Traduzir

Rádio Graciosa


12 julho 2015

INFO CANAL DOMINGO – 12 JULHO 2015.doc

A Inspeção Regional do Turismo já detetou este ano, entre janeiro e junho, cerca de 70 alojamentos locais ilegais nos Açores, na sua grande maioria na ilha de São Miguel, o que corresponde a um número entre 250 a 280 camas 'apanhadas' no mercado paralelo, os dados são avançados pelo AO, na sua edição deste domingo.

 

A liberalização das ligações aéreas ao continente e o começo da operação de duas companhias low-cost em São Miguel, que trouxeram bastantes mais turistas à ilha, foram fatores que potenciaram ainda mais o surgimento de situações de alojamento ilegal, embora os números não sejam muito diferentes dos anos anteriores, uma vez que no total de 2014 foram também detetadas mais de 400 camas ilegais. E é a própria Inspeção Regional do Turismo a admitir que, a par do surgimento de mais alojamentos locais, também há hoje uma maior consciência das pessoas para a necessidade de estarem no mercado em condições legais., refere o matutino micaelense.

 

-----------/------------

 

Milhares de pessoas passaram este sábado por Ponta Delgada, em São Miguel, quer para saborearem as Sopas do Espírito Santo quer para assistirem ao desfile etnográfico que juntou as 24 freguesias do concelho.

 

Para muitas das pessoas que passaram por Ponta Delgada, a primeira paragem foi no Campo de São Francisco, onde aproveitaram para degustar uma das 13 mil doses de sopa e arroz doce que foram servidas ou então apenas para observar o que se passava.

 

Por entre este mar de gente estavam muitos locais e emigrantes, mas também muitos turistas, alguns dos quais nem percebiam o que se passava.

 

Na Avenida Infante D. Henrique, oCortejo Etnográfico abriu com a escola de percussão "Bora Lá Tocar" e convidados a percorrer a avenida.

 

Em seguida iniciou-se o Cortejo Etnográfico, que contou com a participação das 24 freguesias, de 38 carros de bois, 54 carros alegóricos, 15 folias de todo o concelho, entre outros.

 

As Grandes Festas do Espírito Santo de Ponta Delgada continuam este domingo.

 

-----------/------------

O Diretor Regional da Agricultura revelouque já se encontram em fase de análise as propostas apresentadas no âmbito do concurso promovido pela Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente, através do IAMA, para a adjudicação da obra de construção do novo Matadouro do Faial, a iniciar este ano.

 

Fernando Sousa, que falava na sessão de abertura do Seminário de Produção de Carne de Bovinos, uma iniciativa da Cooperativa Verdatlântico que teve hoje início no Faial e termina domingo no Pico, assegurou o empenho do Governo dos Açores no apoio a este setor.

 

O Diretor Regional defendeu ainda a valorização do modo de maneio que se faz nos Açores, afirmando que "quando mostramos ao exterior aquilo que fazemos, e fazemos bem, temos de estar todos concentrados no mesmo propósito, mostrar que a 'Carne dos Açores' é verdadeiramente um produto de qualidade, que as nossas ilhas gozam de um estatuto sanitário invejável no espaço europeu e, principalmente, que somos capazes de responder aos desafios desses mercados".

 

-----------/------------

 

O Vice-Presidente do Governo dos Açores defendeu, nas Quatro Ribeiras, concelho da Praia da Vitória, que a cooperação "é um poderoso instrumento" do desenvolvimento local, assegurando a "disponibilidade permanente" do Executivo para apoiar projetos que valorizem as localidades do arquipélago.

 

Sérgio Ávila, que falava na inauguração da nova zona de lazer desta freguesia, apontou a obra como um exemplo dessa cooperação, salientando que se trata de um projeto da Junta de Freguesia "que foi possível concretizar em cooperação com o Governo, a Câmara Municipal da Praia da Vitória e a GRATER", Associação de Desenvolvimento Regional.

 

Na sua intervenção, o Vice-Presidente sublinhou a "disponibilidade permanente" do Governo para apoiar bons projetos, que valorizem as localidades açorianas, salientando que esse trabalho, "em cooperação com as diversas instituições", vem sendo feito "em todas as ilhas" da Região.

