A SATA Internacional vai passar a utilizar aviões A330 nas rotas de longo curso para garantir um serviço "mais fiável e mais qualificado", segundo disse o presidente de Administração da transportadora, sem avançar uma data.
Atualmente, a SATA Internacional (que faz as ligações para fora dos Açores) efetua voos de médio e longo curso com aparelhos A310 e A320, sendo que no final desta renovação da frota ficará com três aviões A320 no médio curso e dois A330 no longo.
A renovação da frota de longo curso da SATA é considerada pela companhia aérea açoriana um "imperativo" para a sua "sustentabilidade futura".
Luís Parreirão precisou que a SATA não irá comprar os dois novos A330, dado que a opção tomada passa por efetuar “leasings operacionais”.
-----------/----------
A comissão parlamentar de inquérito ao grupo açoriano SATA vai avançar para um pedido de prorrogação do mandato de seis meses devido ao seu volume de trabalho, mantendo-se em atividade até finais de dezembro.
Os trabalhos da comissão de inquérito ao grupo SATA foram interrompidos a 13 de maio depois de o PSD ter levantado dúvidas em relação ao socialista José Contente, ex-secretário regional, que nesse dia havia substituído outro deputado do PS numa audição.
Os trabalhos foram retomados esta quinta-feira, depois de um parecer jurídico da presidência da Assembleia Legislativa Regional, acolhido por todos os partidos, ter concluído que antigos membros do Governo Regional a podem integrar sem qualquer tipo de incompatibilidades.
O presidente da comissão parlamentar de inquérito à SATA recordou que têm que ser os partidos da oposição, que propuseram a constituição da mesma, a requererem a prorrogação dos trabalhos, entregando-o à presidente do parlamento como forma de registo” e não a título de autorização, segundo André Bradford.
-------/--------------
O Bloco de Esquerda alertou para o perigoso estado de conservação em que se encontra o único acesso à freguesia da Fajãzinha, na ilha das Flores, e denuncia o que considera ser o desleixo do Governo Regional, que nunca efetuou qualquer obra de reabilitação – limitou-se à limpeza – no ramal de acesso à freguesia, que foi destruído no seguimento da intempérie que assolou a ilha há quatro anos e meio.
Tendo em conta que o antigo ramal de acesso, assim como o novo acesso à freguesia encontram-se em mau estado de conservação, e que o novo acesso apresenta um declive muito acentuado, e que os resíduos dos muros derrubados tornam a circulação perigosa, o BE quer saber para quando está prevista a limpeza dos resíduos resultantes dos desmoronamentos provocados pela abertura do novo acesso à freguesia, assim como a construção de novos muros.
--------/-------
O PPM apresentou um requerimento na Assembleia Regional dos Açores para obter toda a informação sobre os procedimentos das escolas na contratação de alimentação para os alunos.
O deputado Paulo Estevão solicitou a cópia de todos os cadernos de encargos elaborados pelas diferentes unidades orgânicas do sistema educativo regional no âmbito dos últimos procedimentos públicos concursais referentes ao fornecimento de refeições escolares.
Também foi solicitada a cópia das orientações dietéticas relativas à composição e confeção das refeições escolares emitidas pela atual Diretora Regional da Educação e a descrição das ações desenvolvidas pela técnica superior especialista em nutrição e alimentação que a Direção Regional da Educação tem ao seu serviço. •
-----------/-------
O Secretário Regional da Educação e Cultura realçou, em Angra do Heroísmo, que os professores nos Açores terão no próximo ano letivo um novo Estatuto da Carreira Docente “muito vantajoso” relativamente ao que se encontra em vigor.
Segundo Avelino Menezes, o novo Estatuto, cuja proposta de diploma deverá em breve ser apreciada em Conselho de Governo e depois remetida ao parlamento açoriano, “coloca os docentes também a margem do processo de requalificação que, no continente, se vai traduzindo muitas vezes num processo de desemprego”.
Em declarações aos jornalistas no final de uma audiência com o Sindicato dos Professores da Região Açores (SPRA), Avelino Meneses afirmou, ainda, que não haver qualquer razão que “obrigue a que pelo facto de não ser aprovado antes do início do próximo ano letivo”, este “só possa ter efeitos no ano letivo imediato”.
------------/----------
O Sindicato dos Professores da Região Açores (SPRA) criticou o atraso na entrada em vigor do novo Estatuto da Carreira do Docente, o que o secretário regional da Educação justificou com a complexidade do documento.
Em declarações aos jornalistas, o secretário regional da Educação e Cultura, admitindo que a tramitação do documento esteja a ser "um pouco mais demorada do que é habitual".
