Traduzir

Rádio Graciosa


05 julho 2014

Sofia Ribeiro apela ao aproveitamento de todas as oportunidades europeias

A Eurodeputada do PSD/A Sofia Ribeiro lamentou "a falta de aproveitamento de algumas oportunidades de apoio europeu para os mais variados sectores, nomeadamente para os produtos agrícolas, como é o caso das acções de informação e promoção de produtos agrícolas no mercado interno e em países terceiros, que conta com um orçamento anual de cerca de 46 milhões de euros", em reunião com o Presidente da Federação Agrícola dos Açores Jorge Rita.

De facto, no âmbito das medidas de informação e promoção dos produtos agrícolas, está previsto um financiamento até 2016 de mais de 45 milhões de euros e o próximo regulamento, que se inicia em 2016, conta com um financiamento gradual anual que passa dos 60 milhões de euros no ano inicial até 200 milhões de euros em 2020. Para a Eurodeputada Sofia Ribeiro "estas são oportunidades que não podemos perder, pois apesar de haver necessidade de um co-financiamento quer do Estado-Membro até 30%, quer das entidades proponentes em não mais que 20%, estas são óptimas oportunidades para promovermos os nossos produtos em diversos mercados europeus e mundiais, com óbvio interesse nos mercados emergentes. Por exemplo, tenho a informação de que os Açores, pelo menos desde 2008 que não aproveitam esta oportunidade, ao contrário, por exemplo da Madeira".

A finalizar, a Eurodeputada referiu ainda que "gostaria de dar o exemplo de uma região bem próxima de nós: a Madeira. No âmbito deste programa, fui convidada a participar numa das suas iniciativas em Estrasburgo, intitulada "Banana Bus", de promoção da banana de três regiões europeias, nomeadamente da Madeira, das Canárias e da Martinica. Este evento contou com diversos deputados do Parlamento Europeu e da Comissão de Agricultura, como foi o caso do Deputado Dantin, Vice-coordenador do PPE nesta Comissão. Portanto este evento teve, além da promoção do produto, a promoção do destino e a realização de lóbi destas regiões, ficando mais uma vez os Açores de fora de todas estas etapas".


Twitter Facebook Favorites More