Traduzir

Rádio Graciosa


27 fevereiro 2015

Resumo Semanal de 23 a 27 de Fevereiro de 2015

 
Graciosa continua com 4 unidades de alojamento Miosótis

Os prémios e certificados do Galardão Miosótis Azores 2015-2016 foram entregues a 11 unidades de alojamento da Região, que passa a contar com 57 empreendimentos turísticos distinguidos pelas boas práticas ambientais em todo o arquipélago.
Na Graciosa são contemplados por mais um ano a Casa da Beira-mar, com nível 5, Quinta dos Frutos, nível 4, Boina de Vento com nível 3 e o Graciosa Hotel com nível 2.
O Galardão Miosótis Azores destina-se a reconhecer e valorizar os alojamentos regionais que invistam no turismo sustentável através da implementação de adequados comportamentos ambientais.





Processo de Selagem de Lixeiras da Graciosa começa em Março

Iniciam-se no próximo mês “as empreitadas de selagem das lixeiras das ilhas Graciosa e Flores e está previsto começar ainda este ano a selagem dos aterros de Santa Maria e do Corvo”.
O objectivo é que em 2020, os Açores preparem para a reutilização e reciclagem, pelo menos, 50% dos resíduos urbanos, incluindo papel, cartão, plástico, vidro, metal, madeira e resíduos biodegradáveis.
Entretanto o Centro de Processamento de Resíduos da Graciosa já encaminha para valorização mais de 85% dos resíduos urbanos recebidos.




Assembleia Legislativa recebeu Parlamento dos Jovens do Ensino Básico

O mote para o debate que uniu os alunos de todas as ilhas dos Açores, mas ao nível do Secundário e Profissional foi “Ensino Público e Privado – que desafios?”.
Os alunos, que se deslocaram à Horta vindos de todas as ilhas dos Açores, ouviram Ana Luísa Luís reconhecer a importância da partilha do espaço de reflexão e de debate do Parlamento açoriano com os jovens, e receber, em discurso direto, o seu pensamento, os seus interesses, os seus objetivos, a sua visão do mundo global e das ilhas onde moramos.
A Escola Secundária de Santa Cruz da Graciosa esteve representada pelas alunas Mafalda Costa e Laura Mendonça, do 2º e 3º ciclo e por Daniel Silva e Alvarino Silva, em representação do secundário.
Sessenta e três alunos foram por um dia, “deputados”, em representação de trinta escolas do Ensino Básico.





Anunciada redução de impostos nos Açores

Vasco Cordeiro adiantou que, ao nível do IRS, a proposta de redução de impostos prevê menos 30 por cento no primeiro escalão e menos 25 por cento no segundo escalão, mantendo-se os restantes escalões nos 20 por cento.
O Presidente do Governo salientou, pela sua persistência e pela sua profundidade, o trabalho que foi possível realizar com o CDS/PP nos Açores sobre esta matéria e que culminou com a proposta que seguirá agora para o Parlamento.




João Costa eleito presidente do PSD Graciosa

Duarte Freitas foi reeleito líder do PSD/Açores, com 92,4 por cento dos votos, numas eleições diretas em que participaram 1317 militantes.
Neste ato eleitoral foram igualmente eleitos os órgãos concelhios e de ilha cujos mandatos terminavam até ao final do primeiro semestre de 2015.
Como presidente da comissão política de ilha de Santa Cruz da Graciosa foi eleito João Bruto da Costa.
Os militantes do PSD elegeram ainda os delegados ao XXI congresso regional do partido, que se realiza entre 20 e 22 de Março.




