Traduzir

Rádio Graciosa


14 abril 2014

Projecto da Adega custará 1 milhão e 140 mil euros e será executado pela Vila Jardim no prazo de 1 ano


Vasco Cordeiro, Presidente do Governo Regional dos Açores, presidiu na tarde de Segunda-feira ao lançamento da primeira pedra, da obra de remodelação e ampliação da Adega e Cooperativa da Ilha Graciosa.



O projecto tornará a Adega numa Unidade Agro-Alimentar, que se divide em quatro zonas distintas, nomeadamente a Unidade de processamento de alhos, com capacidade de produção para novos produtos, nomeadamente massa de alho e alho em pó.

 
 

Unidade de Mel e compotas, que se assemelha a uma cozinha industrial, com zonas desde a confecção, ao engarrafamento e rotulagem.

 

Com este projecto a Adega ficará dotada de uma unidade de processamento hortofrutícola, também com zonas distintas para preparação dos produtos, pesagem, embalamento, etc.

 

A quarta área é a unidade de vinificação, moderna e com todas as condições para a produção de vinho.


O projecto apresentado esta Terça-feira dotará o edifício da Adega de uma área de 1.529 metros quadrados.
O projecto, cuja empreitada foi concessionada à Empresa Vila Jardim, custará cerca de 1 milhão e 140 mil euros com apoio do ProRural e demorará 1 ano a ser executado.

Após a assinatura da acta do evento, João Picanço, Presidente da Adega e Cooperativa Agrícola da Graciosa, disse que após 52 de existência, o lançamento da obra é um momento muito importante na história da instituição.

A adega passará a ter ao dispor dos seus associados, as condições necessárias para evoluir na sua actividade e tornar-se um verdadeiro pólo de desenvolvimento agrícola da ilha Graciosa.

Vasco Cordeiro, Presidente do Governo Regional dos Açores, disse ser um gosto presidir à cerimónia de lançamento de um projecto que vai apoiar a Adega na comercialização de produtos.

Uma obra a pensar no futuro, que não é um ponto de chegada, é sim um ponto de partida para que haja um reforço das condições de competitividade e criação de emprego na Graciosa.

O governo dá as condições, mas cabe agora aos associados da Adega, cumprir com o seu papel, havendo na administração da Adega a responsabilidade de garantir que são cumpridos os objectivos deste processo.

Vasco Cordeiro frisou ainda que espera que a economia da ilha se fortaleça com este investimento.

 

Twitter Facebook Favorites More