Traduzir

Rádio Graciosa


23 janeiro 2015

Resumo Semanal de 19 a 23 de Janeiro de 2015


 
Apresentado Cartaz da Semana de Carnaval 2015


A Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa utilizou a rede social Facebook, para apresentar o Cartaz da Semana de Carnaval da Graciosa.
A semana de Carnaval de 2015 decorrerá de 11 a 17 de Fevereiro, em todos os salões da Graciosa.




Ricardo Ramalho é o novo presidente do Mocidade Praiense

As eleições tiveram lugar este domingo (18 de janeiro) numa Assembleia-Geral Ordinária, que elegeu como presidente Ricardo Ramalho, para o mandato de 2015 e aprovou também, por unanimidade, o relatório e contas relativo ao exercício do ano anterior.
Na Assembleia-Geral é presidente João Melo, seguido de Danny Ramalho e
Carlos Bettencourt.
Na Direção, Ricardo Ramalho tem consigo Fábio Cabrita, Dércio Bettencourt, Emanuel Silva, Marco Pais, Christofer Santos e Cláudio Linhares.
O Conselho Fiscal é composto por Francisco Costa, André Salgado e Tiago Linhares.
Recuperar a sede do clube e a atividade desportiva no futsal são os principais objetivos da nova direcção.




Conselho de ilha passará a ter representantes de pescadores e ambientalistas

Os conselhos de ilha dos Açores vão passar a integrar representantes dos pescadores, das associações ambientais e presidentes de juntas de freguesia, segundo um diploma aprovado, a semana passada.
Os conselhos passarão a ter também um representante do Governo Regional, mas sem direito a voto.
Quanto a novas regras de funcionamento, a mesa do conselho de ilha passará a funcionar como comissão permanente deste órgão.
O Governo Regional continuará a suportar os encargos com as senhas de presença dos membros dos conselhos de ilha num máximo de até seis reuniões anuais (três ordinárias e três extraordinárias).
Os conselhos de ilha são órgãos consultivos de cada uma das nove ilhas do arquipélago dos Açores e integram, atualmente, os presidentes de câmara e representantes de sindicatos e associações empresariais e agrícolas, entre outros.
Depois de publicado o diploma, os conselhos de ilha terão dois meses para se adaptar às novas regras.
O Conselho de Ilha Graciosa deverá reunir ainda este mês.




CDS-PP alerta para a redução de consultas de especialidade na Graciosa superior a 72%

Foi “brutal” o corte feito na deslocação de médicos especialistas às ilhas sem hospital, tendo-se cortado em dois anos mais de 80% destas deslocações, com particular incidência nas ilhas do Pico e das Flores. 
Segundo dados revelados pelo próprio Governo Regional, numa resposta a um requerimento do CDS-PP Açores, as ilhas do Pico e das Flores são as mais atingidas por estes cortes, que são também superiores a 72% nas ilhas Graciosa, São Jorge, e Santa Maria. 
Na Graciosa, “de 2012 para 2014, acabaram as deslocações de especialistas nas áreas de Otorrinolaringologia, Obstetrícia/Ginecologia, Cirurgia Vascular, Pneumologia, Endocrinologista, Fisiatria, Cirurgia, Cardiologia, Dermatologia, Reumatologia e Psiquiatria. O número de consultas de especialidade tem vindo a diminuir: em 2012, houve 2506 consultas; em 2013, reduziu-se a quase metade (1460 consultas); em 2014, baixou cerca de um quarto do ano anterior, ou seja, para 386 consultas.
No que se refere ao número de deslocações de médicos especialistas regista-se uma redução também drástica: em 2012, efetuaram-se 33 visitas; em 2013, 18 visitas; em 2014, apenas 6 visitas. Entre 2012 e 2014, a redução do número de consultas de especialidade na Graciosa foi de 84,6%”. 
Por fim, o Vice-presidente da bancada parlamentar democrata-cristã salienta que “o cenário é tão mais violento quando se verifica que nem os médicos especialistas se deslocaram às ilhas sem hospital, nem os doentes foram deslocados às ilhas com hospital para realização das consultas”.
O Deputado do CDS, apelou “ao responsável máximo pela Governação nos Açores para que ponha cobro imediato a este colossal ataque que está a ser desferido ao Serviço Regional de Saúde, com particular incidência nas ilhas sem hospital”, caso contrário continuaremos a assistir “a um autêntico retrocesso civilizacional nos Açores e um ataque ao sofrimento dos doentes”.




Dormidas subiram 6 % de Janeiro a Novembro de 2014, mas renderam menos

De Janeiro a Novembro de 2014, nos estabelecimentos hoteleiros da Região Autónoma dos
Açores (hotéis, hotéis-apartamentos, apartamentos turísticos, pousadas e pensões) registaram se 1029,5 mil dormidas, valor superior em 0,3% ao registado em igual período de 2013.
Em termos de variações homólogas acumuladas, de Janeiro a Novembro, as ilhas que
apresentaram variações homólogas positivas foram as de São Jorge, de Santa Maria, do
Corvo, da Graciosa, do Faial, das Flores e de São Miguel, respetivamente com, 12,1%,
9,9%, 7,5%, 6,0%, 2,1%, 1,0% e 0,2%. As ilhas que apresentaram variações homólogas
negativas foram as do Pico e da Terceira, respetivamente com, 7,7% e 1,0%.
Na Graciosa os proveitos até Novembro foram de 491 mil, 156 euros, com uma variação homóloga negativa de menos 2.8%.





Explosão de esquentador gerou susto numa moradia de Santa Cruz

Os Bombeiros Voluntários da Ilha Graciosa foram chamados na noite de Terça-feira, para uma ocorrência em Santa Cruz da Graciosa.
Carlos Melo, Comandante dos Bombeiros, confirmou-nos que tratou-se da explosão de um esquentador, numa residência no Largo Barão de Guadalupe. Não houve estragos, nem feridos a registar nesta ocorrência.




Pesca descarregada desceu 17,9% em 2014

Os dados, do Serviço regional de Estatística, revelam que no último mês do ano de 2014 houve um aumento de mais de 3 toneladas de peixe, em comparação com Dezembro de 2013, mas no total do ano há uma redução.
No ano de 2014 os pescadores graciosenses descarregaram em lota cerca de 144 toneladas de peixe, menos quase 26 toneladas do o que tinha sido descarregado em 2013.
Traduzindo, pode constatar-se uma redução de 17% nas capturas em 2014, tendo-se verificado que, apenas com exceção de Janeiro, Março e Dezembro, nos outros meses houve sempre redução do volume de pescado, em comparação com 2013.




Primeira fase do programa de turismo sénior registou aumento de procura

A segunda edição do programa de turismo sénior, Meus Açores, Meus Amores, já sofreu um aumento, face ao previsto para 2014, ainda antes do final do prazo previsto para a submissão de candidaturas, porque a procura já excedia a oferta em mais de 20%.
Este programa assume-se como uma forma de fomentar o turismo interno e com isso dar um contributo a todos os parceiros do setor, através da dinamização deste tipo de turismo.
O programa envolve cerca de 5.760 dormidas, contribuindo assim para dinamizar a economia regional nas épocas de baixa e média atividade turística, hoteleira e de restauração da Região.
A segunda edição do programa 'Meus Açores, Meus Amores' apresenta uma novidade face à edição anterior com a introdução de um Guia do Viajante que visa proporcionar a todos os participantes um conjunto de informações úteis sobre os procedimentos e programa da sua viagem, permitindo também que, em função do programa, os viajantes se preparem adiantadamente para as experiências que irão vivenciar.



Twitter Facebook Favorites More