Traduzir

Rádio Graciosa


14 abril 2014

Maioria de obras esperadas pela Graciosa só em 2015


O Governo regional dos Açores reuniu com o Conselho de Ilha Graciosa no final do primeiro dia de visita à Graciosa.

Do memorando de preocupações do Conselho de Ilha, o Governo deu a conhecer o que está a ser feito, o que virá a ser feito e aquilo que de momento não é possível fazer.

Na área da saúde, os conselheiros ouviram do secretário Luis Cabral que está a decorrer um período de adaptação das análises point-of-care, por forma a detectar problemas, para que sejam ultrapassados. Sobre as consultas de especialidade, a sua falta resultou de um novo sistema mais justo, que impede a sobreposição de vencimentos dos médicos, o que gerou contestação dos sindicatos, mas a partir de 21 de Abril retomam estas consultas na Graciosa em algumas especialidades, com médicos do Hospital da Horta, que se prontificaram a vir à Graciosa.

Ainda na saúde será aberto concurso para colocação de 2 enfermeiros, bem como 1 técnico cardiopneumologia e futuramente 1 terapeuta da fala. Está em fase de avaliação a contratação de uma médica do continente, especialista em medicina geral e familiar, vai ser aberto lugar no quadro para um fisioterapeuta e autorizados contratos com técnicos de farmácia, nutrição e serviço social.

No Turismo e Transportes, Vítor Fraga confirmou que o governo recebeu a semana passada o aval da Autoridade Marítima Nacional ao Projecto da Marina da Barra.
A nova localização do Parque de Exportação de Gado será estuda em conjunto com a Portos Dos Açores, até ao final do Verão está terminado concurso para o Piloto de Barra e a terminar está o processo de nomeação do responsável, para os serviços de ilha daquela secretaria.

Sobre as obras em estradas, Porto Afonso-Limeira será executada no 1º semestre de 2015, Santa Cruz-São Mateus no 2º semestre de 2015 e Fenais-Carapacho e Santa Cruz-Guadalupe serão alvo de pequenas intervenções.

Sobre os horários dos transportes, Vítor Fraga disse que voos da SATA estão ajustados às necessidades, mas na Atlanticoline há constrangimentos para as alterações sugeridas para as festas de Verão, no entanto o presidente da Atlanticoline virá à Graciosa tratar do assunto.

Na Secretaria Regional da Solidariedade Social, Piedade Lalanda disse que falta a última tranche no valor de 150 mil euros, do protocolo com a autarquia, para arranjo de 30 habitações e que vai ser celebrado com a Junta de Santa Cruz um protocolo, para reabilitação de 3 habitações.

Luis Neto Viveiros, dos Recursos Naturais, informou os conselheiros de que haverá pequenas obras de reabilitação na protecção costeira dos Fenais, mas no Degredo e Calheta não é possível para já, no entanto os bens das pessoas serão sempre acautelados. O plano de pormenor do Parque Industrial necessita ainda de retificações, mas será aprovado em breve e a obra do Matadouro terá concurso lançado no inicio de 2015.

No Afonso do Porto está a ser feito um projecto para melhorias nos acessos e o reabastecimento do areal da praia vai ser feito por uma empresa da Graciosa, com areia de cá, o que sai mais barato.

Na educação e cultura, Luis Fagundes Duarte anunciou que foi feito um acordo com a Academia, para que apresente 1 curso e professores habilitados, que dê diplomas aos alunos, para se conseguir o paralelismo pedagógico. A oferta pública do ensino artístico será articulada com a do privado.

 



Twitter Facebook Favorites More