Traduzir

Rádio Graciosa


31 outubro 2014

Resumo semanal de 27 a 31 de Outubro de 2014

Homem de 68 anos suicidou-se na madrugada de Segunda-feira

Um homem de 68 anos, residente na Freguesia de Guadalupe, foi encontrado morto na madrugada de Segunda-feira.
O indivíduo suicidou-se, uma atitude que deixa a mulher e os 3 filhos em choque.
Uma noticia que abala a comunidade Graciosense, que todos os anos se vê confrontada com casos de suicídio.





Valor da derrama vai manter-se

O presidente da Câmara Municipal apresentou uma proposta para que o valor da derrama se mantenha em 2015, com a sua isenção a todas as empresas do concelho. A proposta foi aprovada por unanimidade, com voto de congratulação do PSD, pelos benefícios que trará à economia graciosense.





Autarca da Luz solicita arranjos urgentes em canadas da freguesia

No período de intervenção do público, o autarca da Freguesia da Luz aproveitou para solicitar ao município alguns arranjos na sua freguesia.
George Ortins começou por agradecer o apoio camarário, na limpeza de uma grota na Luz e referiu acreditar que é nesta união de sinergias entre entidades, que se estabelece um trabalho profícuo em prol do bem comum.
O autarca da Luz indagou sobre o projecto de João Luis Oliveira e alertou que se trata de uma obra importante, devido à falta de trabalho na área da construção civil.
George Ortins pediu ainda a ajuda do município nas obras da Canada do Picanço e da Canada da Inês, que não queria que fosse esquecida, uma vez que as obras já foram iniciadas, mas pelas várias queixas dos moradores era bom que se concluíssem logo.





51 milhões de litros de combustível serão substituídos por energia limpa e barata, produzida por sol e vento

A estrada do Quitadouro recebeu ao início da tarde de Segunda-feira, o lançamento da primeira pedra da construção de um sistema altamente eficiente de energia limpa e que se prevê esteja operacional no final de 2015.
Younicos, Graciolica e EDA juntam-se neste projecto, para a criação de uma central de baterias automatizada e inteligente, com capacidade para 2.6 Megawatt. Será também construído na Serra Branca um novo Parque Eólico com Aerogeradores do mais moderno a nível mundial de 4.5 Megawatt e um parque foto voltaico de 1 Megawatt, com conversores inteligentes e fundamentalmente um sistema inteligente de gestão energética.

Manuel Avelar Santos, Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, congratulou-se por a Graciosa ter sido a ilha escolhida para este projeto, que traz à Graciosa um investimento importante.
O projecto Younicos trará à Graciosa uma revolução na área das energias renováveis, a servir de exemplo para o Mundo.
Ulrik Schoneberg, director executivo da Graciólica, disse que o projecto a implementar na Graciosa, em parceria com a EDA, utilizará o sol e o vento para produzir energia verde, numa ilha que atualmente vive a 100% do Diesel para a produção de energia.
Todo este processo e o novo tipo de energia não irão aumentar o seu custo aos graciosenses, pelo contrário irá baixá-los e estabilizá-los.
Philip Hiersemenzel, da empresa Younicos, disse à Rádio que o que torna este projecto único no Mundo, é o fato de se poder desligar o sistema diesel, enquanto no projecto Younicos, o combustível passará a ser usado apenas como alternativa.
A escolha da ilha Graciosa saiu de uma decisão conjunta entre Younicos e EDA, devido ao grande suporte da EDA e devido às características da ilha.
Avelar Santos, presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa diz que a ilha vai beneficiar muito desta nova geração de energia, porque se tornará ainda mais verde e isso a tornará ainda mais conhecida no Mundo.
Este investimento vai aumentar a quota anual de energia renovável produzida na ilha, passando de um limite de 15 por cento para 65 por cento, levando a que 51 milhões de litros de combustível serão substituídos por energia limpa e barata, produzida por sol e vento.






