causa do incêndio numa adega localizada numa vinha às 3h00 locais e encontraram no interior o corpo do homem. Não foram encontradas outras vítimas do incêndio, segundo os bombeiros, que não adiantaram mais pormenores do caso, já entregue à PSP. 

 

-------------/------------

 

A cadeia de televisão britânica BBC está a filmar o meio subaquático dos Açores para uma série que será transmitida em 2017, denominada de "Ocean".

 

"Seis dos filmes [da série "Ocean"] vão estar focados nos mares profundos, que é a razão pela qual estamos nos Açores, arquipélago que possui uma ecologia marinha muito interessante para explorar e filmar", declarou à agência Lusa um dos diretores do projeto, Joe Treddenick.

 

O profissional britânico afirmou que esta nova série da BBC será feita com base em filmagens que visam registar novos padrões de comportamento de espécies marinhas no decurso de seis filmes de uma hora cada, que estarão especificamente focados em diferentes 'habitats' dos oceanos.

 

O sexto filme da série "Ocean" será exclusivamente dedicado ao mar profundo e a BBC filmará por todo o planeta, registando em imagem os diferentes comportamentos no fundo do mar e a ecologia, sendo nesse contexto que surge os Açores, como explicou Joe Treddenick.

 

-------------/------------

 

Previsão para 2ª feira, 13.julho.2015

 

Céu geralmente muito nublado. Neblinas.
Períodos de chuva nos grupos Central e Ocidental.

MAR ENCRESPADO A DE PEQUENA VAGA.
Temperatura da água do mar: 22ºC

TEMPERATURAS MÍNIMAS E MÁXIMAS PREVISTAS:

Santa Cruz da Graciosa: 21 / 26ºC

 

-------------/------------

 

Previsão para 3ª feira, 14.julho.2015


Períodos de céu muito nublado. 

Aguaceiros nos grupos Central e Ocidental.

MAR ENCRESPADO A DE PEQUENA VAGA.
Temperatura da água do mar: 22ºC

TEMPERATURAS MÍNIMAS E MÁXIMAS PREVISTAS:

Santa Cruz da Graciosa: 21 / 26ºC

 

 

Twitter Facebook Favorites More