Traduzir

Rádio Graciosa


24 outubro 2014

Resumo Semanal de 20 a 24 de Outubro de 2014

Todas as ilhas vão ter Pólos Locais de Desenvolvimento


A Secretária Regional da Solidariedade Social anunciou, a criação de uma Rede Regional de Polos Locais de Desenvolvimento e Coesão Social como forma de valorizar a territorialidade do sistema de ação social na conceção de planeamento estratégico e prospetivo.
Andreia Cardoso, salientou que estes polos “serão espaços de excelência para a mobilização das comunidades na identificação das problemáticas de cada território, para a corresponsabilização na criação de novas respostas”.
Os Polos local de Desenvolvimento e Coesão Social são constituídos por unidades territoriais circunscritas à freguesia ou agregação de freguesias ao nível de cada concelho ou de ilha.




Freguesias pedem adaptação à região da lei das autarquias locais

A delegação dos Açores da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) defendeu
que o parlamento regional deve legislar no sentido de adaptar à região a Lei das Autarquias Locais, que promove a descentralização administrativa.
Para a delegação açoriana da ANAFRE, "o atual modelo de organização territorial das freguesias dos Açores é, neste momento, o mais adequado à realização do interesse público, à satisfação dos interesses das populações, e o que melhor assegura a coesão territorial, a coesão social, permitindo combater os fenómenos associados à desertificação".
A delegação nas ilhas da ANAFRE divulgou através de um comunicado, as conclusões do II Encontro Regional de Freguesias dos Açores, que decorreu na cidade da Horta na sexta-feira e no sábado.
No documento, as juntas açorianas dizem, por outro lado, que o reforço das competências das freguesias deve ser “acompanhado do adequado reforço dos meios humanos e financeiros, de acordo com os princípios da equidade e da suficiência”.
Os autarcas frisam a necessidade de serem adotadas medidas legislativas para que as juntas de freguesia tenham acesso direto a “todos programas de apoio ao emprego, empregabilidade e de estágios profissionais, promovendo a valorização pessoal e os recursos humanos”.
Já no Plano e Orçamento regionais para 2015, pretendem que o Governo Regional “reforce os meios financeiros para a cooperação técnica” com as Juntas de Freguesia.
As freguesias açorianas concluíram ainda pela necessidade de passarem a aceder diretamente aos programas comunitários, defendendo que assim se poderá promover uma “mais eficaz” utilização das verbas da União Europeia disponibilizadas ao arquipélago, visando um “novo patamar” de desenvolvimento regional.




Posto de Farmácia da Graciosa abrirá em Novembro

Bento Barcelos, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo, disse em declarações à Rádio Graciosa que as obras estão no seu terminus, pois esta semana está a ser feita a instalação de equipamentos, por uma empresa da especialidade.
O equipamento informático chegará em breve e o posto será integrado na rede das Farmácias Portuguesas, seguindo-se a vistoria técnica e emissão do alvará, o que só acontecerá no inicio do próximo mês de Novembro.
Bento Barcelos diz que o posto abrirá quando estiver tudo apto, nomeadamente com stock de medicamentos e pessoal técnico, cuja selecção e estágio já decorre na farmácia que possuem em Angra do Heroísmo.
O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo diz que a abertura do posto na Graciosa trata-se de serviço público, que vão prestar aos graciosenses com garantia de qualidade.
Nessa atitude de serviço público, Bento Barcelos afirma que a parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz da Graciosa e apoio da Santa da Misericórdia da Praia, tem sido fundamental neste processo.





Saúde na ilha Graciosa está doente

De acordo com notícia divulgada pela RTP Açores, Maria da Guia, da freguesia de São Mateus, foi por quatro vezes à Unidade de Saúde da Graciosa, e o seu estado foi sempre ignorado, diz a família.
Esta situação verifica-se desde Junho.
Em desespero de causa, a família da mulher de 41 anos pagou à sua custa uma deslocação a Ponta Delgada para consultar um especialista, verificando-se que a doença era grave.
Questionado pela RTP/Açores, o Secretário Regional da Saúde diz que o caso está a ser analisado pelos serviços.
Ficamos a aguardar o resultado desta lamentável situação.






Redução semanal de 129 lugares e de carga aérea

Os deputados do PSD/Açores eleitos pela Graciosa criticaram a redução semanal de 129 lugares e de carga aérea, que a SATA irá implementar no próximo inverno IATA, “uma alteração feita à chegada e à saída da ilha, e que vem comprovar o que o PSD têm denunciado nos últimos anos, que é um serviço de transportes cada vez com menos oferta e cada vez com horários mais desadequados”, disse João Bruto da Costa.
Segundo o social-democrata, “e para além da redução de oferta de lugares como resultado da mudança de aeronaves, é preocupante a grande redução de capacidade de carga, que já se antevê poder causar sérios problemas ao escoamento de cargas, e desde logo de peixe”, adianta.
“Esta troca de equipamentos em nada melhora os horários, e nem tão pouco aumenta a frequência de voos para a ilha. Isso tem sido denunciado pelos deputados do PSD e é reivindicado pelos graciosenses”, lembra o parlamentar.
Os deputados do PSD eleitos pela ilha Graciosa “lamentam” esta “má opção” do governo socialista, “com o conivente silêncio da câmara socialista de Santa Cruz da Graciosa e dos deputados locais do PS. Trata-se apenas de mais uma contrariedade, no longo rol que vem prejudicando as oportunidades de desenvolvimento e de coesão da Graciosa”, conclui João Bruto da Costa.





Vereadores do PSD lamentam “falta de cuidado e incompetência” da Câmara

Os vereadores do PSD na Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa lamentaram “novos acontecimentos que revelam enorme falta de cuidado e incompetência do executivo socialista na preparação das reuniões camarárias. Uma vez mais foi recorrente a falta de atenção e cuidado para os problemas da ilha, demonstradas pelo chumbo das propostas do PSD”, dizem em comunicado.
“Em primeiro lugar, lamenta-se que não tenha sido aprovadas as propostas do PSD para encerrar o posto de combustível no centro de Santa Cruz e que, segundo o próprio presidente da Câmara está obsoleto é um perigo para os utentes e património envolvente", adiantam.
“Lamentamos, igualmente, que o PS tenha chumbado a nossa proposta para a devolução da participação variável de IRS, o que vem aumentar a carga fiscal na ilha. Esse facto é tão mais grave quando a autarquia prevê um aumento de 300 mil euros de receitas, relativamente a 2013”, explicam.
 “Fica demonstrado que o PS na Graciosa apenas se preocupa em aumentar as despesas do gabinete do presidente da câmara - que mais do que duplicaram nos últimos anos -, não tendo qualquer preocupação com a elevada carga fiscal dos graciosenses”, lê-se no comunicado.
“Mais grave é que não tenha sido possível analisar as propostas relativas às Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2015, dado que os documentos entregues ao PSD e aos vereadores não continham todas as folhas e quadros, impedindo a sua correta análise”, concluem os vereadores social-democratas.




Twitter Facebook Favorites More