Traduzir

Rádio Graciosa


20 maio 2015

PSD apresenta voto de protesto sobre situação das Termas do Carapacho, mas é chumbado pelo PS


No plenário de Maio que decorrer na cidade da Horta, a situação das Termas do Carapacho foi relembrada através de um voto de protesto do grupo Parlamentar do PSD.

Refere o voto que “as Termas do Carapacho são um dos “ex-líbris” da ilha Graciosa” e “para além disso, são uma das mais importantes infraestruturas que atraem visitantes à ilha, sendo um dos fatores que mais pode contribuir para algum desenvolvimento na frágil economia Graciosense.”
“Em Julho de 2010, depois de 3,5 milhões de euros de obras, Vasco Cordeiro inaugurou a requalificação daquele empreendimento dizendo que o governo estava orgulhoso daquela obra…. . O problema é que, desde as obras de remodelação inauguradas por Vasco Cordeiro, as Termas já encerraram por várias vezes, tornando-se uma incógnita a sua utilização pois, feitas obras sobre obras, as Termas voltaram mais uma vez a encerrar.”
Em vésperas de uma nova época alta para o turismo na Graciosa, “as Termas do Carapacho estão fechadas, e aquela que é uma das valências mais procuradas não se mostra capaz de dar a resposta sequer quanto à sua reabertura, quais as valências que estarão a funcionar ou quando começam as obras de requalificação sobre a requalificação da inaugurada requalificação.
Parece mentira mas é mesmo assim: depois de inaugurada a requalificação de mais de 3 milhões de euros já foram feitas obras de requalificação daquela requalificação e agora preparam-se mais obras para requalificar as anteriores.
Mas não será apenas pela sua dimensão de valência para o turismo que o encerramento das Termas do Carapacho penaliza a ilha Graciosa. Também, e sobretudo, pelo que esse encerramento implica em termos da interrupção da oferta de tratamentos na área da saúde que, durante séculos, granjeou fama medicinal às suas águas.”
Por mais do que uma vez o PSD questionou o Governo sobre o encerramento das Termas do Carapacho, mas até hoje impera o absoluto silêncio, “”esse silêncio sobre os maus tratos ao nome da oferta Termal merece o mais veemente repúdio, só superado pelo urgente protesto sobre o encerramento recorrente das Termas do Carapacho, e logo numa ilha em que os efeitos desse encerramento assumem uma dimensão que não é de todo despicienda.
As portas fechadas das Termas do Carapacho são mais um rude golpe para uma ilha que sofre diariamente com o isolamento, a desertificação e a pequenez da sua economia.
A falta de empenho em resolver, de uma vez por todas, a situação das Termas do Carapacho não pode deixar de ser assinalado pelo protesto daqueles que respondem perante os cidadãos da Graciosa e dos Açores e que são os deputados eleitos.”

O voto de protesto foi chumbado com os votos contra dos deputados do PS e os votos favoráveis de toda a oposição.

Twitter Facebook Favorites More