Traduzir

Rádio Graciosa


28 fevereiro 2015

Executivo camarário reuniu Quinta-feira na Freguesia da Luz


A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa reuniu Quinta-feira, na junta de Freguesia da Luz, liderada pela vice-presidente Conceição Cordeiro.
No período antes da ordem do dia, o vereador António Reis deu os parabéns pelo trabalho da autarquia no desfile de Carnaval no Pavilhão Municipal.
O vereador Bruno Silveira questionou sobre uma proposta de 2011 para criação do cartão-jovem municipal, ao que Conceição Cordeiro respondeu que tanto o cartão do jovem como do idoso são intenções da autarquia, mas que ainda não foi possível implementar.

Na ordem de trabalhos a autarquia aprovou, por unanimidade, a concessão de licença para conclusão de obras à Santa Casa de Santa Cruz da Graciosa, apoios à natalidade e oferta de uma refeição à romaria da Graciosa. Por unanimidade foi ainda aprovada a colocação de um sinal de estacionamento proibido no final da Rua 25 de Abril e início do Largo Conde de Simas. Sobre este assunto, o vereador António Reis alertou para necessidade de maior rigor na colocação de sinalização e que o mesmo não deveria ter sido colocado antes da respectiva aprovação, até porque na sua opinião o sinal deveria ter sido colocado uns metros mais atrás, para garantir maior segurança aos peões. Aprovada foi também a colocação de um espelho na estrada regional dos Fenais, cruzamento com o caminho velho dos Fenais.
O ponto da ordem de trabalhos que não gerou consenso foi a transferência de 25 mil euros para a Associação de promoção e Desenvolvimento da Ilha Branca. O montante destina-se a cobrir despesas com espectáculos musicais e taurinos das festas concelhias e posto á votação verificou-se um empate com dois votos a favor do PS e dois votos contra do PSD. Foi assim necessário usar o voto de qualidade, conseguindo assim aprovar a transferência.

No período de intervenção do público, George Ortins, autarca da Luz, quis saber os esforços que a Câmara tem feito para que se resolva rapidamente o problema das Termas do Carapacho, devido à sua importância para a ilha e para a sua freguesia em particular.
Conceição Cordeiro informou que a garantia que a autarquia possui é de se prevê abertura das termas para o mês de Junho.

O autarca da Luz pediu colaboração da autarquia para embelezamento dos muros em volta da freguesia, em particular a Rua 6 de Janeiro, Caminho de Cima até à Canada Longa, utilizando pedra de boa qualidade que está na posse do município e que resultou das obras na Filarmónica União Popular Luzense e assim ficava na freguesia. Da autarquia foi dada a garantia de continuar a colaboração com a junta.

Twitter Facebook Favorites More