Traduzir

Rádio Graciosa


28 abril 2015

Enchente na baixa de Santa Cruz gerou preocupação em encontro do executivo camarário


O último encontro do executivo camarário decorreu a 23 de Abril, na Junta de Santa Cruz da Graciosa.
No período antes da ordem do dia e na sequência de perguntas dos vereadores do PSD, António Reis e João Cunha, ficou-se a saber que o município está a fazer um levantamento de ramais que necessitam de intervenção, estando agora a ser asfaltados apenas os ramais novos.
O projecto da ILINkAçores para a antiga Central na Barra aguarda publicação de portarias, que possibilitem a sua candidatura e na antiga escola do Bom Jesus irá funcionar uma escola-museu, conforme sugestão da professora Teodora Borba. As obras de recuperação estão previstas para ainda este ano.
Sobre as enchentes verificadas a semana passada na Vila, Avelar Santos explicou que as sarjetas estavam limpas e que obras ali executadas retiraram os antigos “boeiros”, sendo provavelmente isso que está a fazer falta, sendo intenção do município recuperá-los. Avelar Santos disse ainda que será feito um estudo para que se consiga retirar água que escoa em Santa Cruz. João Cunha chamou ainda atenção para outras zonas da ilha onde se verifica o mesmo problema, como é o caso em São Mateus e Guadalupe. O mesmo vereador alertou ainda que há particulares que fecham “bocas de água” de modo a que as suas propriedades não sejam inundadas, levando mais água para as vias públicas.




Na ordem de trabalhos o executivo aprovou apoio à recepção de uma equipa de futebol que virá do Canadá.
No seguimento de pedido de apoio do Sport Club Marítimo foi decidido apoiar com transporte, uma refeição, material promocional e cedência do Pavilhão Municipal para treinos e jogos a vinda dessa equipa à ilha Graciosa.
Na reunião foram ainda provados erros e omissões da empreitada da rede de abastecimento de água da freguesia de Guadalupe e parte de Santa Cruz, que não alteraram o orçamento inicial.

No período de intervenção do público, o autarca anfitrião da Junta de Santa Cruz agradeceu o apoio que o Executivo tem dado e solicitou esclarecimentos e colaboração em algumas obras.
Paulo Cunha perguntou quando decorrerá o curso de nadador salvador, com Conceição Cordeiro a esclarecer que é em Maio. Solicitou a colaboração da criação de um acesso ao mar na zona do Barro Vermelho, naquela que poderá ser a única zona da freguesia com Bandeira Azul. Uma passadeira para peões junto ao parque de merendas, esforços para que a velocidade seja reduzida na zona e ajuda para uma área de desportos na Calheta foram ainda outros pedidos do autarca de Santa Cruz.
Paulo Cunha deixou ainda a sua opinião que a escola do Bom Jesus deveria ser transformada em habitação e que se faça uma campanha, no sentido de serem requeridos ramais antes do início das obras da rede de águas.
Avelar Santos deixou a garantia de que será feita uma campanha, de modo a que se repita o bom exemplo do Caminho do Pinheiro.




Twitter Facebook Favorites More