Traduzir

Rádio Graciosa


24 abril 2014

Museu emite esclarecimento sobre notícia da Rádio Graciosa




A Rádio Graciosa noticiou que " Turistas que estiveram Domingo na Graciosa não visitaram o Museu", acrescentando que "um navio cruzeiro com cerca de 100 turístas a bordo, que visitaram a Graciosa durante o dia,....Quando vieram a Santa Cruz o Museu estava fechado".

O Director do Museu da Graciosa, Jorge Cunha referiu num esclarecimento à nossa redacção que, “em relação a estas afirmações da Rádio Graciosa, que proferidas desta forma podem induzir os ouvintes em erro, levam-nos a esclarecer o seguinte:

 "   Quem organizou a excursão de Domingo?

 A viagem foi organizada por uma Agência de Viagens de Ponta Delgada, ilha de S. Miguel.

   Porque razão os turistas não visitaram o Museu?

Foi uma opção da Agência de Viagens à qual o Museu é alheio. Os turistas cumpriram um programa da responsabilidade da Agência de Viagens. Querer envolver o nome do Museu nestas opções é um acto de má-fé que merece o nosso repúdio. Se o Museu tivesse sido contactado, tínhamos aberto as portas, tal como já fizemos em tantas outras situações, nomeadamente no Congresso dos Dentistas, nas Bienais de Mergulho, visitas de grupos corais, de teatro, grupos do INATEL, etc, etc. Já abrimos na Terça- Feira de Carnaval, e até à noite.

É verdade que o Museu estava fechado, mas não abriu porque não foi contactado para o efeito e porque o programa da Agência de Viagens não incluía esta visita.

O Museu da Graciosa sempre esteve e continua a estar disponível para receber grupos de visitantes, que dependendo da dimensão dos mesmos exige a presença de dois a três funcionários, no sentido de garantir  a segurança e a qualidade do acolhimento. Uma vez que esta insituição prima pela excelência no serviço prestado, é no mínimo desejável uma marcação prévia, mesmo que efectuada em horários especiais.

  Quantas horas os turistas estiveram na ilha Graciosa?

A excursão esteve nesta ilha Graciosa  apenas quatro horas e não "durante o dia" como referiu a Rádio Graciosa, dando a ideia que a excursão esteve o dia inteiro.

Finalmente, aquele diretor reprova esta forma de dar notícias e de tratar os assuntos."

A Direção da Rádio Graciosa, continua a lamentar que venham grupos de turistas a esta ilha, e que o nosso museu não esteja "sempre" disponível, para ser visitado.
Esta é uma situação que deve ser resolvida, entre o museu e as agencias de viagens, para a nossa ilha não continuar a ser prejudicada e cumprir com o que adiantou o Director Regional da Cultura, Nuno Lopes, que disse que os museus tem que ir ao encontro das populações.

Twitter Facebook Favorites More