O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia disse, na Horta, que uma das medidas que está a ser estudada para uma gestão inteligente da quota do goraz é "a interrupção desta pescaria durante este verão".
Fausto Brito e Abreu referiu que os Açores já atingiram mais de 65% da quota disponível para 2015, acrescentando que "esta paragem pode permitir que os pescadores no final do ano, quando o preço em lota do goraz está mais alto, gastem a quota e consigam ter um rendimento mais elevado".
O Secretário Regional do Mar falava à margem da primeira reunião com a nova direção da Federação das Pescas dos Açores, onde foram debatidos temas como a criação de uma sede permanente para esta entidade, a proposta de alteração do regime da pesca lúdica, e o período de defeso de goraz, recentemente imposto pelo Governo dos Açores.
Sobre o período de defeso do goraz que entra em vigor a partir de 2016, entre o dia 15 de janeiro e o dia 29 de fevereiro, o Secretário Regional do Mar referiu que o Governo dos Açores "estudará formas de tentar compensar os pescadores durante esse período", apontando o Fundopesca, "conforme está a ser redesenhado no Parlamento Regional", como um mecanismo a ter em conta.
A cabeça-de-lista do PSD/Açores à Assembleia da República, Berta Cabral, destacou o "empenho e dedicação" dos agentes e chefias da PSP na Região, considerando que a eles se deve a diminuição da criminalidade no arquipélago.
A candidata social-democrata, que falava após uma visita ao Comando Regional da PSP, salientou os "bons resultados obtidos" nos Açores por esta instituição do Estado, garantindo assim a segurança dos açorianos.
Berta Cabral destacou também o recente anúncio feito pelo governo da República do reforço do número de agentes da PSP nos Açores, bem como a entrega de novas viaturas para a polícia no arquipélago, resultante de verbas proveniente das multas de trânsito cobradas na Região e cujas receitas são geridas pelo Fundo Regional dos Transportes Terrestres, revertendo a favor da PSP.
Em relação às instalações das esquadras da PSP nos Açores, Berta Cabral reconheceu que é necessário "dar melhores condições de trabalho" aos agentes da polícia e garantiu que os deputados do PSD/Açores na Assembleia da República "vão lutar por isso".
-----------/------------
O Secretário Regional da Educação e Cultura reafirmou, em Ponta Delgada, que o encerramento de escolas nos Açores só ocorrerá em "circunstâncias muito específicas", nomeadamente de ordem pedagógica ou sociológica.
Avelino Meneses, que falava aos jornalistas no final de uma audição parlamentar que apreciou uma petição relativa ao não encerramento da Escola do Alto das Covas, em Angra do Heroísmo, desmentiu o fecho desse estabelecimento de ensino, bem como "rumores" sobre o encerramento da escola da Praia da Graciosa.
Sobre a situação da escola do Alto das Covas, o Secretário Regional da Educação e Cultura especificou que, em março último, foi comunicado ao primeiro peticionário que não estava previsto o encerramento da escola, sendo por essa razão "um não caso", e classificou como "mentira" o alegado fecho da escola da Praia da Graciosa.
-----------/------------
Duarte Freitas considerou ser "motivo de satisfação" verificar "que apesar de um pouco atrasado o presidente do Partido Socialista decidiu juntar-se ao trabalho de reflexão sobre a reforma da Autonomia que tem sido desenvolvido pelo PSD/Açores".
"Verifico com satisfação que o presidente do PS decidiu finalmente responder de forma favorável ao desafio que já foi lançado por mim, quando fui eleito presidente do PSD/Açores, em 2013, para dialogar sobre estas matérias", disse o líder dos sociais-democratas, hoje, na Ribeira Grande, à comunicação social.
Assim, explicou, "apesar do presidente do PS estar um pouco atrasado não será por causa desse atraso que não vamos debater com o PS as reformas que entendemos necessárias".
Para Duarte Freitas, "o PSD/Açores está, por isso, disponível para debater com todos as alterações que são necessárias para melhorar a Autonomia de forma a que ela responda às necessidades dos açorianos". "O nosso trabalho não é de agora e tem sido feito em diálogo com todos os quadrantes políticos e sociais dos Açores", salientou.
-----------/------------
A Secretária Regional da Solidariedade Social adiantou que a reabilitação do centro de acolhimento temporário Abrigo Amigo, em Angra do Heroísmo, representa um investimento do Governo Regional dos Açores de cerca de um milhão de euros e permitirá duplicar a atual capacidade para até 30 utentes.