Segundo o sindicato, já não é possível que os diplomas entrem em vigor antes do arranque do ano letivo, porque terão de ser votados na Assembleia Legislativa da Região, e esse atraso terá implicações, por exemplo, "ao nível dos horários, ao nível dos artigos que descontam o período de férias e ao nível da avaliação do desempenho".
O sindicato espera que o estatuto entre em vigor "ainda neste ano civil", entre outubro e dezembro, mas considerou que o executivo açoriano está em falta com o que prometeu.
--------------/--------
A Vice-Presidência do Governo dos Açores, através da Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA), promoveu este ano mais uma edição do Concurso Regional de Empreendedorismo.
Este concurso tem como objetivos estratégicos estimular a capacidade de iniciativa, a criatividade e o comportamento empreendedor dos concorrentes portadores de ideias de negócio inovadoras, promovendo a criação de empresas nos Açores a partir dos projetos a concurso.
Os prémios a atribuir serão no valor de, respetivamente, 25 mil, 20 mil e 15 mil euros para o primeiro, segundo e terceiro lugares, e apenas serão concedidos na condição de passarem a integrar o capital social das empresas a criar para o desenvolvimento do negócio premiado.
-------------/------------
O Presidente do Governo dos Açores desafiou, em Bruxelas, o Parlamento Europeu a assumir a defesa de um tratamento justo e igual para as regiões insulares na União Europeia, mas também a desempenhar a função de explicar as potencialidades destes territórios para o sucesso do projeto europeu.
O Presidente do Governo falava na Assembleia Geral da Comissão das Ilhas da Conferência das Regiões Periféricas e Marítimas da Europa (CRPM), órgão de cooperação inter-regional a que preside desde setembro de 2014, e que contou com diversos deputados europeus, caso dos portugueses Ricardo Serrão Santos e Cláudia Monteiro de Aguiar.
Segundo disse, as regiões insulares enfrentam desafios que são permanentes, como sejam o afastamento dos centros económicos e a dispersão geográfica, e que têm impacto sobre uma série de fatores de desenvolvimento económico e de competitividade, quando comparadas com outras zonas da Europa continental.
A Comissão das Ilhas é uma das seis comissões geográficas que funcionam no seio da CRPM, que tem por objetivo instar as instituições europeias e os Estados-Membros a prestar uma especial atenção a estes territórios, no sentido de reconhecer as desvantagens permanentes resultantes da sua insularidade e implementar políticas adequadas à sua condição insular.
-------------/---------
O Governo dos Açores vai implementar, nos anos letivos 2015/2016 e 2016/2017, um projeto-piloto envolvendo as bibliotecas escolares de até quatro escolas da Região, de acordo com o teor de um despacho da Secretaria Regional da Educação e Cultura publicado hoje em Jornal Oficial.
Este projeto-piloto, que será distribuído pelo arquipélago “em territórios educativos potenciadores de um trabalho em rede”, decorre de um diagnóstico à situação das bibliotecas escolares ao nível regional na sequência da experiência de lançamento em 2011 da Rede Regional de Bibliotecas dos Açores (RRBE).
Através desse diagnóstico, refere o despacho do titular da Secretaria Regional da Educação e Cultura, “concluiu-se que há uma grande disparidade entre as bibliotecas escolares das unidades orgânicas do Sistema Educativo Regional no que diz respeito, entre outros aspetos, ao modo como se organizam, ao acervo e aos recursos de que dispõem, à importância atribuída à biblioteca escolar na vida de cada escola”.
----------/-------------
O objetivo desta I Edição é chamar a atenção para as camadas mais jovens da população e do seu papel preponderante na construção de um futuro mais promissor para todos.
O desafio que a Associação de Promoção de Públicos Jovens propõe é juntarem-se à iniciativa para a realização de pequenas mensagens que serão distribuídas aos jovens na cidade de Ponta Delgada ou afixadas em locais estratégicos do concelho. Nesse sentido, os participantes sairão em caminhada, por um percurso previamente definido.
O evento irá realizar-se no próximo sábado, dia 27 de junho, com início às 9h30, na sede da APPJ, sito à Rua António Borges, nº 13, e com chegada prevista às 12h30, às Portas da Cidade, onde os participantes têm a oportunidade de se refrescar e conhecer um pouco melhor a associação.
-------------/--------
Integrado na Temporada de Teatro da Ilha Graciosa, este ano de 2015 com um cariz internacional, no dia 29 deste mês de Junho (2ª Feira), pelas 21h30, no Centro Cultural da Ilha Graciosa, será levada à cena a peça Brinquedos do grupo Metatese, da Galiza, Espanha.
