Traduzir

Rádio Graciosa


26 novembro 2014

Valdemiro Vasconcelos afirma que “a Graciosa é um exemplo de como se pode governar mal uma sociedade, apesar dos milhões prometidos…”


VerVideo1
VerVideo2
O deputado Valdemiro Vasconcelos subiu à Tribuna da Assembleia Legislativa Regional, para falar do Plano e orçamento do Governo Regional para 2015.

O deputado do PSD afirmou que “o investimento público regional previsto, nesta proposta de orçamento para 2015, e no que à Ilha Graciosa diz respeito, será da ordem dos 28 milhões de euros”, mas que tem “a certeza que uma parte significativa desta verba não será investida na ilha Graciosa. Ou por falta de verba, ou por falta de tempo, ou ainda, porque o dinheiro levará outro caminho, como é costume.”
O deputado graciosense frisou que “nos últimos 18 anos a Ilha Graciosa foi sempre contemplada com vastas somas de euros. Os Planos e Orçamentos públicos foram sempre os maiores de sempre em cada ano que passou. Estamos aqui e agora perante o 19º Plano de Investimentos maior de sempre, no dizer do marketing político do Partido Socialista.”
A “desgraça” disse o deputado do PSD “é evidente quando comparamos as verbas gastas e os resultados alcançados; quando os graciosenses se dão conta do que se fez e do que não se conseguiu, fazer em Autonomia, com um governo próprio, com as maiorias absolutas do Partido Socialista.
E olha-se para a sociedade graciosense, em Novembro de 2014, com pouca esperança. Porque a realidade é deveras difícil para os mais novos e mais velhos, para os que vivem do campo e para os que vivem do mar, para os que sofrem as agruras de um problema de saúde e não têm quem lhes socorra a tempo e a horas.”
“Apesar dos tantos milhões apregoados, o resultado é uma sociedade graciosense onde a pobreza abunda, e que só encontra comparação nos anos idos do antes de 25 de Abril. É ver a alta taxa de beneficiários do Rendimento Social de Inserção, e também a alta taxa de famílias com rendimentos mensais inferiores a 350€.
Apesar dos tantos milhões apregoados, o resultado é haver tantos graciosenses desempregados e tantos jovens sem perspetivas de futuro na sua ilha.
Apesar dos tantos milhões apregoados, os erros de governação persistem na área dos transportes quando colocam a Graciosa de fora do Plano Integrado de Transportes. Quando o transporte marítimo continua a servir muito mal a Graciosa e o transporte aéreo severamente limitado na disponibilidade de lugares e de carga, continuando a penalizar a economia da ilha.
Apesar dos tantos milhões apregoados e gastos, os erros de governação persistem numa área que já chegou a ser apontada como o futuro da Graciosa, o turismo. O episódio das Termas do Carapacho envergonha qualquer pessoa responsável. Gastou-se 4 milhões de euros e agora preparam-se para gastar outros tantos milhões para reparar os erros e as asneiras que se fizeram.”
Segundo Valdemiro Vasconcelos, "um dos maiores problemas deste governo socialista é mesmo o cansaço de quase 20 anos no poder. Se assim não fosse, como podem justificar, perante os graves problemas sociais por que passam tantos graciosenses, tantos açorianos, o gasto de quase 3 milhões de euros, com um capricho chamado Casa da Autonomia. São 10,4% do total do investimento público previsto para a Graciosa em 2015", frisou.
"E quem de bom senso poderia justificar um investimento na solidariedade social, numa ilha tão necessitada como a Graciosa, de somente 801 mil euros, em comparação com os 2 milhões e 910 mil euros do capricho denominado Casa da Autonomia", questionou o deputado.
A terminar, o deputado graciosense constatou que “a Graciosa é um exemplo de como se pode governar mal uma sociedade, apesar dos milhões prometidos…
Os graciosenses e os açorianos no seu todo merecem e precisam de alguém que os governe com um sentido humanista da política.
Os graciosenses ambicionam por dias melhores. A Graciosa quer compartilhar com as outras ilhas uns Açores dinâmicos, com futuro.”


Twitter Facebook Favorites More