Andreia Cardoso, que falava à comunicação social no final de uma visita à obra de remodelação do edifício propriedade da Confederação Operária Terceirense, salientou que os trabalhos "vêm corresponder àquelas que eram as necessidades não só da instituição em termos de resposta, mas naturalmente do Concelho e da Ilha", lembrando que já existem respostas nesta área a funcionar no Concelho da Praia da Vitória e que, entre si, asseguram a cobertura necessária na área da exclusão social na Ilha Terceira.
Os centros de acolhimento fazem parte uma estratégia que contempla a promoção um conjunto de respostas de suporte sociocultural que permitam, através da cooperação entre diferentes entidades do Governo Regional, Governo da República e Organizações Não Governamentais, contribuir para a integração efetiva do Cidadão em Situação de Exclusão Social e sua família na comunidade açoriana.
-----------/------------
O setor do leite está a atravessar uma das maiores crises de sempre, não só a nível regional, mas também nacional e até internacional, devido à "medíocre" abolição das quotas leiteiras.
A afirmação é do presidente da Associação Agrícola de São Miguel que falava na abertura do XIV Concurso Micaelense da Raça Holstein Frísia que abriu portas esta sexta-feira, no Recinto da Feira, em Rabo de Peixe.
Jorge Rita salientou que, apesar da atual situação não ser nada favorável, a região tem a vantagem de ter uma produção com muita vontade de produzir. Nesse sentido, disse ser importante dar notoriedade e dar nota daquilo que são as verdadeiras preocupações do setor em matéria do leite.
O Concurso Micaelense da Raça Holstein Frísia, que permite demonstrar a "excelência" dos animais, por via de melhoramentos genéticos, vai contar este ano com a participação de 90 produtores e cerca de 225 animais.
Para além do concurso de vacas leiteiras e de vitelas e novilhas, será realizado o IX Concurso Juvenil Micaelense que terá cerca de 50 animais.
-----------/------------
O presidente do executivo açoriano acusou a Comissão Europeia de "pecar por omissão" ao não promover mecanismos de compensação ao setor leiteiro dos Açores na sequência da quebra do preço do leite na União Europeia (UE).
Vasco Cordeiro, que falava na inauguração de uma feira de gado na Ribeira Grande, em São Miguel, considerou que se está perante um "tempo desafiante" e "exigente" face à abolição do regime de quotas leiteiras, a par do embargo russo e a diminuição do consumo de leite e produtos lácteos em alguns mercados.
Entre abril de 2014 e abril do corrente ano (o regime de quotas deixou de vigorar no quarto mês de 2015), o preço médio do leite na UE a 28 Estados-membros sofreu uma quebra, segundo Vasco Cordeiro, de 17%, enquanto no caso português a redução se foi de 6%.
Vasco Cordeiro acentuou que, entretanto, regiões como os Açores, que estão "sujeitas a condicionalismos permanentes e estruturais", não são contempladas com medidas que lhes permitam fazer face a estas decisões e a um mercado que se tem vindo a autorregular por baixo, o que prejudica produtores e a economia "de forma particularmente gravosa".
O governante afirmou que tem alertado os decisores nacionais e europeus para as fragilidades da região face ao desmantelamento das quotas leiteiras e que já foi convidado por duas vezes o comissário da Agricultura para se deslocar ao arquipélago.
No seu entender, é preciso criar, em parceria com os Estados-membros e os atores da fileira do leite, "instrumentos eficazes de segurança" contra as diminuições abruptas do preço do leite, a par do reforço do combate a práticas comerciais consideradas desleais.
-----------/------------
Foi já Apresentada a lista da CDU ao circulo eleitoral dos Açores. O primeiro candidato, Aníbal Pires, criticou a politica de empobrecimento, dos PEC e do pacto de agressão.
"A política de alternância entre PS, PSD e CDS-PP resultou naquilo que os açorianos têm conhecido demasiado bem: voltou a fome, acelerou a emigração forçada, aumentou a dívida pública, e o desemprego atingiu níveis que há pouco tempo seriam impensáveis. Hoje são poucos os que podem não temer ser atingidos pelos efeitos da politica de direita", referiu.
Para quebrar o circulo vicioso da alternância entre os partidos da troika, PS, PSD e CDS-PP, o que conta para os açorianos, nas próximas eleições, é a escolha de candidatos da CDU, que não mentem nem traem os compromissos que assumem!
-----------/------------
Previsão para sábado, 27.junho.2015
Períodos de céu muito nublado com boas abertas.
Períodos de chuva nos grupos Ocidental e Centra.
Mar cavado, tornando-se de pequena vaga.
Temperatura da água do mar: 21ºC
TEMPERATURAS MÍNIMAS E MÁXIMAS PREVISTAS:
Santa Cruz das Flores: 21 / 23ºC
Horta: 19 / 25ºC
Angra do Heroísmo: 18 / 25ºC
Ponta Delgada: 18 / 24ºC