A Temporada de Teatro da Ilha Graciosa é uma iniciativa do grupo de teatro graciosense A Semente.
----------/-------
A Comissão organizadora do Festival Ilha Branca 2015 informou que se encontram abertas, até o dia 15 de julho, as candidaturas à atribuição das tascas que serão exploradas durante a realização do festival.
Todas as propostas devem ser entregues na Câmara Municipal em carta fechada, com identificação e contacto telefónico no envelope, sendo que o valor mínimo de cada tasca é de 500 euros.
-------/---------
Na sequência da candidatura da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa ao Programam Bandeira Azul, este ano receberam esta distinção duas zonas balneares da ilha.
Assim, foram hoje hasteadas as Bandeiras Azuis atribuídas ao nosso Concelho, primeiro na Praia e logo de seguida no Barro Vermelho, com a preciosa ajuda dos alunos do Centro de Atividades Ocupacionais.
-----------/-----------
A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai assinar esta sexta-feira, a 26 de junho, no salão nobre, os já habituais protocolos no âmbito do Plano Municipal de Apoio à Cultura.
Serão assinados protocolos com 60 agentes culturais ligados ao teatro, música popular, música coral, filarmónicas, orquestras, grupos folclóricos, cultura académica e outras associações de todo o concelho de Ponta Delgada.
O Município destaca assim a importância da valorização do que é nosso atribuindo um apoio, no valor total de 120 mil euros, a estes agentes culturais e também integra os promotores e associações na dinamização das Noites de Verão de Ponta Delgada, ajudando a promover e divulgar o que é feito na região.
Para a Autarquia, a valorização da cultura ajuda não só a criar uma sociedade mais desperta, como também acaba por contribuir para a promoção turística dos agentes culturais.
-----/-------
O PSD/Açores deu voz ao que diz ser a forma "apreensiva" como grande parte das escolas açorianas está a encarar a execução do Programa Pró-Sucesso, considerando que "o período que medeia o encerramento deste ano letivo e o início do próximo é muito curto para os estabelecimentos de ensino prepararem uma realidade que se pretende renovada", disse a deputada Judite Parreira.
A social democrata falava após uma reunião com o Conselho Executivo da Escola Básica Integrada de Angra do Heroísmo, onde confirmou que essa é "uma opinião partilhada por muitas escolas, que estão preocupadas com a escassez de tempo, de forma a implementar o programa.
Assim, o próximo ano, será um ano de experiência para as escolas, e não uma altura para poderem apresentar resultados", segundo adiantou adiantou.
----------/------
O presidente do PS/Açores enviou uma carta a vários partidos políticos no arquipélago, convidando-os para um encontro em julho, que permita um “esclarecimento mútuo, concretização de propostas já avançadas e debate” em torno da reforma da autonomia.
Na carta assinada por Vasco Cordeiro e enviada aos partidos com assento parlamentar (PSD, CDS/PP, PCP, BE e PPM) e ao Partido Democrático do Atlântico (PDA), o único partido nacional com sede nos Açores, o líder dos socialistas açorianos defende que “devem ser criadas as condições para que este processo seja o mais abrangente e participado possível”.
Para Vasco Cordeiro “em vez de uma mera conversa a dois” o caminho a seguir deve ser “um verdadeiro diálogo” com todos os partidos políticos, a começar pelos representados na Assembleia Legislativa Regional da região, algo “porventura mais exigente, mas seguramente mais produtivo”.
----/--------
Previsão para 6ª feira, 26.junho.2015
Períodos de céu muito nublado com boas abertas.
MAR DE PEQUENA VAGA, TORNANDO-SE CAVADO.
Temperatura da água do mar: 21ºC
TEMPERATURAS MÍNIMAS E MÁXIMAS PREVISTAS:
Santa Cruz das Flores: 19 / 25ºC
Horta: 19 / 25ºC
Angra do Heroísmo: 19 / 25ºC
Ponta Delgada: 19 / 24ºC
------------/----------
Previsão para sábado, 27.junho.2015
Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva nos grupos Central e Ocidental.
MAR ENCRESPADO A DE PEQUENA VAGA.
Temperatura da água do mar: 20ºC
TEMPERATURAS MÍNIMAS E MÁXIMAS PREVISTAS:
Santa Cruz das Flores: 18 / 24ºC
Horta: 18 / 25ºC
Angra do Heroísmo: 20 / 25ºC
Ponta Delgada: 19 / 24ºC