 

-----------/------------

 

O Vice-Presidente do Governo dos Açores afirmou, em Angra do Heroísmo, que a Rede Integrada de Apoio ao Cidadão (RIAC) é o projeto de maior sucesso "que a administração pública tem em termos de ligação ao cidadão".

 

Sérgio Ávila, que falava na inauguração do Posto da RIAC na Urbanização do Lameirinho, o 51.º desta rede, sublinhou que, "por aquilo que conhecemos da realidade do país", este é mesmo o projeto mais eficaz, nesta área, a nível nacional.

 

No caso dos Açores, com postos em todas as ilhas e em todos os concelhos, em meios citadinos e rurais, o êxito da RIAC é refletido pelo número crescente de atendimentos, que Sérgio Ávila considerou serem "verdadeiramente impressionantes".

 

O Vice-Presidente salientou que, em 2014, os serviços da RIAC no arquipélago registaram "575 mil atendimentos", o que representa mais do que o dobro da população total dos Açores.

 

 

-----------/------------

 

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou que o exercício REP 15, a decorrer no arquipélago até 29 de julho, "é muito importante para os Açores porque reúne na Região cientistas de mais de 10 instituições de referência de cinco países".

 

Fausto Brito e Abreu, que falava à margem dos exercícios que estão a decorrer com veículos autónomos subaquáticos (AUV) e aéreos (UAV) ao largo da ilha do Pico, no âmbito da Missão REP Atlantic 15 (Recognized Environmental Picture), frisou que as tecnologias que estão a ser testadas "podem ser muito úteis para o Governo definir políticas públicas", tendo também aplicações importantes para as atividades económicas que decorrem no mar.

 

O objetivo do REP 15 é avaliar as capacidades de diferentes veículos autónomos aéreos e subaquáticos e de sistemas de comunicação em rede para operações de fiscalização e de monitorização ambiental, bem como para operações científicas ou militares em zonas de mar aberto.

 

O Secretário Regional do Mar salientou que esta missão "está pensada e preparada não apenas para responder a questões científicas, mas também para dar resposta a desafios concretos que se colocam à Região".

 

-----------/------------

 

O Grupo de Forcados Amadores do Ramo Grande, da Praia da Vitória, participa, na próxima semana, em duas corridas de toiros no Continente, revela o jornal Diário Insular, da ilha Terceira.


Segundo a organização do evento, trata-se de um "cartel diferenciador que contempla a presença de veteranos e jovens cavaleiros, que, juntos a dois emblemáticos grupos de forcados e uma ganadaria de postin, prometem uma noite de verdadeiro triunfo para a tauromaquia e para emblemática praça de toiros da Figueira da Foz".


A Corrida de Gala à Antiga Portuguesa, que será abrilhantada pela banda da Sociedade Filarmónica Figueirense, é promovida pela empresa Tauroleve.


Recorda o jornal Diário Insular que oGrupo de Forcados Amadores do Ramo Grande, capitaneado por Filipe Pires, foi fundado na Praia da Vitória a 07 de agosto de 2007.

 

-----------/------------

 

Previsão para domingo, 12.julho.2015


Períodos de céu muito nublado com boas abertas.

Mar encrespado a de pequena vaga.
Temperatura da água do mar: 22ºC

TEMPERATURAS MÍNIMAS E MÁXIMAS PREVISTAS:

Santa Cruz das Flores: 21 / 25ºC
Horta: 21 / 27ºC
Angra do Heroísmo: 20 / 26ºC
Ponta Delgada: 20 / 26ºC

 

-----------/------------

 

Previsão para 2ª feira, 13.julho.2015


Céu geralmente muito nublado.

Mar cavado tornando-se de pequena vaga.
Temperatura da água do mar: 22ºC

TEMPERATURAS MÍNIMAS E MÁXIMAS PREVISTAS:
Santa Cruz das Flores: 21 / 25ºC
Horta: 20 / 26ºC
Angra do Heroísmo: 20 / 25ºC
Ponta Delgada: 20 / 25ºC

 

Twitter Facebook Favorites More