Dormidas na Graciosa subiram 6,8% em 2014

De Janeiro a Dezembro de 2014, nos estabelecimentos hoteleiros da Região Autónoma dos Açores (hotéis, hotéis-apartamentos, apartamentos turísticos, pousadas e pensões) registaram-se 1063,9 mil dormidas, valor superior em 0,9% ao registado em igual período de 2013.
Em termos de variações homólogas acumuladas, de Janeiro a Dezembro, as ilhas que apresentaram variações homólogas positivas foram as de São Jorge, de Santa Maria, do Corvo, da Graciosa, das Flores, do Faial e de São Miguel, respetivamente com, 11,2%, 9,0%, 8,3%, 6,8%, 2,1%, 1,9% e 1,2%. As ilhas que apresentaram variações homólogas negativas foram as do Pico e da Terceira, respetivamente com, 7,8% e 1,3%.
A ilha de S. Miguel com 733,3 mil dormidas concentrou 68,9% do total das dormidas, seguindo-se a Terceira com 145,0 mil dormidas (13,6%) e o Faial com 78,5 mil dormidas (7,4%).
Os estabelecimentos hoteleiros da Graciosa registaram durante 2014 um total de 11 mil e 688 dormidas, correspondendo a uma taxa de ocupação de 7,8% e estada média de 2,79 noites.
Apesar do aumento das dormidas os proveitos desceram 0,3%, pois o sector hoteleiro teve um proveito total de 511 mil e 795 euros.





Apresentada Marca Açores que possibilita que empresas ligadas ao turismo possam obter certificação

O objectivo é criar um selo que reflita que as empresas que o ostentam, são empresas que promovem a excelência.
Um selo que contribua para o seu reconhecimento e para que seja encarado como uma mais-valia para todas as empresas e para todos aqueles que usufruem dos seus serviços.
A Marca Açores é transversal a todos os setores de atividade, e pretende ser uma marca agregadora de valor, que se assuma como um instrumento ao serviço de todos aqueles que trabalham o destino Açores.





População da Graciosa voltou a diminuir em 2014

Dados que a Rádio Graciosa recolheu junto da Conservatória do Registo Civil de Santa Cruz da Graciosa e do Serviço Materno Infantil da Unidade de Saúde indicam 60 óbitos, para apenas 42 nascimentos. Em comparação com 2013 há um aumento de 14 nascimentos e de 8 óbitos, sendo de ressalvar que nos últimos anos tem aumentado os nascimentos.
Analisando os dados dos nascimentos registados ao longo do ano passado, verifica-se ainda que todos os meses nasceram crianças na Graciosa, sendo os meses de Janeiro com 6 nascimentos e Outubro com 5, os meses de mais nascimentos.
Verifica-se ainda que das 42 crianças nascidas, apenas 6 foram registadas na Graciosa, uma tendência que tem vindo a aumentar, com a maioria dos pais a optar por fazer o registo no Hospital onde se efectua o nascimento.
Outra tendência que apareceu nos últimos anos é de o número de divórcios ser muito superior aos casamentos. Em 2014 a tendência também manteve-se com 16 divórcios e apenas 7 casamentos celebrados.





Conselho de Governo anunciou lançamento do concurso para o Matadouro no segundo semestre

“Para completar a Rede Regional de Abate, o Governo dos Açores lançará durante o segundo semestre do corrente ano o concurso público da empreitada de construção do Matadouro da Graciosa", esta é a medida anunciada do Conselho de Governo.
Recorde-se que a construção do novo Matadouro da Graciosa é uma obra muito esperada pelo sector agrícola, na medida em que as novas valências, como a sala de desmancha, poderão trazer outras oportunidades de conseguir rendimentos pelos agricultores graciosenses.
O Matadouro da Graciosa será construído no Quitadouro, integrado no Parque Industrial da ilha.





Bombeiros da Graciosa receberam escolas para celebrar Dia da Protecção Civil

O Dia Mundial da Proteção Civil é assinalado a 1 de Março, data em que entrou em vigor a constituição da Organização Internacional de Proteção Civil, numa iniciativa que visa atrair a atenção de todos os países do mundo para a importância dos temas associados à Protecção Civil, nomeadamente para a prevenção e promoção de uma cultura de segurança.
Paralelamente, em diversos quartéis de bombeiros voluntários da Região, decorrem atividades associadas à celebração da efeméride e destinadas à comunidade escolar.
Como a celebração oficial é no fim-de-semana, os Bombeiros Voluntários da Graciosa realizaram na Quarta e Quinta-feira sessões de sensibilização para 4 turmas da Escola Secundária de Santa Cruz da Graciosa.

Em visita ao Quartel no Charco da Cruz, as crianças e jovens puderam assistir a um filme sobre protecção civil e participar em diversas actividades promovidas pelo corpo de bombeiros.

Twitter Facebook Favorites More