Ilha Graciosa vai ter uma oferta de 511 lugares por semana

Os Deputados José Ávila e Ricardo Ramalho reuniram com o Secretário Regional dos Transportes e Turismo, à margem das Jornadas Parlamentares que ocorreram em Ponta Delgada sobre o Plano e Orçamento, para tratar de diversos assuntos relativos a esta ilha.
Sobre os horários de inverno os Deputados insistiram na necessidade de garantir os dois voos à quarta-feira e mudar o equipamento do voo da quinta-feira do Dash 200 para o Dash 400.
O Governante informou, sobre esta matéria, que a SATA iria proceder de acordo com o proposto.
Assim a Graciosa vai ter uma oferta de 511 lugares por semana, ao contrário dos 431 previstos inicialmente, aumentando também a disponibilidade para carga.
O Membro do Governo esclareceu ainda que se houver um aumento da procura o horário poderá ser novamente revisto.






Maior problema é a falta de um corpo clínico estável

O caso de Maria da Guia, da freguesia de São Mateus, que segundo disse a família, foi por quatro vezes à Unidade de Saúde da Graciosa, e o seu estado foi sempre ignorado, tem gerado preocupação e controversa nos Graciosenses.
A última notícia veiculada na RTPA avança que o caso já foi comunicado à Ordem dos Médicos, enquanto o Governo Regional accionou a Inspeção Regional da Saúde. Uma coisa é certa, devem ser apuradas responsabilidades e punidos os prevaricadores.
Avelar Santos, Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa, afirmou à nossa redação que se trata de uma situação lamentável, pois está-se a lidar com seres humanos, por isso exige-se uma grande atenção.
Cuidado quando se trata da vida das pessoas, é o que segundo o autarca deve existir para com os utentes graciosenses.
Sobre o estado da saúde nesta ilha, o presidente do executivo santacruzense elege a falta de um quadro clínico estável como o grande problema. Só quando se voltar a estabilizar o quadro médico é que o serviço de saúde melhorará, sendo pena que dos jovens graciosenses que se licenciam em medicina, nenhum tenha escolhido a especialidade de medicina geral e familiar e regressasse à Graciosa para trabalhar.
José Ávila, deputado do PS, avisa que para além da versão da família, é preciso ouvir a parte médica, por isso não se pode fazer acusações.
O deputado socialista refere que não pode acontecer que se criem acusações, até porque trata-se de dados clínicos que são confidenciais. Resta aguardar “com calma”, a conclusão da Inspecção regional de Saúde, para saber se houve prática médica incorrecta.
José Ávila diz que é preciso garantir que situações como esta não voltem a acontecer e que a família e a doente estão “agora” a ser devidamente acompanhados, no Hospital de Ponta Delgada.
A instabilidade no corpo clínico é nesta altura a maior fragilidade da saúde na Graciosa, diz o deputado socialista, com os concursos para médicos a ficarem muitas vezes desertos.
João Costa, deputado do PSD, diz tratar-se de uma situação trágica e desumana, aquilo que foi relatado pela doente e a sua família.
O deputado social-democrata lamenta o estado a que a saúde chegou na Graciosa, mantendo-se o desnorte, para os quais, os deputados do PSD, tem vindo a alertar o Governo Regional.
João Costa refere que este caso veio por a nu, à custa da saúde de uma pessoa, aquilo que vinham a denunciar, com diversos casos mencionados, mas que foram sempre apelidados de falsos.




“Graciosenses perderam a confiança no Serviço Regional de Saúde"

O deputado do PSD João Bruto da Costa considerou que os graciosenses "perderam a confiança no Serviço Regional de Saúde", com a ilha a ser notícia, "pelos piores motivos, quando se fala do acesso e da prestação de cuidados de saúde. E não há pior indicador para um serviço público do que a falta de confiança, como a que se verifica atualmente na Graciosa".
"Na Graciosa são cada vez mais as queixas, e é cada vez maior o sofrimento das pessoas. Construiu-se um novo centro de saúde para responder aos problemas e os serviços estão piores", disse o social-democrata, durante a sessão plenária de quarta-feira.
O deputado apresentou uma série de "casos concretos e de queixas graves” e perguntou ao secretário regional, "se acha normal que tenham estado 150 graciosenses, ou seja 3,5% da população da ilha, a aguardar por uma colonoscopia. E que, numa semana, se tenha deslocado à Graciosa um especialista para fazer aquele exame das 8 da manhã às 2 da manhã do dia seguinte?".
Falou também "das deslocações de especialistas, atendendo a que não vai um psiquiatra à Graciosa desde Julho de 2013; não há pneumologia desde Novembro de 2013; nem há consultas de ginecologia desde Julho de 2013", apelando ao Secretário Regional da Saúde para que se "deixe de desculpas. Meta mãos à obra, assuma as consequências do estado a que isto chegou, faça os inquéritos que tiver de fazer. Mas trate de resolver de uma vez por todas os graves problemas que se verificam no centro de saúde da Graciosa".





