Traduzir

Rádio Graciosa


31 outubro 2014

Protesto realizado Quinta-feira, foi um “grito de alerta” para o que se está a passar na pesca na Graciosa

Um grupo grande de pescadores da ilha Graciosa manifestou-se no final desta semana, pedindo a fiscalização para a pesca ilegal de palangre.
Quando as queixas dos pescadores, em anos anteriores, eram sobre embarcações de outras ilhas, agora, são assumidamente embarcações da ilha Graciosa, que alegadamente, estão a pescar de forma ilegal.
Algumas zonas de pesca, dentro das 6 milhas, usadas pelas embarcações mais pequenas que pescam “ à linha de mão” e que são mais abrigadas durante o Inverno, tem sido delapidadas por este tipo de pesca. Esta situação tem levado ao descontentamento destes pequenos armadores nos últimos meses e foi essa pressão, que terá levado ao pedido de demissão, em Setembro, do presidente da Associação de Pescadores, Lázaro Silva.
Pediram mais fiscalização, pois com apenas um Policia Marítima ao serviço desde Setembro, é claro que não é feita a fiscalização devida.
As caixas azuis também são uma preocupação, pois o método não se tem mostrado eficaz.
A Rádio Graciosa sabe que o protesto realizado Quinta-feira, foi um “grito de alerta” para o que se está a passar na pesca na ilha Graciosa e no seu mar, com a delapidação de recursos.
Com uma linha de costa pequena, com grande número de embarcações e algumas delas a pescar ilegalmente, o futuro preocupa muito os pescadores graciosenses.
Este mês de Outubro houve pescadores que nem conseguiram ganhar 300 euros, muitas embarcações chegam a terra sem peixe que dê, nem para alimentar a família.
Os pescadores que se tem mostrado contra a forma como outras embarcações estão a pescar, são ameaçados, e vêem o seu peixe ser comprado na lota, muitas vezes, por um preço inferior 3 ou 4 euros por Kg, ao seu real valor.
Há ameaças, de que se continuarem com as queixas, nenhum peixe das suas embarcações será comprado.
Uma situação preocupante e que tem levado famílias de alguns pescadores, a passarem por dificuldades económicas.

Espera-se a reacção da Associação de Pescadores Graciosenses, que irá reunir em Assembleia-geral este Domingo, e que o Governo Regional dê atenção a este problema e interfira com vista a sua resolução.

Twitter Facebook Favorites More