Traduzir

Rádio Graciosa


09 julho 2014

Faleceu Francisco Barcelos

Faleceu ontem no Hospital da Ilha Terceira, vitima de doença prolongada, Francisco Barcelos.
O funeral realiza-se hoje às 17 horas, partindo da igreja de Santa Cristo.
A Rádio Graciosa apresenta à sua família as condolências.

Francisco de Assis Barcelos nasceu na Graciosa a 26 de Outubro de 1930.

Filho da terra e de famílias sempre ligadas à política, Francisco Barcelos faz a instrução primária na Graciosa e cedo saiu da nossa ilha, aos 12 anos de idade foi estudar para Santo Tirso.

Santo Tirso foi a terra que o acolheu durante 3 anos altura em que a sua tutora o obrigara a assinar uns papéis, papéis esses que por aconselhamento de um professor, não assinou. Com isso e por ordem da sua tutora Francisco Barcelos teve que voltar à Graciosa, com 15 anos de idade para depois rumar a Coimbra para acabar os estudos, coisa que não o fez porque o dever militar o chamou.



“Os Barcelos vêm passando pela Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa há mais de meio século, - com alguns intervalos – e não consta que qualquer deles, na sua administração, sempre prudente e sensata, tivesse ocasionado, alguma vez, desagrado ou prejuízo às populações. A tradição vem-se mantendo.”



Vasconcelos, Manuel de Sousa, 31 de Março de 1996



Barcelos veio assim para a Graciosa depois de cumprir o seu dever militar para se dedicar, seguindo as tradições da família, à política.

Homem independente revelou sempre ser um indivíduo de enorme sentido cívico e de humildade, pondo sempre a população e a Graciosa, em especial, em primeiro lugar.

Francisco, em 1963 foi indigitado para a Comissão Admnistrativa para gerir os Paços do Concelho, cargo que ocupou na posição de vogal, devido ao acto eleitoral de 2 de Novembro de 1963 ter sido anulado.

Mesmo durante estes tempos controversos, Francisco Barcelos foi designado para substituir o Presidente da Comissão Administrativa, durante a sua ausência.

Finalmente, com a saída da Câmara Municipal do Dr. Vinício de Albuquerque, em 12 de Março de 1965, para ir fixar residência em Lisboa, é nomeado Francisco Barcelos, Presidente da Comissão Administrativa por Portaria de 25 do mesmo mês, cargo que tomou posse no dia 12 de Setembro de 1965 com a presença do Governador do Distrito, Dr. Teotónio Machado Pires.

Francisco Barcelos exerceu o cargo sempre com proximidade de todos para bem do Concelho, e as suas primeiras obras são os arruamentos da Vila, limpeza dos pauis, Caminho Municipal da Pesqueira e o abastecimento de água ao Concelho.

Twitter Facebook Favorites More