Traduzir

Rádio Graciosa


24 janeiro 2015

Educação tem que ser uma prioridade de todos

Avelino Meneses, Secretário Regional da Educação e Cultura esteve na Graciosa, na tarde de Sexta-feira e Sábado, para visitar, pela primeira vez, os organismos dependentes da sua secretaria na ilha.



O seu primeiro e principal compromisso foi com a Escola Secundária de Santa Cruz da Graciosa, no âmbito da preparação de um plano integrado de combate ao insucesso escolar. É com esse objectivo que Avelino Meneses está a realizar um périplo por todas as unidades orgânicas do sistema regional de ensino.
O Secretário ficou a conhecer a escola e participou numa reunião com professores da escola, no sentido de recolher contributos, para os novos projectos a elaborar.
É sabido que o grande problema da nossa escola é o insucesso escolar, que tem levado a estar nos lugares do final da tabela dos rankings de escolas.
Avelino Meneses disse à Rádio Graciosa que no seu entender é importante que as escolas, no seu conjunto, não vivam no ciclo dos rankings, que escalonam as instituições e que às vezes “significam muito pouco”, devem sim ter a certeza que estão a dar o seu melhor no sentido de promover a aprendizagem dos estudantes.
É com esse objectivo que estão a ser analisados os programas que tem sido aplicados, com vista o reforçar daqueles que tem tido resultados mais positivos e de criar outros que possam ser aplicados na escolas da região, ou mesmo projectos piloto, que correspondam às necessidades especificas das escolas.
O secretário regional da educação diz que a luta contra o insucesso escolar é uma luta de todos os dias, que é das escolas, professores, mas também tem que ser uma luta da sociedade e das famílias.

Avelino Meneses é responsável pela pasta da educação e cultura há cerca de 6 meses e aproveitou esta passagem pela Graciosa para visitar o Serviço de Desporto da Graciosa, com o intuito de perceber como funciona.
Destaque para as duas vertentes desportivas, a federada e a não federada, sendo para Avelino Meneses a segunda tão ou mais importante, na medida de em que abrange um maior número de cidadãos.
 
A visita terminou com uma passagem pelo Museu da Graciosa, uma instituição que já era conhecida pelo secretário.
Na cultura, Avelino Meneses, defende que os acervos sejam disponibilizados à sociedade, mas que também os museus desenvolvam campanhas de sensibilização, junto das populações para atrai-las a estas instituições.


Twitter Facebook Favorites More