Traduzir

Rádio Graciosa


20 junho 2014

Resumo Semanal de 16 a 20 de Junho de 2014

 
Estrada dos Fenais finalmente vai ser arranjada

Segundo informação da Delegação da Ilha Graciosa, da Secretaria Regional do Turismo e Transportes, a estrada regional 1-2ª, no lugar dos Fenais, vai se encontrar encerrada até dia 1 de Julho, por motivo da empreitada de construção de um muro de contenção.
Devido a estes trabalhos a estrada ficará intransitável durante as 24 horas diárias e por isso a delegação da Ilha Graciosa, da Secretaria Regional dos Turismo e Transportes solicita a compreensão de todos os transeuntes, uma vez que as obras serão efectuadas com o fim de garantir segurança a todos os que utilizam aquela estrada.




Câmara Municipal dá a conhecer regras da Piscina Municipal

A Piscina Municipal da Graciosa é uma das zonas balneares mais frequentadas pelos graciosenses e pelos turistas e abriu Sábado passado.
O valor do bilhete de entrada é de 0,50€ e o valor do aluguer de uma espreguiçadeira é igualmente de 0,50€.
Todas as crianças até aos 10 anos, inclusive, têm acesso gratuito e terão que ser, obrigatoriamente, acompanhados por adultos.
A Piscina Municipal estará aberta ao público de terça-feira a domingo das 13:30 às 19:30.




Câmara de Comercio descontente com nova greve na Sata

A Câmara do Comércio das ilhas Terceira, Graciosa e São Jorge está muito preocupada pelo forte impacto negativo que o anúncio de greve do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil na SATA Air Açores está a causar na economia açoriana.
Segundo comunicado enviado à nossa redacção, “numa altura em que os empresários têm feito um enorme esforço para conseguirem subsistir e continuar a fomentar o emprego na Região, a anunciada greve vai provocar constrangimentos de ordem muito variada, acarretando um forte impacto negativo na economia regional e prejudicando diretamente muitas famílias açorianas.”
A Camara de Comercio considera que esta situação é inaceitável no período que corre e espera que as partes cheguem a um entendimento com maior brevidade possível, de forma a minimizar os impactos negativos do anúncio, para empresas e particulares.




Ilhéu da Praia recebeu 60 visitantes no âmbito da iniciativa Entre Mares

No âmbito da campanha “Açores Entre Mares”, o Parque Natural da Graciosa, em colaboração com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Ilha Graciosa promoveu no passado sábado mais uma, muito procurada, “Visita ao Ilhéu da Praia”, aberta a toda a população.
Os cerca de 60 participantes iniciaram a visita à Reserva Natural do Ilhéu da Praia ajudando a reduzir a “Pegada Ecológica”, através da limpeza de todos os detritos antrópicos acumulados na orla costeira do referido ilhéu.
O Parque Natural da Graciosa relembrou da importância de se proteger a intitulada “Terra dos Painhos-de-Monteiro”, face aos excecionais valores ambientais presentes, tendo proporcionado aos visitantes a possibilidade de observar duas das mais emblemáticas espécies açorianas presentes no ilhéu da Praia, designadamente a Vidália (Azorina vidalii) e o Painho-de-Monteiro (Oceanodroma monteiroi).





Eco-ponto de Guadalupe será mudado de lugar

O executivo de Santa Cruz da Graciosa reuniu Quinta-feira, na Junta de Freguesia da Luz.
No períodos antes da ordem do dia, o vereador do PSD, João Cunha, pediu explicações sobre os pontos de recolha de resíduos, com o do Guadalupe em particular a dar muito mau aspeto, num altura em que começam a chegar visitantes à ilha. Avelar Santos disse que é uma situação difícil de controlar, pois depende de cada cidadão ser consciente e colocar o lixo dentro dos contentores em vez de espalhado pelo chão, com tem vindo a acontecer, mas garantiu o empenho da autarquia em minorar o problema.
A encerrar este assunto a vice-presidente da autarquia informou que o eco-ponto de Guadalupe será transferido para um terreno propriedade da Casa do Povo, perto do Campo de Futebol.




Camara Municipal apoia VI rali Ilha Graciosa com 3.500 euros

Na ordem de trabalhos o executivo camarário aprovou por unanimidade a animação de Verão, na Praça Fontes Pereira de Melo.
O vereador João Cunha perguntou sobre a colaboração do Museu, ao que o presidente da autarquia disse que devido a constrangimentos financeiros, aquela entidade não se mostrou disponível, sendo as actuações semanais variáveis entre os 150 e os 300 euros.
A Câmara Municipal aprovou ainda por unanimidade apoio de 3.500 euros à Agraprome, para a realização do VI rali Ilha Graciosa. O vereador António Reis do PSD lamentou que o apoio não fosse superior, mas Avelar Santos disse que é o apoio possível pela autarquia, que colabora com o evento através de apoios logístico, com materiais de trabalhadores da autarquia.
Foi ainda ratificado por unanimidade o apoio em uma passagem Graciosa/Ponta Delgada, para um caçador que representou a Graciosa nas Provas de Caça de São João em Vila Franca do Campo.




Aprovados apoios às festas de Verão

O executivo camarário reunido na Freguesia da Luz aprovou ainda mais algumas candidaturas de apoios à natalidade, bem como os apoios a dar às festas de Verão da Graciosa. Para sede de freguesia 1.875, curatos 1.125 e lugares 490 euros.
Os vereadores do PSD propuseram valores de 2.000, 1.200 e 530 respectivamente, o que não é possível este ano, mas ficou a garantia de Avelar Santos de proceder a esse aumento em 2015, caso seja financeiramente possível.
A proposta do PSD foi reprovada e aprovada a do presidente da autarquia.




Realização de autópsias demora mais do que 8 dias

Na expectativa que futuras situações não voltem a acontecer, relacionadas com demoras para se fazer uma autópsia, o que infelizmente vem acontecendo nesta ilha, os irmãos da falecida Isabel Coelho, apresentaram no Instituto de Medicina Legal e Departamentos do Governo Regional, um requerimento solicitando explicações para o que está a acontecer, que para além de ser muito penoso para as famílias, é uma situação desumana e inqualificável.
Não é aceitável que um corpo tenha que esperar uma semana e mais, para ser autopsiado. Com os meios que temos hoje, esta situação tem que ser resolvida com a devida celeridade e respeito que a situação exige. Não pode nem deve cingir-se a números. Com vários médicos que existem na região, a exercer estas funções, e os meios de transporte ao seu dispor, incluindo os militares, é inadmissível que demore mais do que um dia, ou dois, para ser feita uma autópsia.
Fica aqui o alerta para que os responsáveis corrijam tais situações.




Twitter Facebook Favorites More