“Reconhecemos que os profissionais de saúde lutam todos os dias para servir bem os Graciosenses”

“A unidade de saúde da Graciosa está dotada de bons profissionais que lutam todos os dias para servir bem os Graciosenses. Os profissionais de saúde - os médicos, os enfermeiros, os técnicos, auxiliares - são o mais importante ativo do Sistema Regional de Saúde”, defendeu José Ávila.
O deputado socialista falava no Parlamento Regional, num intenso debate parlamentar, em que preferiu contrapor as críticas da oposição ao Centro de Saúde da Graciosa com números concretos, considerando que “não se pode fazer uma avaliação cega e muito menos com motivações políticas”.
Conforme revelou o deputado socialista, “em 2013, a Unidade de Saúde da Graciosa fez no Serviço de Atendimento Permanente, 8.114 consultas, 7.971 de medicina geral e familiar (221 de saúde materna, 1041 de saúde infantil, 6639 de saúde para adultos e 70 de planeamento familiar), tendo ainda sido realizadas 1.462 consultas, em 15 especialidades”.
José Ávila lembrou que a deslocação de especialistas às ilhas é “um património do PS, que muito nos honra”, revelando que em 2013, foram “deslocados 1.762 doentes para os hospitais, acompanhados de 1.191 familiares e 14 técnicos”.
Segundo explicou o socialista, no ano passado, foram realizadas na Graciosa 78.361 análises, 5.791 Raio-X, 855 ECG e 19.767 tratamentos de fisioterapia.
José Ávila destacou ainda que a unidade de saúde da Graciosa promove ainda tratamentos de “enfermagem ao domicílio de segunda a sábado e presta apoio às populações em 3 postos de enfermagem (Luz, Praia e Guadalupe)”, tendo levado a cabo “mais 810 outros exames de diagnóstico, 1579 consultas de medicina dentária, 557 consultas de nutrição e 295 de psicologia”.
O deputado socialista frisou a importância das “equipas multidisciplinares que se deslocam a casa das famílias referenciadas” e que em colaboração com outras entidades, “resolvem ou ajudam a resolver problemas de saúde e até mesmo de habitação”. “Há uma outra equipa multidisciplinar que visita as empresas para rastreios à diabetes e à hipertensão. Colaboram no rastreio ao cancro da mama, do útero, oral e do cólon”, salientou.
A terminar o deputado disse que “sabemos que não está tudo bem e que é preciso fazer mais. No entanto recuso-me a colaborar para a falta de confiança que se está a querer instalar na Unidade de Saúde da Graciosa. Não há nada pior para um político do que contribuir para que isso aconteça. O mais fácil é cair na tentação de falar mal; o mais difícil é arranjar soluções”, concluiu José Ávila.




Concelho na fase final do concurso a "município do ano 2014"

O concurso é promovido pela Universidade do Minho, que passou a candidatura do município santacruzense à fase final do concurso, com o Projecto da Beira-Mar da Lagoa.
O prémio de "Município do Ano 2014" visa reconhecer e premiar as boas práticas, em projetos implementados pelos municípios, com impactos assinaláveis no território, na economia e na sociedade e que promovam o crescimento, a inclusão e a sustentabilidade.
Ficamos a aguardar este resultado bem como o impacto que esta candidatura oferece ao nosso concelho.





Orçamento camarário para 2015 é de 5 milhões e 444 mil euros

O executivo camarário reuniu Quarta-feira, de forma extraordinária, nos Paços do Concelho, com 3 pontos 

Twitter Facebook Favorites More